Detran RS – IPVA, Renavam, DPVAT – detran.rs.gov.br

O Detran RS (Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul) é uma instituição criada através da Lei Estadual nº 10.847/1996. A autarquia tem como principais atribuições o gerenciamento, a fiscalização, o controle e a execução das atividades de trânsito dentro do território gaúcho.

Graças à internet, você tem a oportunidade de acessar o site oficial da instituição para realizar diversos serviços relacionados ao seu veículo e ao seu perfil como condutor(a). Os principais e mais acessados serviços no site do Detran RS são:

  • Consulta de infrações;
  • Consulta de pontuação;
  • Consulta de situação da CNH;
  • Guias de pagamento;
  • IPVA e Licenciamento;
  • Resultado da prova teórica;
  • Transferência de veículo.

Entre muitos outros. Entenda como o site oficial do Detran RS funciona e fique por dentro para realizar qualquer uma das ações de maneira simples e rápida!

Site Oficial do Detran RS

Para tirar dúvidas e encontrar todas as informações que você precisa, você só tem que acessar a página oficial: https://www.detran.rs.gov.br/inicial. Utilize o quadro dos “Serviços Mais Acessados” se o que você procura já está ali destacado ou acesse pelo botão “Menu”, localizado à esquerda de sua tela.

Detran RS - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.rs.gov.br

Dentro desse “Menu”, você escolhe qual a categoria de serviço que busca: “Veículos”, “Infrações/Multas” ou “Habilitação/CNH”.

Se ainda for o caso, você pode digitar os serviços, assuntos ou dúvidas que tem no campo indicado, tudo isso fica disponível de maneira rápida e simples para que possa acessar de qualquer local que você esteja.

Como consultar um veículo do Rio Grande do Sul?

Caso você queira fazer a consulta do seu veículo dentro do site do Detran RS, veja abaixo como funciona o procedimento e faça ele rapidamente em qualquer computador ou smartphone:

  1. Acesse o site do Detran RS, que é: https://www.detran.rs.gov.br/inicial;
  2. Você deve selecionar a opção “Consulta de veículos”, conforme imagem demonstrativa abaixo;
    Como consultar situação de veículo?
  3. Depois disso, você deve selecionar a opção “Entrar com o gov.br”;
    Como consultar situação de veículo?
  4. Na próxima página, preencha a lacuna em branco com seu número de CPF e posteriormente, com os demais dados pessoais que serão solicitados.
    Como consultar situação de veículo?

Com essa possibilidade de consulta simples e rápida, você terá acesso a essa e demais questões relacionadas as suas pendências dentro do estado do Rio Grande do Sul. É importante lembrar que ela é totalmente gratuita e pode ser feita quantas vezes for necessário.

Essa opção é mais fácil e simples do que a consulta via placa ou Renavam do veículo, sendo que assim, é mais simplificado todo o procedimento. Lembre-se disso quando precisar fazer uma consulta simples e rápida de seu veículo ou até mesmo de outro de algum conhecido.

Como consultar o IPVA do veículo?

Você pode consultar o seu IPVA do veículo em questão rapidamente por meio do passo a passo acima, assim, poderá saber quais são os dias de pagamento desse imposto, quais são seus valores e tudo que é relevante sobre o pagamento do imposto.

Lembre-se de efetuar esse pagamento dentro da data esperada, do contrário, terá que enfrentar demais problemas com juros e multas incluídos, além da impossibilidade de efetuar o pagamento dos demais impostos, ficando apto ao risco de ter seu carro preso em uma blitz ou posto policial.

Aplicativo: Central de Serviços Detran RS

O Detran RS ainda oferece a opção de acesso de operações através do aplicativo “Central de Serviços Detran RS”, disponível para download na Apple Store e no Google Play. O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de trazer maior agilidade ao usuário, assim como permitir que você tire suas dúvidas quanto ao seu veículo e a sua CNH onde estiver, bastando ter acesso à internet.

Para baixar o aplicativo do Detran, vá na loja oficial de aplicativos do seu smartphone e faça uma busca pelo nome.

A mesma “Central de Serviços” está disponível no site oficial do Detran RS, ok? Cadastre-se, tanto pelo site como pelo aplicativo, utilizando sua CNH e o Renavam do seu veículo.

IPVA

Como você deve saber, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório e anual para todos os proprietários de veículos do Estado do Rio Grande do Sul.

Assim como em qualquer outro estado do país, o valor de IPVA é atualizado e diferenciado – dependendo da alíquota do estado sobre o valor do veículo, por isso, você deve saber em qual estado seu carro está registrado para efetuar essa consulta com mais certeza.

Detran RS - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.rs.gov.br

Por isso, hoje em dia as alíquotas que incidem sobre o valor do seu IPVA são:

  • 3% para automóveis e camionetas;
  • 2% para motocicletas;
  • 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetas para locação.

O Detran RS é quem tem a responsabilidade de fazer a cobrança da arrecadação, porém o gerenciamento do dinheiro fica sob a responsabilidade da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado. Embora seja um imposto relacionado ao trânsito, o dinheiro arrecadado não somente é destinado para melhorar e manter as vias públicas, mas também para áreas da saúde, educação e outros setores importantes para a sociedade.

O pagamento do IPVA RS pode ser feito de duas formas: em cota única ou em até 3 vezes. Pagando o valor integral dentro dos prazos estabelecidos pelo Detran RS oferece descontos bastante interessantes.

Se você for um bom motorista, é possível ainda contar com um desconto de 15% (se não foi multado nos últimos 3 anos); 10% se não recebeu multa há dois anos e 5% no último ano.

Licenciamento (CRLV)

O licenciamento anual é outra obrigatoriedade presente na vida dos proprietários de veículos de todo o país. Para sua sorte, o valor é bem simbólico (não é caro), mas a falta de pagamento dentro dos prazos pode ter consequências negativas.

Por exemplo, você pode estar sujeito(a) a não ter o documento do veículo atualizado, além de estar com o mesmo em situação ilegal para circulação – o que permite que o seu veículo seja apreendido.

Os prazos de pagamento do licenciamento se alteram todos os anos, sendo que o mês limite de pagamento é definido conforme o último número da placa. A grande maioria dos motoristas opta pelo pagamento em conjunto do IPVA, licenciamento e seguro DPVAT para não esquecer e evitar problemas!

Como emitir CRLV digital RS?

Para conseguir ter o CRLV digital, você pode repetir o processo já citado acima, mas, além disso, pode fazer o download do app Carteira Digital de Motorista, onde você tem o seu licenciamento de maneira digital, além da CNH em formato digitalizado.

Tudo isso te ajuda a sair de casa sem que ter que se lembrar de levar todos os documentos consigo, visto que tudo está em apenas um aplicativo rapidamente disponível em seu smartphone.

Como consultar o Renavam?

O Renavam é a “identidade” do seu automóvel e está localizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Este código é extremamente útil e necessário para a maioria dos acessos que você poderá fazer no site oficial ou no aplicativo do Detran RS.

Em certos serviços, como a consulta de pontuação, não é preciso o Renavam, mas sim a sua CNH e identidade. Entretanto, se você quiser consultar as infrações do seu veículo, o Renavam e a placa do veículo serão solicitados.

DPVAT

O DPVAT é bastante conhecido como “seguro obrigatório”, pois define o seguro contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

O seguro obrigatório é uma taxa que também tem um valor pequeno e indispensável em todos os anos para que todos os proprietários – e assim como os passageiros e pedestres – fiquem cobertos pelos serviços do governo em casos de acidentes de trânsito.

Detran RS - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.rs.gov.br

Ou seja, há garantia de indenização para o caso de algum acidente ocasionado por algum veículo de via terrestre tanto para o motorista, passageiro ou pedestre que no momento estava passando pelo local.

O não pagamento do DPVAT tem basicamente uma penalidade social, afinal você deixa de ter o direito de usar essa opção de segurança no trânsito brasileiro.

CNH: Carteira Nacional de Habilitação

Dirigir é possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas para que isso aconteça, é necessário que todos passem pela primeira habilitação, ou seja, é o processo de sua primeira CNH.

Para isso, você precisa saber ler e escrever, além de ter no mínimo 18 anos completos. A primeira habilitação é demorada, pois exige muito conhecimento teórico e prático, afinal você deverá estar bem apto a dirigir o veículo automotor da categoria que escolher (A ou B, isto é, moto ou carro, respectivamente, ou ambas juntas, se quiser – AB).

O serviço da CNH é também bastante caro e você tem o prazo de um ano para terminar todo o processo, por isso, é interessante ficar de olho em qual o prazo estabelecido para não perder todo o procedimento e consequentemente, dinheiro.

Simulado Detran RS

Uma das etapas da primeira habilitação é justamente uma prova teórica – exame que tem como objetivo avaliar tudo o que o aluno aprendeu durante as aulas teóricas e se ele já tem capacidade para partir para a próxima fase da CNH.

O simulado Detran RS é uma ferramenta disponível no site oficial do órgão a fim de situar o aluno no funcionamento da prova teórica. Nesse caso, o simulado testa os conhecimentos do aluno com o mesmo tempo de duração da prova real (1 hora) e com a mesma quantidade de perguntas (30 questões de múltipla escolha).

Mesmo que você tenha em mãos as apostilas das aulas, é interessante que você preste o simulado para testar ainda mais seus conhecimentos e ir melhor preparado(a) para a prova.

Detran RS Multas

Para conseguir consultar as multas pendentes de seu carro, o processo que deve ser feito é o mesmo citado anteriormente na opção de situação do veículo, onde está disponível não somente essa, mas demais pendências que existem atreladas ao seu carro.

Dessa maneira, é interessante repetir o processo sempre que desejar, dessa forma, não aconteceram surpresas referentes ao veículos e suas demais taxas ali acrescidas.

Consulta de Taxas

Alguns serviços do Detran RS não são gratuitos e exigem o pagamento de taxas. O valor de cada serviço é variado, como é o caso das transferências de propriedade/troca de município, alteração de características do veículo, entre outros.

Para isso, você pode visualizar o preço correto do serviço que você deseja através deste link: https://www.detran.rs.gov.br/veiculos/servicos/985. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com uma unidade do Detran de sua cidade!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply