Detran MG – IPVA, Renavam, DPVAT – detran.mg.gov.br

O Detran MG é o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Minas Gerais, órgão que trabalha na formação de condutores e, principalmente, na fiscalização e cobranças relacionadas às vias pertencentes a este estado.

Problemas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou serviços associados podem ser sanados pelo Detran MG. Usando a tecnologia a seu favor, a instituição propõe aos motoristas de Minas Gerais o uso da internet para a realização de vários serviços, como:

  • Consultar a situação do veículo;
  • Consultar IPVA e licenciamento;
  • Consultar pontuação;
  • Emissão de boleto de multas;
  • Primeira habilitação;
  • Solicitar renovação da CNH.

Entre outros.

Site Oficial do Detran MG

Para encontrar essas e outras informações, além de ficar sempre atualizado(a) sobre o que o Detran MG está fazendo em seu estado, basta acessar este link: https://www.detran.mg.gov.br/.

Detran MG - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.mg.gov.br

No menu principal, você encontra as categorias de serviços (Veículos, Habilitação e Infrações). Note que na página inicial – ao lado direito da tela – você tem uma parte de acesso chamada de “Consulta Rápida” que pode ser o que você tanto procura.

Outros links de acesso rápido estão localizados logo abaixo.

Aplicativo MG App

O Detran MG também está presente em um aplicativo para dispositivos móveis que tenham sistemas operacionais iOS e Android. Denominado de MG App, o aplicativo tem como objetivo facilitar a vida dos mineiros que precisam de um acesso imediato a um dos serviços da administração pública do estado de Minas Gerais.

O MG App foi uma criação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais.

Para o caso do Detran MG, você precisa autenticar o acesso no aplicativo, clicar no menu superior (são três linhas brancas horizontais) e selecionar “Veículos e Condutores”. A partir daí você pode cadastrar suas informações – que não serão mais necessárias futuramente – e consultar:

  • Entrega da CNH;
  • IPVA;
  • Motivo de não licenciamento;
  • Pontuações;
  • Processos administrativos de trânsito;
  • Situação do veículo.

E outros.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é a denominação da já conhecida sigla IPVA – tributo anual e obrigatório para todos os motoristas do Brasil. De acordo com a legislação, o IPVA é calculado a partir do valor venal do veículo, aplicando-se alíquotas que podem variar de 0,5% a 4%

O pagamento para os motoristas do estado de Minas Gerais pode ser feito de uma só vez – como cota única e com desconto de 3% – ou em três parcelas consecutivas, sem desconto.

Detran MG - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.mg.gov.br

As datas de vencimento são determinadas conforme o último número da placa do seu veículo. Por isso, é importante que você fique atento(a) à tabela de datas que o Detran MG disponibiliza.

A inadimplência faz com que ocorra uma cobrança de multas e juros, além de fazer com que você fique impedido de renovar o licenciamento do seu veículo.

Licenciamento Anual

O licenciamento do seu veículo é justamente o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – documento que também conta com uma taxa anual e obrigatória.

Em geral, o valor do Licenciamento Anual é de em torno de R$100,00 a R$105,00. A taxa pode ser emitida juntamente com a guia IPVA, ou seja, você pode pagar ambas as taxas ao mesmo tempo.

Se preferir, pode respeitar o prazo de pagamento do licenciamento que é até o dia 1º de abril. Passado esse prazo, há incidência de multas e juros de mora.

DPVAT

O Seguro DPVAT é cobrado todos os anos junto à primeira parcela ou cota única do IPVA. Com uma seguradora própria que administra este tributo, o seguro DPVAT tem caráter social e é extremamente importante por reembolsar despesas com eventuais acidentes que aconteceram dentro do território do Brasil e que envolveram veículos automotores.

O DPVAT garante indenizações em casos de morte e invalidez permanente, além do reembolso de despesas médicas e hospitalares que estejam devidamente comprovadas.

Renavam

O Renavam é um dado essencial para todo motorista de Minas Gerais e pode ser localizado facilmente no CRLV. Com ele, você pode ter o acesso a alguns serviços no site do Detran MG e no aplicativo MG App.

Um exemplo no site do Detran MG é na emissão de boletos de multa – você vai precisar digitar a placa do veículo e o Renavam correspondente para visualizar todas as multas relacionadas ao seu automóvel.

CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Detran MG - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.mg.gov.br

Para obter a primeira habilitação – sua primeira CNH –, é necessário passar por várias etapas: exame psicológico e de aptidão física e mental, conhecimento de legislação de trânsito e exame prático de direção veicular.

Existem alguns pré-requisitos para iniciar o seu processo de primeira habilitação:

  • Ter 18 anos completos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter documento de identidade (RG) ou equivalente;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter comprovante de residência.

Todos os mineiros interessados e que cumpram com os requisitos devem se dirigir até um Departamento de Trânsito ou Centro de Formação de Condutores (CFC) do município.

O processo da primeira habilitação precisa ser cumprido dentro de 12 meses.

Simulado do Detran MG

Infelizmente, o Detran MG não possui um simulado próprio para que os candidatos possam testar os seus conhecimentos.

Consulta de Taxas

Existem alguns serviços que não são gratuitos, mas que podem ser solicitados por meio do site oficial do Detran MG.

Você pode preencher o formulário eletrônico para solicitar ou reemitir o pedido, além de ter acesso ao documento de arrecadação (guia de pagamento). Basta clicar sobre o serviço que deseja para realizar tal ação.

Para isso, acesse o link: https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/taxas-ipva-seguro-dpvat/emissao-de-taxa-de-servico.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply