CNH SC 2019 – Como Tirar 1ª Habilitação, Consulta de Pontos e mais.

A Carteira Nacional de Habilitação, ou também popularmente chamada de CNH, é o documento que atesta que um motorista está apto a dirigir. Ela é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir. É preciso estar com o documento sempre em dia, para assim não sofrer punições.

A Carteira Nacional de Habilitação, ou CNH, exige que o condutor passe por um procedimento que é o mesmo em todo o estados. É um documento válido em todo o território nacional e que só poderá ser adquirido após os 18 anos de idade.

Dirigir sem a certeira de motorista é uma infração gravíssima. Caso o motorista possua o documento mas não esteja portando-o, poderá ter o veículo apreendido. Se ele não possuir o documento, poderá até mesmo ser preso entre 6 meses a 1 ano. Isso porque ele está assumindo o risco de dirigir sem conhecer as devidas leis, colocando sua vida em risco e de outros pedestres, motoristas e passageiros.

Ao longo do texto você poderá aprender como funciona o procedimento para a retirada da CNH em Santa Catarina. O documento também é válido como uma identificação em todo o território nacional. Saiba mais sobre:

Como Funciona o Processo para Tirar a CNH em SC?

Primeiramente é preciso ter 18 anos ou mais. Antes disso ninguém está apto a dirigir. Após essa idade outros pré-requisitos são necessários. São eles:

  • Ser alfabetizado;
  • Possuir documento de RG e CPF.

Para iniciar o processo o motorista poderá procurar diretamente o Detran ou um Centro de Formação de Condutores (CFC), os centros são chamados também de auto-escola. Iniciar o procedimento geralmente já está incluso nos valores cobrados no procedimento cobrado. Além do mais, é muito mais prático deixar essa atividade para a Auto Escola que já será responsável por todo o resto do processo.

Primeiramente será preciso levar até a auto-escola de sua preferência os seguintes documentos:

  • CPF original e cópia;
  • RG original e cópia;
  • Comprovante de residência em seu nome.

Todos os Passos Necessários

Será feito o seu cadastro e também a emissão de uma guia para o pagamento com os valores dos exames clínicos e taxas para o procedimento.

Você terá que se dirigir até o Detran para a coleta da digital e tirar fotos e então passar pelos exames que atestam que você é apto fisicamente e psicologicamente para dirigir. Após a aprovação no teste médico e psicológico você poderá dar inicio as aulas teóricas.

Serão ministradas na auto-escola aulas onde o futuro condutor aprenderá sobre as leis de trânsito e o que fazer nas condições adversas. Ele aprenderá sobre mecânica e até mesmo primeiros socorros. Caso não seja possível assistir à alguma aula, ele terá que repor todas aquelas em que não pode estar presente em alguma outra turma. Após concluída todas as aulas obrigatórias, ele poderá realizar o exame teórico.

Após ser aprovado no exame teórico, o condutor terá que fazer pelo menos 20 horas/aulas práticas e 2 delas devem acontecer obrigatoriamente durante a noite. Quando concluir essas horas, ele poderá realizar o exame prático.

Se passar, o condutor receberá um documento provisório com a validade de 12 meses. Nesse período ele poderá cometer até duas multas leves ou uma moderada. Após um ano, se tudo ocorrer bem, ele finalmente receberá sua CNH definitiva.

Quanto Custa para Tirar a CNH?

O procedimento varia de acordo com cada Centro de Formação, cidade e auto-escola. Vale a pena fazer uma consulta de preço para aproveitar os melhores valores, que podem varia muito de um lugar para o outro. Faça alguns orçamentos e escolha o que melhor cabe em seu bolso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply