IPVA 2021 Alagoas – Valor das alíquotas, 2ª via e Como pagar

O início de ano vem sempre acompanhado de muitos boletos não é mesmo? Para os moradores de Alagoas, um deles é o do IPVA AL 2021, imposto sobre propriedade de veículos automotores, que deve ser pago por todos os proprietários de veículos. Esse pagamento pode variar de estado para estado, até mesmo chegando a isenção de valores de alguns veículos. No estado de Alagoas, veículos com 20 ou mais anos desde a sua produção fica isenta de impostos. Essa regra também vale para os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Mas agora, talvez você esteja se perguntando, que tipo de veículo é taxado por esse imposto. Basicamente todo veículo que opera com motor, mas eis a lista para deixar tudo mais claro:

  • Carros e utilitários;
  • Motocicletas e similares;
  • Caminhões; 
  • Ônibus e micro-ônibus;
  • Embarcações;
  • Aeronaves.

O não pagamento deste imposto pode gerar multa e até mesmo apreensão do veículo caso pego em uma Blitz. Além disso, sua quitação é importante porque a renda arrecadada com o pagamento do IPVA é responsável por custear parte dos serviços públicos dos estados, e nas cidades em que são pagos, é responsável pelas melhorias no trânsito. Nem sempre esses serviços são visíveis, é verdade, mas na teoria, é para isso que ele serve.

A seguir acompanhe tudo que é preciso saber sobre o IPVA AL 2021:

IPVA AL

Valores e Alíquotas

O valor do IPVA é calculado multiplicando o valor venal do veículo pela alíquota correspondente. A cada ano esse valor muda por conta dos reajustes aplicados a tabela FIPEe as tabelas de alíquotas do DETRAN.

Mas o que é valor venal? O valor venal corresponde ao valor de venda o qual o veículo é avaliado. Ele varia conforme a marca, modelo e ano de fabricação do automotor. Essas informações podem ser acessadas através do site fipe.org . Nele, o proprietário seleciona os dados correspondentes ao seu veículo e tem acesso ao valor venal do mesmo.

Os números correspondentes às alíquotas em Alagoas tem algumas especificações em relação a tamanho ou potência dos veículos. 

As alíquotas correspondentes ao IPVA AL 2021 ainda não estão disponíveis, porém é possível ter uma boa noção analisando as porcentagens de 2020.

Automóveis e utilitários

  • 2,75% veículos com potência até 80 HP;
  • 3% veículos com potência até 160 HP;
  • 3,25% veículos com potência acima de 160 HP.

Motocicletas, ciclomotores e similares

  • 2% veículos até 150 cilindradas;
  • 2,75% veículos até 400 cilindradas;
  • 3,25% veículos acima de 400 cilindradas.

Demais automóveis

  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalo mecânico, aeronaves e embarcações;
  • 1,5% para veículo a base de gás natural, híbrido ou elétrico.

Tem descontos?

Em Alagoas, assim como na maioria dos estados, é possível conseguir desconto no pagamento do IPVA. Em 2020 o desconto era de 10% para quem pagava o documento até uma data “x” estipulada pela Sefaz. Após esse período, o documento não contava mais com o abate de 10%, mas ainda podia ser parcelado em até seis vezes.

É possível que essas mesmas regras se mantenham para 2021.

Calendário de pagamento 2021

O calendário de pagamento do IPVA costuma ser dividido pelo número final das placas de veículo. Isto é, placas com final 1, tem a data de vencimento do documento antes das placas com final 5.

A tabela com as datas de pagamento de 2021 ainda não foi divulgada, mas é possível ter uma noção dos prazos através do calendário de 2020.

Calendário IPVA AL 2021

É possível parcelar o IPVA 2020 em até seis vezes, facilitando muito a vida de quem não tem condições de quitar o imposto em uma única parcela. Espera-se que essa seja uma vantagem que continue em 2021. Para isso, fique atento aos prazos.

Onde e como pagar o IPVA AL 2021

O IPVA pode ser pago em qualquer rede bancária autorizada entre elas:

  • Caixa econômica Federal; 
  • Banco Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Entre outras.

Também é possível efetuar o pagamento nas casas lotéricas.

Para efetuar a quitação, basta comparecer a qualquer um dos estabelecimentos com a guia de pagamento em mãos. Nos caixas eletrônicos também é possível pagar digitando o número do renavam e placa do veículo.

Como emitir 2ª via do IPVA

Para fazer a emissão da 2ª via do IPVA é muito simples, basta acessar o site do Detran AL  e ir até o menu “Serviços”.

Ao acessar o menu é só clicar no link “IPVA Online”. Vai abrir uma nova guia onde basta digitar o número do renavam e placa do veículo. Pronto, agora é só emitir uma nova via do documento.

Esses foram os esclarecimentos sobre o IPVA AL 2021. Apesar de a maioria das informações ainda não estar disponíveis nos órgãos oficiais, é possível ter uma boa noção sobre os prazos e alíquotas para o próximo ano. Caso tenha ficado dúvidas, basta acessar o site do Detran AL ou entrar em contato pelo telefone: 0800 082 0154. Se preferir também pode tirar dúvidas pessoalmente. O endereço é Av. Menino Marcelo, 99 – Cidade Universitária, 57073-470 Maceió – Alagoas. 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply