Detran MT – IPVA, Renavam, DPVAT – detran.mt.gov.br

Em Mato Grosso, o Detran MT é a instituição que tem a responsabilidade de planejar, direcionar, controlar, fiscalizar, disciplinar e executar os serviços relacionados ao trânsito em todo o estado do Mato Grosso.

É também dever do Detran MT promover campanhas educativas para o trânsito. De modo geral, suas competências e atribuições estão definidas e alinhadas com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Alguns dos serviços que o Detran MT disponibiliza aos mato-grossenses são: a consulta da habilitação, a consulta de veículos, 2ª via de documentos, comunicação de venda, transferência de propriedade, entre outros.

Site Oficial do Detran MT

Detran MT - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.mt.gov.br

No site oficial do Detran MT (https://www.detran.mt.gov.br/), você tem a oportunidade de acessar esses serviços e muitos outros através do menu principal.

Passe o cursor do mouse sobre “Serviços” e encontre as categorias: “Habilitação”, “Veículos”, “Educação”.

Aplicativo do Detran MT

O Detran MT possui um aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS chamado “MT Cidadão”, onde promove de maneira prática e rápida o acesso a diversos serviços oferecidos pela instituição.

A proposta do aplicativo é fornecer os serviços que mais são demandados pela população, entre os quais destacam-se: extrato de multas, emissão de certidão de propriedade, lista de taxas do Detran, consulta de recurso de infração, emissão de licenciamento anual, etc.

O download é gratuito na loja de aplicativos do seu smartphone.

IPVA

O IPVA é um tributo estadual, configurando-se como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, devendo ser pago todos os anos, obrigatoriamente, pelo dono de qualquer tipo de veículo.

O valor do seu IPVA dependerá no valor do veículo. Lembre-se que o vencimento desse imposto varia conforme o final da placa do seu carro (leve em conta o último número da placa).

Caso for pagar o valor de maneira integral, você conta com um desconto de 5% até determinada data. Depois o desconto pode diminuir para 3% até determinado período. Caso queira parcelar, você tem direito de fazer em três vezes, mas sem possuir desconto.

Licenciamento

Detran MT - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.mt.gov.br

O pagamento do IPVA é um requisito para você ter o licenciamento atualizado. Entretanto, o próprio licenciamento conta com uma taxa a ser paga também – obrigatória e anual.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento que comprova que você quitou suas dívidas relacionadas a esses tributos e é válido em todo o país.

Assim como o IPVA, o licenciamento tem períodos de vencimentos. Conforme o final da placa, o mês de licenciamento se altera: preste atenção nesse fator para pagar até o momento certo.

Renavam

O Renavam é uma informação importante que você encontra no CRLV e que possibilita a você o acesso a vários serviços no site oficial do Detran MT.

É graças ao Renavam que todas as informações relacionadas ao seu veículo estão presentes no site do Detran MT – e é justamente com esse código importante que você pode verificar informações sobre um determinado veículo se você está com interesse em adquiri-lo.

DPVAT

O Seguro contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre é mais conhecido como seguro DPVAT ou somente como “seguro obrigatório”. Existente desde o ano de 1974, esse seguro é uma pequena taxa que você paga anualmente junto com o licenciamento.

Sua função é oferecer coberturas para três tipos de danos para vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja para o motorista, para o passageiro ou para o pedestre: indenização de morte, indenização para invalidez permanente (total ou parcial) e até reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Você pode entender mais sobre o seguro DPVAT, se achar necessário, no site de sua administradora, a Seguradora Líder.

CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Detran MT - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.mt.gov.br

A primeira habilitação é o sonho de muitos jovens quando finalmente chegam à idade dos 18 anos. Entretanto, além desse requisito básico (ser maior de 18 anos), um candidato à primeira CNH deve saber ler e escrever – ser alfabetizado –, ter CPF e RG próprios, além de um comprovante de residência (ou declaração, se estiver no nome de outra pessoa, como os pais, por exemplo).

O processo de CNH é longo e exige muito conhecimento. Por isso, cada candidato deverá passar por essas etapas:

  1. Avaliação psicológica;
  2. Exame físico e mental;
  3. Curso teórico-técnico de formação;
  4. Exame teórico-técnico de formação – são 30 questões, devendo-se acertar 70% (21 questões);
  5. Curso prático de direção veicular;
  6. Exame prático de direção veicular.

O valor do processo de CNH é elevado em todo o país. Para passar na primeira tentativa, procure estudar e praticar bastante seus conhecimentos.

Simulado do Detran MT

Infelizmente, o Detran MT não faz parte dos sites oficiais do Departamento Estadual de Trânsito que oferecem um simulado para que os candidatos à primeira habilitação testem suas capacidades teóricas.

Consulta de Taxas

Você pode perceber que certos serviços do Detran MT não são totalmente gratuitos. Existem taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito e que precisam ser analisadas por você antes da abertura de uma solicitação.

Para tanto, acesse esse link: https://www.detran.mt.gov.br/-/tabela-de-valores. A página mostrará uma tabela com as descrições de serviços e os seus valores respectivos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply