Detran TO – IPVA, Renavam, DPVAT – detran.to.gov.br

O órgão público que regulariza e fiscaliza o trânsito do Estado de Tocantins é o Detran. O Departamento Estadual de Trânsito se encontra em todos os estados – cada unidade conta com sua própria jurisdição, sendo que seus limites são o território de cada estado, obviamente.

Com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Detran TO segue suas competências dentro das áreas de: habilitação de condutores, de veículos, de fiscalização, autuação e arrecadação de multas, de estatísticas de trânsito e de educação para o trânsito.

Conheça mais sobre a instituição.

Site Oficial do Detran TO: https://detran.to.gov.br/

A internet é de extrema utilidade para todos os órgãos que intencionam aproximar os cidadãos de seus serviços, melhorando sua relação.

É o que acontece com o Detran TO. O seu site oficial – https://detran.to.gov.br/ – é composto com todas as informações necessárias para que você realize suas solicitações ou consultas, podendo até ler quais são as notícias principais do trânsito e o que o Detran TO está fazendo para melhorar essa área tão importante para a sociedade.

Detran TO - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.to.gov.br

No lado esquerdo da página inicial, você encontra o menu principal. Ao lado direito, há consulta de registros e processos de CNH e emissão de boletos de modo mais ágil. Descubra o site e aproveite a comodidade.

Aplicativo do Detran TO

O Detran TO não possui um aplicativo para melhor atender seus cidadãos até o momento. Por isso, para ter acesso aos serviços deste estado, acesse o site oficial, ok?

Entenda o IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de Tocantins é um tributo obrigatório que tem seu valor definido conforme o valor venal do veículo, além de outras características, como modelo e ano de fabricação.

A consulta do IPVA pode ser realizada por meio do site da Secretaria de Fazenda do Estado de Tocantins, aqui: http://www.sefaz2.to.gov.br/ipva/dare.php.

Nessa página, tudo o que você precisa fazer é digitar o Renavam e a placa do seu veículo. Simples, não é?

Se quiser, pague em cota única para obter um desconto de 5% ou então parcele em três vezes.

Licenciamento de Veículos Detran TO

Detran TO - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.to.gov.br

O licenciamento envolve o pagamento de uma taxa para que o novo documento do veículo (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) seja entregue ao condutor.

Todos os anos, e obrigatoriamente, o pagamento dessa taxa conta com um calendário que se ajusta ao próprio calendário do IPVA. Por isso, é bem comum que as pessoas paguem as duas taxas juntas para evitar esquecimentos.

O licenciamento não é caro – no estado de Tocantins, o valor está estabelecido em R$64,18.

Renavam

O Renavam está presente no CRLV e com ele você tem a possibilidade de acessar informações de grande importância sobre o seu veículo, tais como as multas recebidas, emplacamento, mudanças de proprietário, furtos, licenciamento, IPVA, entre outros.

Por ser uma sequência de números únicos, não há chances de encontrar um Renavam duplicado.

Na página do Detran TO, você pode usar o código Renavam na consulta e emissão de boletos – no canto direito da página, há um quadro onde você precisa digitar a placa e o Renavam para tal procedimento.

Registros e processos podem ser pesquisados no quadro acima, o que permite a visualização do Renavam do seu veículo logo após a busca.

DPVAT – Seguro Obrigatório

O seguro obrigatório é uma pequena taxa classificada como de importante caráter social, pois tem a finalidade de indenizar quaisquer vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos automotores de via terrestre, além de servir como uma forma de reembolso para os gastos com médicos e hospitais por conta desse incidente.

Para pagar o DPVAT, entre em: https://www.seguradoralider.com.br/pagamento. Ali, você seleciona o estado de Tocantins e emite o boleto. Você pode ainda ler informações sobre o valor do DPVAT e outras perguntas frequentes deste seguro.

CNH: Carteira Nacional de Habilitação

A Primeira Habilitação é o nome dado ao primeiro processo de CNH que uma pessoa irá ter em sua vida – isso quando ela completar 18 anos, ser penalmente imputável e saber ler e escrever.

O desejo de ter uma CNH não exclui as responsabilidades e os deveres que com virão com tal documento, entretanto muitos não sabem do árduo caminho que terão pela frente antes de serem considerados aptos a dirigir.

Você deverá passar por exames médicos e psicológicos, cursos de teoria sobre legislação de trânsito, curso de prática de direção veicular, uso de simulador de direção e, dentro dessas etapas, realizar uma prova teórica-técnica e um exame de direção veicular.

Se passar por tudo isso, parabéns.

Detran TO - IPVA, Renavam, DPVAT - detran.to.gov.br

No site oficial do Detran TO, você pode ler todas as informações sobre a Primeira Habilitação (no menu “Habilitação”). Se você já é motorista, pode se interessar por outros serviços, como:

  • Adição de categoria;
  • Alteração de dados;
  • Atualização/inclusão do curso de especialização;
  • Mudança de categoria;
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID);
  • Reabilitação do condutor;
  • Renovação de CNH;
  • Segunda via.

Entre outros.

Simulado do Detran TO

O Detran TO não possui um simulado disponível em seu site.

Consulta de Taxas de Serviços: Detran TO

Caso queira verificar quais são os valores e taxas existentes nos serviços que são oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins, basta acessar o link: https://detran.to.gov.br/valores-e-taxas/.

As opções estão separadas em categorias: “Credenciamento”, “Diversos”, “Habilitação” e “Veículos”.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply