IPVA Acre 2021 – Valor das alíquotas, 2ª via e Como pagar

Logo após comprar um novo veículo, um imposto deve fazer parte da lista de gastos dos proprietários: o IPVA, ou como diz a tradução de sua sigla o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O valor calculado para o pagamento desse tributo anual é baseado no estado em que o automóvel circula e outros fatores, como o valor de venda atual. Portanto, se você reside no estado do Acre e precisa saber mais informações sobre esse imposto obrigatório no estado e no país, continue a leitura e descubra agora:

IPVA AC

Valor e alíquotas do IPVA 2021 no Acre

Esse imposto, que começou a ser cobrado ainda no ano de 1985, apresenta seus valores e alíquotas diferenciados para cada estado e veículos. No próximo ano, os motoristas que circulam pelo estado do Acre serão obrigados a desembolsar valores calculados com base nos seguintes percentuais de alíquotas:

  • 1% para ônibus, caminhões e veículos que apresentam o chamado cavalo mecânico;
  • 1,5% para aeronaves;
  • 2% para motocicletas, triciclos, quadriciclos e outros modelos semelhantes;
  • 2,5% para automóveis de passeio, micro-ônibus, veículos utilizados para recreações e/ou esportes, embarcações e outros que se enquadrem nesse time;
  • 1% para veículos que são separados para locação.

Tem descontos?

E caso você faça parte do time de brasileiros que sempre busca o pagamento de suas contas com descontos, ou seja, o pagamento de valores inferiores aos totais apresentados, a boa notícia é que ao quitar o seu IPVA seguindo as datas exibidas no calendário oficial do estado do Acre existe a chance de economizar.

Como emitir 2 via do boleto do IPVA

Não é raro encontrar pessoas desesperadas na fila de bancos e agencias lotéricas em busca do boleto que deveria ser pago, mas foi perdido. Você já protagonizou ou viu alguém vivenciar uma situação assim?

Pois saiba que, por algum motivo, você perder ou não encontrar a sua guia para pagamento do IPVA, não é preciso entrar em pânico, pois uma nova emissão pode ser feita com apenas alguns toques e cliques no site oficial do Detran do seu estado.

Ao acessar a página inicial do Departamento, em poucos instante você encontrará a opção de emitir segunda via e então, tudo o que precisará fazer será seguir as indicações até encontrar o boleto com o novo valor informado no campo indicado.

Calendário de pagamento

Se você já pagou esse tributo em outros anos, sabe que a data estipulada para o pagamento é sempre baseada no último número que aparece na placa do seu veículo, mas se esse é o seu primeiro veículo ou pretende comprar um até o próximo ano, é preciso se atentar a esse conjunto numérico e conferir o calendário abaixo:

  • Veículos com placas que apresentam o final 1 ou 2: pagamento entre os meses de janeiro, fevereiro e março;
  • Veículos com placas que apresentam o final 3 ou 4: pagamento entre os meses de fevereiro, março e abril;
  • Veículos com placas que apresentam o final 5: pagamento entre os meses de março, abril e maio;
  • Veículos com placas que apresentam o final 6: pagamento entre os meses de abril, maio e junho;
  • Veículos com placas que apresentam o final 7: pagamento entre os meses de maio, junho e julho;
  • Veículos com placas que apresentam o final 8: pagamento entre os meses de junho, julho e agosto;
  • Veículos com placas que apresentam o final 9: pagamento entre os meses de julho, agosto e setembro;
  • Veículos com placas que apresentam o final 0: pagamento entre os meses de agosto, setembro e outubro.

Onde e como pagar

Por fim, a última informação que você precisa para estar sempre com o débito do seu IPVA em dia é onde e como pagar esse imposto no estado do Acre, então, anote ai: o pagamento desse tributo é aceito tanto em agências lotéricas autorizadas quanto nas principais agências bancárias do país, como o Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú.

Vale a pena consultar o local mais próximo de você para realizar esse pagamento de forma rápida, fácil e simples, concorda? Afinal, ao efetuar esse pagamento e ter o comprovante em suas mãos, os seus passeios e locomoções no interior do veículo serão muito mais tranquilos, calmos e seguros, considerando que terá cumprido o seu dever como contribuinte.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply