Detran RJ – IPVA, Renavam, DPVAT – detran.rj.gov.br

Quando existe alguma complicação relacionada ao trânsito ou mesmo à sua documentação como motorista, você sabe a quem precisa recorrer? Ao Detran RJ. Você, como motorista do Rio de Janeiro, deve saber que o Departamento Estadual de Trânsito é uma instituição muito importante e que atua no país inteiro.

Cada estado possui seu próprio órgão, com suas próprias responsabilidades. Ou seja, dentro dos limites de cada estado, um Detran está agindo. No caso do Detran RJ, os serviços são os mais variados e (alguns) podem até mesmo ser acessados pela internet:

  • 2ª via da CNH e do CRLV;
  • Consulta de infrações;
  • Consulta de pontuação;
  • Emissão de “nada consta”;
  • Emissão de boletos;
  • Transferência de propriedade.

Muitos outros serviços podem ser encontrados. É importante que você entenda melhor como o Detran RJ funciona para que você tenha um acesso mais facilitado a tudo isso.

Site Oficial do Detran RJ

O Detran RJ possui um site oficial bem interativo e repleto de boas informações para os motoristas que precisam sanar alguma dúvida ou mesmo realizar consultas ou outros serviços.

Acesse o site através desse link: http://www.detran.rj.gov.br/index.asp.

Detran RJ - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.rj.gov.br

Aplicativo Detran RJ

O Detran RJ não possui um aplicativo próprio para fornecer um outro meio de acesso de seus serviços, entretanto o órgão optou em disponibilizar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Nesse aplicativo, você precisa se cadastrar para poder inserir os dados do seu veículo para receber notificações sobre infrações aplicadas pelo Detran RJ.

Apenas as multas do Detran RJ é que podem ser vistas e pagas pelo sistema, ok?

IPVA

O IPVA se configura como um dos tributos obrigatórios e anuais para todos os motoristas de todos os estados brasileiros. Sendo um dever da comunidade carioca, o IPVA RJ não tem somente relação com a prestação de serviço para com o trânsito, mas também com outras áreas essenciais à população.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pode ser pago, conforme orientação do Detran RJ, o IPVA pode ser pago em cota única ou em três parcelas mensais, iguais e consecutivas.

O pagamento em cota única conta com desconto que é estabelecido todos os anos por meio de decreto do Governador do Estado, respeitando, é claro, a data de vencimento.

Licenciamento

O licenciamento anual é outra obrigatoriedade para os proprietários de veículos do Rio de Janeiro e de todos os outros estados do Brasil. É interessante que você saiba que a taxa não custa tão caro, afetando justamente os motoristas que não realizarem sua parte em relação a esse serviço.

Detran RJ - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.rj.gov.br

Se não pagar o licenciamento, você não irá conseguir atualizar o documento do carro (CRLV), além de estar propenso a apreensão de veículo por estar em situação ilegal para circulação.

Para pagar o licenciamento, você precisa quitar as taxas do IPVA, do seguro obrigatório e a taxa de emissão do CRLV.

Renavam

Neste documento – CRLV: acrônimo para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – você encontra um número muito importante para o seu carro.

O Renavam é utilizado para que você consulte seus débitos e verifique como está a situação de seu veículo.

Para tanto, dependendo do serviço que você for usar no site do Detran RJ, será solicitada a digitação do Renavam do seu automóvel. Em grande parte dos serviços, no entanto, é comum que se peça o número da CNH.

DPVAT

O DPVAT, ou mais conhecido como seguro obrigatório, é uma taxa que também não custa muito para os bolsos dos brasileiros, mas é algo cobrado anualmente.

Sua função é simples: indenizar pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito causados por veículos automotores (tanto por invalidez permanente quanto por morte) e reembolsar despesas médico-hospitalares.

O seguro obrigatório é pago junto com a cota única ou com a primeira parcela do IPVA.

CNH – Carteira Nacional de Habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação é o documento que você precisa ter para estar apto(a) a dirigir no país inteiro – por isso, a primeira CNH é uma etapa que todo motorista passa, sendo que você precisa ter alguns requisitos básicos antes disso:

  • Ser maior de 18 anos (pelo menos ter 18 anos completos);
  • Ser alfabetizado (saber ler e escrever);
  • Ter carteira de identidade (RG) ou equivalente;
  • Ter CPF próprio.

Por ser algo dispendioso, o processo da CNH envolve muita concentração e prática. Todo candidato passa pelo exame médico, exame psicológico, exame de legislação de trânsito e exame de direção.

Existe uma observação importante: todo o processo da primeira CNH deve ser finalizado dentro de 12 meses!

Simulado do Detran RJ

O site oficial do Detran RJ oferece uma oportunidade excelente para os candidatos que desejam testar seus conhecimentos antes da prova teórica, assim como para ter uma ideia de como o exame realmente funciona.

Detran RJ - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.rj.gov.br

Essa é a ideia do simulado online do Detran RJ, que você pode acessar através deste link: http://simulado.detran.rj.gov.br/. O simulado também serve para aqueles motoristas que irão renovar a CNH e para os motoristas infratores que tiveram a CNH apreendida e precisam passar pela prova teórica novamente.

São 30 questões que você deve responder no prazo de 60 minutos.

Consulta de Taxas

Certos serviços disponíveis no site do Detran RJ podem não ser gratuitos, devendo-se pagar alguma taxa para solicitação. Esse é o caso da vistoria veicular e da própria transferência de propriedade de veículo.

Por isso, ao pesquisar por um serviço no site oficial do Detran RJ, leia todas as informações disponíveis e faça a impressão da guia de arrecadação (boleto) para fazer o pagamento e garantir o serviço.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply