IPVA 2021 no Amazonas – Valor das alíquotas, 2ª via e Como pagar

Faz parte do sonho de quase todo adolescente ter um veículo próprio, não é mesmo? No entanto, ao contrário do que acontece no mundo de faz de contas, é preciso seguir algumas obrigações para usufruir do carro e/ou moto com tranquilidade e sem complicações, como o pagamento do chamado IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Embora muitos brasileiros julguem errado a cobrança desse tributo, o pagamento anual dos valores tabelados é obrigatório para todo mundo que possui um veículo terrestre, ou seja, carro, caminhão, moto, ônibus, máquina para serviços agrícolas, micro-ônibus e muitos outros.

Por isso, se você mora no estado do Amazonas, pare tudo o que estiver fazendo agora e leia com muita atenção o texto abaixo, afinal, se programar para quitar o IPVA imposto pelo Detran AM 2021 é a única alternativa para transitar sem precisar se preocupar com multas:

DetranAM

Valores e alíquotas do IPVA 2021 no Amazonas

Como muitos já sabem, o valor calculado para o ano vigente sempre é baseado no valor total venal do veículo, o que significa que esse comportamento numérico segue a conhecida como tabela FIPE, sigla que traduz Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, responsável por estipular esses números seguindo as características de cada modelo de carro e disponibiliza para consulta e comparações.

Portanto, quanto cada proprietário pagará no próximo ano depende exclusivamente de qual o veículo que está estacionado em sua garagem.

Já quando o assunto é o valor das chamadas alíquotas, que são os valores calculados com base em percentuais, vale lembrar que no estado do Amazonas elas são separadas somente por duas opções e, ambas, são multiplicadas pelo valor atual de venda do veículo.

Em 2021, os percentuais já divulgados pelo Detran AM são de:

  • 2% para veículos de até mil cilindradas, como motos, ônibus e tricíclicos e
  • 3% para os veículos que apresentam mais de mil cilindradas, como os destinados a passeios, comerciais, utilizados para esporte e/ou corrida.

Tem desconto?

Como o valor de IPVA Pago costuma ser significativo para o orçamento de muitas famílias brasileiras, existem descontos que foram criados na tentativa de minimizar os efeitos desse tributo.

Nesse caso, quem deseja aproveitar a oportunidade e pagar menos deve seguir o calendário com as datas de pagamento divulgadas, pois, como nos últimos anos, sempre oferecem um dia limite para receber cerca de 10% de desconto.

Como emitir a 2ª via do IPVA

Diante de agendas tão corridas e compromissos marcados um atrás do outro, não é raro que um papel se perca pelo caminho, não é mesmo?

Entretanto, quando se trata de um boleto tão importante quanto o emitido para o pagamento do IPVA, perder e não encontrar pode significar uma dor de cabeça e tanto. Por isso, para evitar esse imprevisto e suas consequências, já anote aí que, caso precise de uma nova via, tudo o que você precisará fazer é acessar o site oficial do Detran ou da Secretária da Fazenda do seu estado e seguir as recomendações exibidas na telinha.

Vale ressaltar que se o boleto estiver com a data do pagamento vencida, o valor encontrado na emissão da nova guia será diferente do primeiro, que foi escrito sem a cobrança de juros e multas por atraso.

Calendário de pagamento

Assim como nos demais estados brasileiros, os proprietários de veículos devem seguir o calendário divulgado para quitar esse tributo com base no número que aparece no final do conjunto numérico da placa do seu veículo. Acompanhe as datas para o estado de AM agora:

  • Veículos que apresentam a placa com final 1: pagamento entre os meses de janeiro, fevereiro e março;
  • Veículos que apresentam a placa com final 2: pagamento entre os meses de fevereiro, março e abril;
  • Veículos que apresentam a placa com final 3: pagamento entre os meses de março, abril e maio;
  • Veículos que apresentam a placa com final 4: pagamento entre os meses de abril, maio e junho;
  • Veículos que apresentam a placa com final 5: pagamento entre os meses de maio, junho e julho;
  • Veículos que apresentam a placa com final 6: pagamento entre os meses de junho, julho e agosto;
  • Veículos que apresentam a placa com final 7: pagamento entre os meses de julho, agosto e setembro;
  • Veículos que apresentam a placa com final 8: pagamento entre os meses de agosto, setembro e outubro;
  • Veículos que apresentam a placa com final 9: pagamento entre os meses de setembro, outubro e novembro;
  • Veículos que apresentam a placa com final 0: pagamento entre os meses de outubro, novembro e dezembro.

Onde e como pagar

E quando chegar a data do pagamento relativo ao seu veículo, basta ir até uma agência bancária autorizada para receber o valor, como o Banco Bradesco, Unibanco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú ou agência lotérica.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply