Detran GO 2020: IPVA, Licenciamento, Renavam. detran.go.gov.br

O Detran GO (Departamento Estadual de Trânsito de Goiás) é a instituição responsável pela fiscalização, cobrança e formação dos condutores assim como a monitoração das vias que pertencem ao estado. Qualquer problema ou serviço que precise consultar referente a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou seu veículo será necessário recorrer a este órgão.

Tradicionalmente ir até as unidade era o mais comum, no entanto, com a acessibilidade à internet quase todos os serviços foram transportados para o site oficial da instituição de maneira automatizada. Assim, o cidadão poderá consultar, agendar e conferir informações sem precisar esperar em filas ou ter de se deslocar até as agências físicas do Detran GO.

Veja aqui mais sobre a consulta de tabela do IPVA, como funciona o site Detran GO, como é possível que você faça a consulta de multas da CNH, como é distribuído o calendário de pagamento em Goiânia e muito mais sobre o licenciamento Detran pelo Detran site oficial.

Confira os serviços que você poderá realizar no site oficial:

  • Emitir 2 via do IPVA;
  • Emitir 2 via do licenciamento anual;
  • Conferir informações do veículo ou débitos pela consulta do Renavam;
  • Acesso a informações do Detran GO;
  • Agendamento de vistorias;
  • Inicio do processo de transferência de propriedade;
  • Consulta da pontuação da CNH;
  • Consulta do andamento do processo de habilitação;
  • Resultados de exames e provas;
  • Participação de leilões;
  • Acesso a simulados para a prova teórica do Detran GO;
  • Solicitar o cartão do idoso.

Site oficial do Detran GO (wwww.detran.go.gov.br)

Para encontrar as informações que você precisa no site oficial basta acessar www.detran.go.gov.br e utilizar o menu superior para acessar as categorias que deseja. Como quase todos os processos são automatizados não será preciso gastar um centavo e as vezes em menos de 5 minutos já terá resolvido a sua situação.

site oficial detran Goiás

Lá você poderá fazer a consulta do IPVA 2020 Goiás direto na internet, você pode verificar a sua situação da CNH, verificar novamente a tabela de pagamento referente ao seu veículo, consultar multas, tudo isso com simples documentos em mãos.

Como usar o aplicativo do Detran GO ON

Para quem quer ainda mais facilidade nas operações o aplicativo do Detran GO foi lançado na Apple Store e Google Play para dar mais agilidade as tarefas. Ele permitirá as mesmas consultas e realizações de serviços que o site oficial, com exceção da retirada de 2 via do boleto do IPVA que ainda deve ser feita por meio do site oficial da Secretaria da Fazenda de Goiás.

Faça o download do app nas lojas oficiais nos botões, abaixo:

Baixar na Play Store

Baixar na Apple Store

aplicativo Detran GO

O Detran GO é um dos primeiros departamentos estaduais a garantir descontos de 40% nas multas de trânsito para os motoristas goianos que baixarem o aplicativo de celular idealizado pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) (mesmo nome do aplicativo). A ideia da aplicação é unificar o sistema de notificação das infrações e garantir que o cidadão recebeu o comunicado, evitando assim de enviar e reenviar cartas pelo Correio.

Tenha em mente que são dois app diferentes: o oficial do Detran GO é mais útil para quem quer facilidade nos serviços e principalmente quem tem frotas de veículos para monitorar as informações. Já a do SNE é aquele que te dá direito ao desconto nas multas.

Se você é um motorista ou simplesmente tem ou está tirando sua carteira de habilitação significa que anualmente tem uma série de compromissos com o Detran GO, muitos dos quais são obrigatórios e não podem ser deixados de lado, já que tem punições em multas e até apreensão da propriedade.

Por lá você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o IPVA, basta ter o número do final da placa, além de realizar a consulta da pontuação de CNH, super importante. Na hora do pagamento, caso existam pendências, estarão em conjunto multas e IPVA. Por isso fique atento(a) na hora de realizar o pagamento do IPVA, assim você pode ter mais controle sob suas finanças.

IPVA 2020

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores  (IPVA) é uma taxa obrigatória cobrada anualmente para todos os proprietários de veículos goianos. A taxa corresponde a percentagens do valor do carro calculados pela Tabela Fipe. A segunda via do boleto precisa ser retirada pelo site da Secretaria da Fazenda ou pela consulta de Renavam (quando ainda dentro do prazo de validade).

Em Goiás, assim como nos demais estados brasileiros, varia conforme cada veículo. As porcentagens são calculadas com base na Tabela FIPE o índice oficial de avaliação de preços de propriedades automotivas. Veja qual o valor das alíquotas para cada tipo de veículo:

  • 1,5% do valor para ônibus, micro-ônibus e caminhões;
  • 2,5% para automóveis de até 100 cilindradas e motocicletas;
  • 3,45% para caminhonetes e utilitários comuns;
  • 3,75% do valor para automóveis acima de 1.000 cilindradas.

O Detran é quem faz a cobrança da arrecadação, mas o gerenciamento do dinheiro para investimento público fica sob responsabilidade daSefaz de Goiás. O dinheiro, ao contrário do que muitos pensam não é destinado somente a manutenção das vias públicas, bem como incluso na saúde, educação e demais setores necessitados.

O pagamento do valor é feito em três taxas parceladas no início de cada ano. Ele pode ser parcelado em 3 vezes máximas ou, para quem pagar a vista, com desconto de 10% caso não haja multas ou 15% para quem estiver em dia com as obrigações no Detran GO.

Qual a melhor forma de pagar o IPVA? À vista ou parcelado?

Conforme especialistas, a melhor forma de pagar o IPVA vai depender da situa situação financeira. Obter um desconto de 5% no pagamento à vista pode ser interessante, desde que não gaste todo o dinheiro de emergência ou, por conta disso, se veja obrigado a deixar de pagar outras contas.

O estado ainda prevê descontos de 5% para quem é inscrito no programaNota Fiscal Goiana e de 50% para os donos de carros populares 1.0 ou motos de até 125 cilindradas que não tenham cometido nenhuma infração no último ano.

Calendário de pagamento IPVA 2020

inal da Placa Parcelamento do IPVA Parcelamento do IPVA 3ª parcela do IPVA + Licenciamento Anual ou IPVA à vista + Licenciamento Anual
1ª Parcela 2ª Parcela Data Limite para pagamento
1 30/01/2019 25/02/2019 27/03/2019
2 05/02/2019 07/03/2019 05/04/2019
3 07/03/2019 05/04/2019 06/05/2019
4 05/04/2019 06/05/2019 05/06/2019
5 06/05/2019 05/06/2019 05/07/2019
6 05/06/2019 05/07/2019 05/08/2019
7 05/07/2019 05/08/2019 05/09/2019
8 05/08/2019 05/09/2019 07/10/2019
9 05/09/2019 07/10/2019 05/11/2019
0 30/09/2019 30/10/2019 29/11/2019

O que acontece se não pagar o IPVA?

Não pagar o IPVA dentro do prazo limite faz com que o proprietário arque com uma multa que pode chegar a 20% do imposto devido. Além disso, se não pagar até a data de cobrança do licenciamento, ficará com a emissão da segunda via do CRLV bloqueada, o que por sua vez, torna o carro ilegal e impedido de transitar.

Caso pego numa blitz com a documentação vencida o resultado será a apreensão do automóvel, que só poderá sair do pátio do Detran mediante pagamento de todos os débitos pendentes, inclusive o IPVA e o licenciamento.

Como emitir e pagar o licenciamento 2020

O licenciamento anual de veículos é uma obrigatoriedade de todo proprietário de veículos. As taxas não são caras, mas se não forem pagas dentro do prazo impedem a atualização do documento do carro e mantém a propriedade em situação ilegal de circulação, propício a apreensão.

A tabela de licenciamento muda anualmente e o mês de pagamento é de acordo com o último número da placa. Placas que terminam em 1 precisam pagar em janeiro em 0 para outubro e assim sucessivamente. A retirada da 2 via da fatura para pagamento pode ser feita no menu inicial do site de serviços do departamento.

 

licenciamento anual detran Goias

DPVAT

O Seguro Obrigatório é uma taxa pequena que todo proprietário precisa pagar para ficar coberto pelos serviços do governo de indenização a pessoas (inclusive não contribuintes) que sejam atingidas por acidentes de trânsito. A partir de 2020 devido o decreto de lei ele não será mais obrigatório, e sim facultativo. Portanto, não precisa nem esperar pela cobrança pela Seguradora Líder.

Consutla de Renavam Goiás

A Consulta de Renavam é a melhor forma de conferir seus débitos e verificar como está a sua situação perante ao Detran GO. Isso também pode ser feito pelo app. Lembre-se que para consulta de multa você deve realizar a pesquisa do Renavam no site oficial e não usar o app do SNE.

Este é um do serviços do departamento mais usados, afinal, é com ele que empresas consegue controlar a frota de veículos e que as pessoas conseguem fazer a consulta geral da situação daquela propriedade perante o Detran.

A consulta de Placa no Detran só pode ser feita quando acompanhada do Renavam. Para descobrir quem é o proprietário de um veículo somente pelo número da placa será preciso pagar uma taxa e ir pessoalmente no departamento para ver como proceder, afinal, a informação é considerada privativa. A necessidade da descoberta acontece principalmente em caso de batidas em que o motorista infrator fugiu do local.

Renavam do Detran Goias

Leis e processo de habilitação Goiás GO – Como fazer a CNH?

O Processo de habilitação consiste no processo de formação de responsabilidade do Detran GO  para novos motoristas. Ele inclui vários processos como testes teóricos e práticos, ele só pode ser feito com a orientação de um centro de formação de condutores autorizado (autoescola).

A conquista da carteira de motorista leva tempo e dinheiro. As categorias mais comum, do tipo B (para carros utilitários somente) e a A (para veículos de duas rodas como motos) expiram num prazo máximo de um ano e incluem várias taxas e valores que variam de acordo com cada centro de condução. O valor do investimento varia de R$ 800,00 a R$ 1.300,00 (valor atualizado 2020).

Em resumo, o processo definido por lei para conseguir a habilitação é:

  • Cadastramento em um centro de condução habilitado (auto-escola);
  • Cadastramento de biometria e identificação no Detran GO (presencial);
  • Exame psicotécnico;
  • Aulas teóricas;
  • Prova teórica com questões objetivas;
  • Aulas práticas;
  • Prova prática na rua ou pátio do Detran, dependendo da categoria da CNH.

Simulado Detran GO para passar na prova teórica

Para quem está realizando o primeiro processo de habilitação ou então fazendo o curso de reciclagem precisará passar obrigatoriamente (além dos exames de vista e psicológicos) pelo simulado do Detran GO. Esta prova avalia os conhecimentos teóricos.

O principal método de estudo para além das apostilas entregues nos cursos é o uso de simulados online com questões e gabarito. O Detran GO não dispõem de uma plataforma oficial, no entanto outros estados como o Paraná tem o serviço no site oficial que são usados pelos futuros condutores para estudar e conseguir passar de primeira no teste.

Consulta da CNH – Quantos pontos tenho na carteira?

Para quem já tem a carteira uma preocupação constante é a pontuação. Para todos os estados brasileiros e também para manter a ordem e segurança no trânsito cada multa possui um nível de gravidade que vai aumentar ou abaixar o valor da multa e pontuação na carteira. Aquele que estiver com superior a 20 terá o documento invalidado.

Somente em dezembro de 2017 o departamento cassou mais de 900 carteiras de motoristas goianos que atingiram a pontuação máxima em Goiás.

A consulta da CNH pode ser feita no site oficial www.detran.go.br e também poderá usar a partir do ano de 2018 a novidade da CNH digital já se tornou uma realidade e em 2020 continuará a poder ser usada mediante cadastramento pelo aplicativo oficial. Quer saber como fazer para não precisar mais andar com o seu documento físico? Então clique no botão, abaixo, para ver o artigo completo sobre o tema.

Consulta de Taxas do Detran GO 2020

Quer saber quanto vai custar a segunda via da carteira de motorista ou de um CRLV extraviado? Abaixo, segue a tabela de preços atualizada com os preços de cada serviço realizado pelo departamento de trânsito

TAXAS 2020

CNH – SERVIÇOS MAIS COMUNS (VALORES INCLUINDO EXAMES MED E PSIC)

RENOVAÇÃO CNH DE GOIÁS – ADQUIRIDAS DEPOIS DE 10/11/1999 E NÃO VENCIDAS HÁ MAIS DE 05 ANOS (NÃO NECESSITA DE PROVA OU CURSO)
Renovação ACC 66,59 + 60,00 = 126,59
Renovação A ou B 142,71+ 90,00 = 232,71
Renovação A ou B + EAR 142,71+ 90,00 + 100,00 = 332,71
Renovação C, D e E 142,71+ 90,00 = 232,71+ TOXICOLÓGICO*
Renovação C, D e E + EAR 142,71 + 90,00 + 100,00 = 332,71 + TOXICOLÓGICO*
*VALOR DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE REALIZARÁ O EVENTO

RENOVAÇÃO CNH GOIÁS – ADQUIRIDAS ANTES DE 10/11/1999 (PGU) – OPÇÃO DE PROVA

Renovação A ou B 142,71 + 28,54+90,00+49,94=311,19
Renovação A ou B + EAR 142,71 + 28,54 + 90,00 + 100,00 + 49,94 = 411,19
Renovação C, D e E 142,71+ 28,54+90,00+49,94 = 311,19+ TOXICOLÓGICO*
Renovação C, D e E + EAR 142,71+28,54+90,00+100,00+49,94=411,19+ TOXICOLÓGICO*
*VALOR DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE REALIZARÁ O EVENTO

RENOVAÇÃO CNH DE GOIÁS – ADQUIRIDAS ANTES DE 10/11/1999 (PGU) – OPÇÃO DE CURSO DE ATUALIZAÇÃO (CFC-A)

Renovação A ou B 142,71+ 28,54 + 90,00 + 49,94 = 311,19 + CURSO*
Renovação A ou B + EAR 142,71 + 28,54+90,00+100,00+49,94 = 411,19 + CURSO*
Renovação C, D e E 142,71+ 28,54+90,00+ 49,94= 311,19 + TOXICOLÓGICO* + CURSO*
Renovação C, D e E + EAR 142,71+28,54+90,00+100,00+49,94=411,19+ TOXICOLÓGICO* +CURSO*
*VALOR DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE REALIZARÁ O EVENTO

RENOVAÇÃO CNH DE GOIÁS – VENCIDAS HÁ MAIS DE 05 ANOS – OPÇÃO DE PROVA

Renovação A ou B 142,71+ 28,54+ 90,00= 261,25
Renovação A ou B + EAR 142,71+ 28,54+ 90,00+ 100,00= 361,25
Renovação C, D e E 142,71+ 28,54+ 90,00= 261,25 + TOXICOLÓGICO*
Renovação C, D e E + EAR 142,71+ 28,54+ 90,00+100,00= 361,25 + TOXICOLÓGICO*
*VALOR DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE REALIZARÁ O EVENTO

RENOVAÇÃO CNH DE GOIÁS – VENCIDAS HÁ MAIS DE 05 ANOS – OPÇÃO DE CURSO DE ATUALIZAÇÃO

Renovação A ou B 142,71+ 28,54+ 90,00= 261,25 + CURSO*
Renovação A ou B + EAR 142,71+ 28,54+ 90,00+100,00= 361,25 + CURSO*
Renovação C, D e E 142,71+ 28,54+ 90,00= 261,25 + TOXICOLÓGICO* + CURSO*
Renovação C, D e E + EAR 142,71+ 28,54+90,00+100,00= 361,25 + TOXICOLÓGICO* + CURSO*
*VALOR DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE REALIZARÁ O EVENTO

PROCESSOS DE 1ª HABILITAÇÃO

Primeira via A ou B 203,39+ 49,94+ 28,54+ 42,82+ 90,00+ 100,00= 514,69+ CURSO* + AULAS*
Primeira via AB 406,78+ 49,94+ 28,54+ 42,82+ 90,00+ 100,00= 718,08+ CURSO* + AULAS*
Primeira via ACC 94,89+ 49,94+ 28,54+ 42,82+ 60,00+ 65,00= 341,19+ CURSO* + AULAS*
*VALOR DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE REALIZARÁ O EVENTO

MUDANÇA OU INCLUSÃO DE CATEGORIA

Incl. de Cat. A em B ou B em A 203,39+ 42,82+ 90,00+ 100,00= 436,21+ AULAS*
Incl. de Cat. A em C, D ou E 203,39+42,82+90,00+100,00= 436,21 + TOXICOLÓGICO* + AULAS*
Mudança de Categoria 203,39+42,82+90,00+100,00= 436,21 + TOXICOLÓGICO* + AULAS*
*VALOR DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE REALIZARÁ O EVENTO

ALTERAÇÃO DADOS P/ EXERCER ATIV. REMUNERADA E/OU AVERB. CURSOS ESPEC.

Alter. dados CNH + EAR 103,48 + 100,00 = 203,48
Alter. dados CNH + EAR + Averbação de Cursos Especiais 103,48 + 100,00 + 28,54 = 232,02
Alter. dados CNH + Averb. Cursos Esp. (Quando tem EAR) 103,48 + 28,54 = 132,04

TAXAS DE SERVIÇOS SEPARADAMENTE

ACC Definitiva R$ 94,95
Agendamento Teórico R$ 28,54
Alter dados CNH R$ 103,48
Alteração de dados ACC R$ 48,28
Averbação de CNH Nacional R$ 203,35
Averbação Cursos Especiais R$ 28,54
Certidão de Prontuário CNH (Emprego, Aposentadoria, Etc) R$ 28,54
CNH Definitiva R$ 203,39
Inclusão de Categoria R$ 203,39
Inclusão no RENACH R$ 49,94
Licença de Aprendizagem R$ 42,82
Mudança de Categoria R$ 203,39
PID – Perm. Internac. p/ Dirigir R$ 203,39
Renovação de CNH R$ 142,71
Renovação de ACC R$ 66,59
Reteste de LT (não compareceu) R$ 25,00
Reteste de LT / PD (reprovado) R$ 35,66
Reteste PD (não compareceu) R$ 25,00
Segunda via ACC 68,27+ 28,54= R$ 96,81
Segunda via CNH 146,29+ 28,54= R$ 174,83
Exame Médico CNH R$ 90,00
Exame Médico ACC R$ 60,00
Exame Psicológico CNH R$ 100,00
Exame Psicológico ACC R$ 65,00
Junta Médica CNH R$ 150,00
Junta Técnica Médica CNH R$ 108,00
Junta Psicológica R$ 135,00
Junta Especial de Saúde R$ 135,00
TODOS OS SERVIÇOS EM QUE SERÁ EMITIDA UMA NOVA VIA DA CNH, O CLIENTE CIDADÃO TEM A OPÇÃO DE SOLICITAR CNH-e, SENDO QUE SE OPTAR POR CNH FÍSICA + CNH-e TERÁ UM ACRÉSCIMO DE R$10,00 NO SERVIÇO.

TAXAS DE VEÍCULOS

Alt. de Restrição (desalienação) R$ 193,06
Alteração de Características R$ 160,56 + PLACA(S) (SE PLACA ANTIGA)
Autoriz. p/ Confecção de Placa R$ 25,79
Baixa de Comodato R$ 193,06
Baixa de Gravame de Restrição Tributária R$ 193,06
Cópia de CRLV R$ 48,08
Correção de Dados R$ 48,08
Gravação/Substituição Motor R$ 107,05
Inc. Veíc. novo (Placa Prefer.) R$ 517,39 + PLACA(S)
Inclusão de Gravame (alienação) R$ 50,99
Inclusão de Gravame + Registro de Contrato*** 50,99+193,06= R$ 244,05
Inclusão de Gravame de Restrição Tributária R$ 50,99
Inclusão de Veículo novo R$ 142,08+ PLACA(S)
Inclusão de Veículo novo c/ Nota Fiscal emitida a mais de 30 dias 142,08+179,05 = R$ 321,13 + VISTORIA* + PLACA(S)
Licenciamento Anual R$ 193,08
Licenciamento Anual (em atraso) R$ 244,08
Licenciamento anual de ciclomotor, reboque e semi-reboque até 1000Kg R$ 48,09
Licenciamento anual de ciclomotor, reboque e semi-reboque até 1000Kg (em atraso) R$ 60,12
Mudança de Categoria R$ 102,01 + PLACA(S)
Registro Contrato (COMODATO) 193,06 (REG. CONTRATO) + 50,99 (INC. GRAV.) = R$ 244,05
Registro de Contrato*** R$ 193,06
Regravação de Chassi R$ 107,05
Segunda via de CRLV R$ 48,08
Segunda via de CRV R$ 146,29
Transferência de Município R$ 50,99 + VISTORIA* + PLACA(S) (SE ANTIGA) OU TARJETA(S) (SE NOVA)
Transferência de Propriedade R$ 233,15 + VISTORIA* + PLACA(S) (SE PLACA ANTIGA)
Transferência de UF R$ 50,99+ VISTORIA* + PLACA(S)
Transferência de UF + Transferência de Propriedade 233,15+50,99 = R$ 284,14+ VISTORIA* + PLACA(S)
Trasf. Prop. Veíc. Usado p/ Emp. Rev. Go. Cred. No DETRAN/GO R$ 35,69 + VISTORIA* + PLACA(S) (SE PLACA ANTIGA)
*VISTORIA DA 3ª VISÃO. QUANDO FOR REALIZADO PELO DETRAN NÃO TEM ÔNUS
***CONTRATOS REALIZADOS ANTES DO DIA 30/03/16 TAXA DE REG CONTRATO EMITE JUNTO COM O SERVIÇO, FICANDO A CARGO DO CIDADÃO O PAGAMENTO DA MESMA, APÓS ESSA DATA, DEVE SER PAGO PELO AGENTE FINANCEIRO ANTES DA ABERTURA DO SERVIÇO.

OUTROS VALORES VEÍCULO

Lacre R$ 12,00
Placa (Par de Placas) R$ 190,40
Placa (Par de Tarjetas) R$ 69,24
Placa (Unidade Placa Carro/reboque) R$ 131,55
Placa (Unidade Placa Moto) R$ 150,02
Placa (Unidade Tarjeta Carro/Moto) R$ 46,16
Vistoria SANPERES R$ 108,00

 

Ainda ficou com dúvidas? Então entre em contato com a central de atendimento do Detran pelos telefones +55 62 3269-8800 ou use a lista de contatos oficial do departamento para encontrar o setor que deseja telefonar.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply