Detran MS – IPVA, Renavam, DPVAT – detran.ms.gov.br

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran MS) é conhecido como a instituição máxima executiva de trânsito deste estado, estando vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Criada em 1979, o órgão é responsável por colocar em prática tudo aquilo que se encontra previsto na legislação de trânsito.

Por isso, o Detran MS é o responsável pelo registro de veículos e condutores. Pela internet, você pode ter acesso a diversos serviços, entre os quais são os mais populares:

  • 2ª via de documento;
  • Consulta de débitos de veículos;
  • Consulta de multas;
  • Consulta de pontuação da CNH;
  • IPVA;
  • Licenciamento.

Outros serviços também estão disponíveis. Basta você conhecer mais sobre a instituição agora!

Site Oficial do Detran MS

No site oficial do Detran MS, você tem a oportunidade de acessar esses serviços citados (e vários outros), além de estar sempre atualizado sobre o que o órgão está realizando em seu estado.

Procure sempre utilizar a página oficial do Detran MS, evitando sites duvidosos que podem utilizar seus dados para outras intenções.

Portanto, acesse esse link: http://www.detran.ms.gov.br/.

Aplicativo do Detran MS

Recém-lançado, o aplicativo Detran-Mobile foi desenvolvido para que o usuário tenha mais liberdade no pagamento de multas e licenciamentos, além de evitar filas e que a pessoa se desloque até às agências de trânsito para simples ações como as permitidas pelo aplicativo.

Será também possível através do aplicativo que o usuário consulte informações pertinentes ao veículo, como a pontuação existente na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

IPVA

O IPVA é um imposto obrigatório anual que recai sobre os veículos automotores, sendo que o valor arrecadado é dividido entre o Estado e o município onde o veículo foi licenciado.

O IPVA do Detran MS pode ser pago em cota única ou em 5 parcelas. A cota única é vantajosa pelo desconto fornecido – de 15% sobre o valor. O pagamento após a data de vencimento tem incidência de multas e juros.

Licenciamento

Da mesma maneira, o licenciamento é uma obrigatoriedade aos motoristas do estado do Mato Grosso do Sul (e do país inteiro, na verdade) e também é algo anual.

A divulgação do calendário é feita pelo Detran MS, então é recomendável que você sempre fique observando as publicações no site oficial para entender quando será necessário que você realize o pagamento.

O vencimento do licenciamento varia conforme o final da placa (o último número). É possível também que você pague o licenciamento juntamente com o IPVA.

Renavam

O Renavam é o código presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), conhecido como “documento do veículo”, que é atualizado e enviado para o endereço que você tem cadastrado no Detran MS após o pagamento do licenciamento do ano corrente.

Para certos serviços no site do Detran MS, você precisará digitar o código Renavam. Por isso, sempre tenha em mãos tais documentos para ter um acesso mais ágil e facilitado. São exemplos de serviços que pedem o Renavam: a consulta de multas e a de débitos de veículos.

DPVAT

O Seguro Obrigatório (nome popular para o seguro contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é anual, assim como o IPVA e o licenciamento, caracterizado como uma taxa pequena, mas de extrema importância não somente para os motoristas, como também para passageiros e pedestres.

De caráter social, o seguro obrigatório visa indenizar as vítimas de acidentes de trânsito (indenização por morte ou indenização por invalidez permanente parcial ou total), além de reembolsar despesas médico-hospitalares que foram necessárias por conta desse acidente.

Se você não pagar o DPVAT, você não terá direito de usufruir desse direito.

CNH – Carteira Nacional de Habilitação

A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação – documento essencial que demonstra sua aptidão para dirigir algum veículo automotor. Se você tem interesse em iniciar o processo de Primeira Habilitação, deve antes atender a alguns requisitos:

  • Ser alfabetizado (saber ler e escrever);
  • Ter completado 18 anos;
  • Ter comprovante de residência (ou declaração, caso o comprovante estiver em nome de pai/mãe, por exemplo);
  • Ter CPF próprio;
  • Ter documento de identificação (RG ou similar).

Para ter uma CNH em mãos, você precisará passar por cursos e exames, na seguinte ordem:

  1. Avaliação psicológica;
  2. Exame de aptidão física e mental;
  3. Curso teórico-técnico;
  4. Exame teórico-técnico;
  5. Curso de prática de direção veicular;
  6. Exame prático de direção veicular.

Caso cumpra todas essas etapas, você receberá a Permissão para Dirigir, que terá validade por um ano. Caso permaneça dentro das leis, sem cometer infrações graves ou gravíssimas, nem reincidir em infrações médias, você terá a CNH definitiva.

Simulado do Detran MS

Infelizmente, o Detran MS não possui um exame simulado em seu site oficial.

Consulta de Taxas

No link http://www.detran.ms.gov.br/institucional/taxas/, você tem a possibilidade de visualizar as taxas pertinentes a vários serviços que não são gratuitos e que são oferecidos pelo Detran MS.

Procure ler atentamente as informações: basta clicar em “Saber +”, ao lado de cada item que deseja.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply