IPVA 2019 Detran PE – Consulta, 2ª via do boleto e Como Pagar

O Detran PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco) tem calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) similar a de outros estados. Para quem opta pelo pagamento parcelado, tem de fevereiro a abril para quitar o tributo. Vamos conhecer um pouco sobre o IPVA e como funciona os serviços no Detran PE referente a este tributo?

O IPVA é cobrado anualmente a proprietários de veículos; seja pessoa física ou jurídica, devem realizar o pagamento deste imposto para poder circular nas vias brasileiras. Por se tratar de um imposto pode ser destinado a outros investimentos públicos, sem ser necessariamente obras que favoreçam o trânsito.

O IPVA é de responsabilidade estadual, mas é repartido entre estado e munícipio, e após divido as administrações podem reverter para as áreas de saúde, educação e obras públicas. Por isso, é considerada uma das receitas mais importantes para esses governos.

Para facilitar a cobrança e pagamento dos cidadãos, o Detran PE envia as taxas de IPVA, Licenciamento e DPVAT para residências. Porém, é necessário que o endereço do contribuinte seja confirmado. Essa confirmação pode ser realizada no site do órgão (www.detran.pe.gov.br), vejamos como proceder a seguir.

Consultar IPVA no Detran PE

O cidadão que deseja conhecer os débitos referentes ao IPVA não terá dificuldades para acessa-los no site. Veja os passos:

  1. Digite o endereço da home do Detran PE  (www.detran.pe.gov.br)
  2. No campo “Consultar Placa” digite a placa de seu veículo
    ipva detran PE consulta
  3. Resolva a charada de segurança para confirmar que não é um robô
  4. Clique em “Consulta/Impressão Geral de Débitos
  5. Em seguida clique em “Detalhamento de Débito”
  6. Desça o mouse ou as setas em seu computador pela barra de rolagem para ver todos os débitos desde multas até as taxas de serviços administrativos do Detran PE e o IPVA.

É interessante periodicamente realizar essa consulta de débitos em sua placa. Por que além de saber os valores que precisará quitar para obter seu CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), verá se existem irregularidades ou restrições que comprometam o deslocamento pelas vias de todo o país.

Nessa consulta ainda poderá ver as infrações que estão em trâmites entre órgãos federais e estaduais, ou aquelas que já foram suspensas por ordem judicial.

E como emitir a 2 via do boleto de IPVA pelo site do Detran PE?
IPVA detran PE calendario pagamento

2ª via atualizada do IPVA Detran PE

A taxas para renovar o licenciamento no estado de Pernambuco são enviadas normalmente para o endereço atualizado dos proprietários de veículos. Porém, o serviço postal pode não entregar carnê de pagamento em tempo hábil, e isto faz com que muitos utilizem o site do Detran PE para emitir a 2 via do boleto de IPVA. O processo é simples vejamos:

  1. Siga ao site do Detran PE
  2. No campo “Consultar Placa”, informe a placa de seu veículo
  3. Depois de resolver a charada de segurança, escolha o campo “Consulta/Impressão Geral de débitos”
  4. Em seguida clique em “Detalhamento de Débito”
  5. Para seguir adiante precisará ter o CNPJ ou CPF do proprietário ou arrendatário, digite no campo descriminado
  6. Existe uma lista com 5 opções para gerar guia de pagamento:

De todos os débitos em aberto

Do licenciamento com o IPVA em cota única

Do licenciamento com o IPVA parcelado

Do licenciamento com o IPVA em cota única + taxa de postagem do envio do CRLV

Do licenciamento com o IPVA parcelado sem a taxa de postagem do envio do CRLV (nesse caso o proprietário ou arrendatário agendará a retirada numa unidade do Detran PE mais próxima de seu endereço)

8.Escolhida a opção clique em “Gerar Guia”, o boleto será gerado, é só imprimir.

A opção de imprimir todos os débitos em aberto é interessante, pois visualizará multas e outras taxas que deverão ser pagas para que a situação de seu veículo seja regularizada. Porém, se já sabe as suas pendências com o Detran PE, é só optar pela linha específica.

Como e Onde Pagar

IPVA Detran PEExistem instruções específicas para o pagamento do IPVA e outras taxas do licenciamento como Seguro Obrigatório, são elas:

  • Os pagamentos realizados no Banco do Brasil, não serão aceitos nos guichês de caixas;
  • Agências da Caixa Econômica e Casas Lotéricas aceitam normalmente e dará compensação online para todos os pagamentos gerados pelo site do Detran PE;
  • Os bancos Bradesco e Santander os pagamentos podem ser efetuados em suas agências e também online, porém o DPVAT não terá compensação automática, terá até 3 dias úteis para essa resposta;
  • O pagamento do DPVAT e IPVA pelo banco Itaú terá até 3 dias úteis para liberar a compensação.

É importante lembrar que o sistema de cobrança do licenciamento de veículos do Detran PE não incide juros por atraso. Caso seu boleto vença, poderá emitir a 2 via sem acréscimos de valores.

Após a quitação dos débitos de IPVA, DPVAT e outras taxas de licenciamento, agende pelo próprio site do Detran PE a emissão do novo CRLV. Existem muitas unidades em todo o estado, inclusive em shoppings centers, com horário diversificado, tornado mais ágil essa prestação de serviços oferecida pelo Detran PE.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply