Detran DF – IPVA, Renavam, DPVAT – detran.df.gov.br

O Detran DF (Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal) é o órgão da capital brasileira que disponibiliza inúmeros serviços relacionados ao trânsito, sendo que boa parte deles está presente em seu site oficial.

Através da internet, há possibilidade de realizar agendamentos de vistoria veicular, consulta de veículo, emitir 2ª via de multas, checar se há débitos no seu veículo e muitos outros serviços. Veja mais alguns:

  • Acompanhar processo de habilitação;
  • Consultar ao Sistema Nacional de Gravames (SNG);
  • Consultar pontuação da CNH;
  • Emitir Nada Consta CNH;
  • Mudança de endereço de veículo;
  • Solicitar 2ª via de CNH.

Confira como acessar o site oficial do Detran DF, além de entender mais sobre os pagamentos sobre os principais impostos associados ao veículo e outras informações importantes.

Site Oficial do Detran DF

Para ter acesso aos serviços que estão disponibilizados pelo Detran DF, o cidadão deve seguir o seguinte endereço: http://www.detran.df.gov.br/. Na página inicial, você já pode observar quais são os serviços mais acessados pelos motoristas do Distrito Federal.

Caso o serviço que você deseja não apareça neste quadro, deslize a página que aparecerá mais algumas opções.

Detran DF - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.df.gov.br

Entretanto, você ainda pode ir diretamente ao menu principal em “Serviços”, localizado no menu principal e acessar as categorias pertinentes, entre os quais destacam-se: “Habilitação”, “Veículos”, “Multas e penalidades” e “Requerimentos”.

Aplicativo do Detran DF

O Detran DF possui uma ferramenta que facilita ainda mais o dia a dia dos motoristas que trafegam no Distrito Federal. Chamado de Detran Móvel, o aplicativo foi desenvolvido pelas demandas da população, utilizando as vantagens da tecnologia.

Detran DF - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.df.gov.br

A proposta deste aplicativo é que o acesso aos serviços oferecimentos pelo Detran DF seja ampliado. Por isso, por meio do dispositivo móvel – com sistemas operacionais Android e iOS – o cidadão pode:

  • Acompanhar os resultados de bancas examinadoras;
  • Conferir o endereço das clínicas credenciadas ao Detran DF
  • Conferir o endereço de postos de atendimento do Detran DF;
  • Consultar a situação do veículo;
  • Consultar os pontos da CNH.

E outras opções. O aplicativo costuma ser aperfeiçoado com frequência, então é possível agendar a retirada do CRLV e também marcar a vistoria veicular por meio dele.

IPVA

Embora seja uma tarefa do Detran DF, o pagamento do IPVA é dividido entre essa autarquia e a Secretaria da Fazenda deste estado, ou seja, metade do valor permanece no município onde o veículo foi emplacado e a outra metade vai para a Secretaria da Fazenda.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pode servir como recurso não somente para o trânsito, mas também para outras áreas essenciais ao povo, como educação, saúde e mobilidade.

Você pode fazer a consulta do IPVA no site oficial do Detran DF – lembre-se que você tem a opção de pagar em cota única (em uma única parcela o valor integral com desconto de 5%) ou dividir o valor em três parcelas.

O calendário de pagamento varia conforme a forma escolhida de pagamento, além do último número da placa.

Imprima a guia de pagamento através do site da Secretaria de Estado da Fazenda, preenchendo os campos: http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=40.

Licenciamento

Detran DF - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.df.gov.br

A taxa de licenciamento está presente em todos os estados brasileiros e Distrito Federal e precisa ser pago todos os anos, assim como o IPVA.

O licenciamento sinaliza que o seu veículo está apto para circular no país. Obrigatório, o pagamento do mesmo é fundamental para que você não tenha seu carro apreendido, além de multas e pontos na CNH.

Pelo site do Detran DF, você pode consultar a situação do seu veículo e ter acesso ao valor do licenciamento e forma de pagamento. Muitas pessoas optam pelo pagamento em conjunto com o IPVA para não haver esquecimentos, mas se você possui boa memória, basta seguir o calendário de pagamento que é disponibilizado todos os anos na página oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal.

Renavam

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é uma informação fundamental para todos os motoristas que intencionam fazer consultas e solicitações através dos meios disponíveis do Detran DF (site e aplicativo).

O Renavam é único para cada veículo, garantindo assim que não haja duplicidade na emissão de taxas ou na quitação de débitos.

Dessa maneira, você sabe que documentos deve manter em mãos no momento de iniciar algum processo no Detran DF.

Dpvat

O seguro obrigatório (Seguro contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é outro imposto – que pelo menos não custa tanto para o bolso do brasileiro.

Para que o documento do veículo (CRLV) seja liberado, o pagamento do DPVAT é obrigatório. Para ter todas as informações possíveis sobre ele, basta acessar a administradora Seguradora Líder, pois ela é quem gerencia a apólice deste seguro.

Acesse: https://www.seguradoralider.com.br/ e siga as orientações a partir do cabeçalho “Seguro DPVAT”.

CNH

Detran DF - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.df.gov.br

Quem não tem a CNH pode tirar dúvidas acerca do processo da primeira habilitação através do site do Detran DF, no menu “Serviços”, “Habilitação” e “Orientações para realizar serviços presenciais”, onde você encontra por último a opção “Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH”.

Renovar a CNH também é um serviço que necessita de orientações e que estão disponíveis no site do Detran DF.

Serviços online referentes a CNH são a consulta de pontos, consulta de habilitação, a emissão de nada consta, solicitação de 2ª via da CNH ou da CNH definitiva, além de outras opções que você pode visualizar na página.

Simulado do Detran DF

Embora seja uma das maiores referências como departamentos estaduais de trânsito, o Detran DF não possui um simulado próprio em seu site.

Consulta de Taxas

Muitos serviços prestados pelo Detran DF – especialmente aqueles que devem ser feitos ou finalizados via presencial – não são gratuitos, ou seja, há cobrança de taxas diferenciadas para cada tipo de serviço.

Você pode (e deve) fazer uma conferência de quais são esses valores sempre que possível.

Para isso, acesse: http://www.detran.df.gov.br/tabela-de-precos/. Na página, você clicará em “Download de arquivo” para visualizar o PDF com todos os valores – sua última atualização ocorreu em agosto de 2018.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply