Consulta IPVA: Onde ver débitos, Informações sobre valores e Datas de pagamento
Com a chegada do novo ano, muitas pessoas já sabem que é preciso se preparar para começar a pagar uma grande infinidade de impostos, sendo que um dos mais caros e também mais esperados, é sem dúvidas o IPVA.
Conhecido como o Imposto Predial de Veículos Automotores, ele é cobrado em relação ao valor venal do veículo em questão, sendo assim, seu valor é variável de acordo com qual o tipo de automóvel que o indivíduo possui.
Veja aqui como você pode verificar os débitos do seu IPVA, quais são as formas de pagamento, como é feito o cálculo de pagamento do mesmo e tudo que precisa saber.
Débitos IPVA: Como consultar?
Uma das dúvidas mais comuns por parte dos proprietários de carros e derivados é como conseguir realizar a consulta referente ao IPVA.
Primeiramente, é interessante saber que a consulta deve ser feita diretamente no portal do Detran em que o automóvel está cadastrado. Veja abaixo o exemplo dentro do estado do Paraná:
- Acesse o site oficial do Detran PR, que é: https://www.detran.pr.gov.br/;
- Ao abrir o portal, você deve rolar um pouco a página até encontrar a opção “Extrato de débitos”, clique nela;
- Na próxima página, é preciso preencher a lacuna em branco com o Renavam do automóvel que se deseja consultar, além da imagem de controle, clicando por fim na opção “Consultar”.
Pronto! Agora você terá acesso a não somente as pendências ou parcelas em aberto do IPVA, mas também pode verificar demais valores que não foram pagos, regulamentando a situação com o Detran local.
É importante que quando for fazer a consulta dentro do Detran do seu estado, você procure pelas opções de “Consultas de débitos” ou aquelas que sejam referentes diretamente ao IPVA.
O processo geralmente é bem simples e precisa que sejam inseridos os dados referentes ao carro que se quer consultar, além de que algumas ferramentas de segurança devem ser preenchidas corretamente.
IPVA Valores: quanto é cobrado?
Outra questão que gera muitas dúvidas é sobre como o valor de cobrança desse imposto é feita. Primeiramente, é preciso entender como é feita a estipulação do preço.
O valor base usado é o preço venal, aquele que está na tabela FIPE referente ao modelo do carro/veículo, depois disso, é preciso encontrar dentro da tabela do seu estado qual é a categoria do item, verificando assim a quantia da alíquota que é cobrada.
Por exemplo, no estado de São Paulo, a alíquota para um veículo comum é de 4%. Dessa forma, se ele vale R$20 mil, o valor do IPVA fica no valor de R$800.
Dessa maneira, quanto mais caro for o modelo, mais caro será cobrado o IPVA, sem falar que essa porcentagem inserida também muda de acordo com qual é a categoria adequada ao mesmo.
Por fim, para saber quanto é o preço que irá chegar no seu documento, você deve verificar diretamente no Detran do seu estado, além de saber quanto seu carro ou veículo em questão está valendo de acordo com a tabela FIPE.
Quais são as datas de pagamento?

Por fim, é bem recorrente que as pessoas fiquem de olho em quais são as datas de cobrança do IPVA, visto que além de todas as questões acima, é preciso estar de acordo com os dias de vencimento, do contrário, serão adicionadas demais taxas e juros, sem falar nos pontos que podem ser aplicados em sua CNH.
Geralmente o documento tem sua cobrança logo no mês de janeiro, indo posteriormente para fevereiro e então março, porém, essa quantia de meses pode ser maior, visto que alguns estados tem mais prazo do que os demais.
O valor costuma ser dividido em até três meses para pagamento, mas, também há possibilidade de quitá-lo em apenas uma vez, chamado de cota única, da qual é inserido uma quantia de desconto. Esse valor pode ser de 5 até 15%, o que também muda de acordo com o município em que se está registrado.
Por isso, quando chegar o começo do ano, é sempre uma boa ideia que uma pesquisa seja realizada, de maneira a conseguir se programar para o pagamento desse imposto tão importante, principalmente porque o seu valor não costuma ser um dos mais baixos existentes.
Continue acompanhando nosso site para receber essa e demais notícias sobre impostos de veículos e não perca nenhuma atualização.
Comente