IPVA 2019 Detran SC – Consulta, 2ª via do boleto e Como Pagar

O IPVA é mais uma de todas as siglas relacionadas ao trânsito, veículos e ao Departamento de Trânsito de cada estado. Ela significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É um tributação realizada ao estado. Ou seja, é a taxa paga pela posse plena ou não de qualquer tipo de veículos automotores. Todos aqueles que possuem algum tipo de automóvel devem pagá-la., com algumas exceções como táxis e portadores de deficiência.

O IPVA é cobrado em todos os estados e em Santa Catarina não seria diferente. Pagá-lo em dia é não apenas uma obrigação, mas também um ato de cidadania. Ao contribuir com as taxas obrigatórias corretamente, o motorista está também contribuindo para um melhor funcionamento de todo o estado de SC.

Esse valor com base no seu veículo gera o pagamento do IPVA. Ele pode ser consultado por meio do site do Detran, mas também pode ser enviado pelos Correios para o endereço da sua casa, daquele registro feito pela placa, que pode ser facilmente alterado pela internet. Lá também é possível além de consultar a placa, os motoristas podem saber mais sobre o licenciamento anual, sobre a renovação da CNH, consultar multas, quais os valores de cada imposto obrigatório, mesmo que seja o IPVA e multas daqueles que estão circulando pelas ruas catarinenses e que possuem veículo.

Para que serve o IPVA?

IPVA Detran SC

Ele é um imposto obrigatório e sua principal função é arrecadar verba para o governo. Ao contrário do que se acredita, esse dinheiro não é usado apenas no trânsito e sim em melhorias para o estado em geral. O dinheiro recolhido da contribuição do IPVA é destinado para realizar obras públicas e serviços gerais à população, sem que haja uma necessidade de estarem atreladas aos veículos. Ele é destinado para muitos fins.

O IPVA SC pode sim ser usado para a sinalização das vias, reconstrução e asfaltamento de ruas, trocas de placas entre outros. Mas o tributo é muito mais do que isso, ele também é utilizado para outros fins, como saneamento básico, saúde e educação. Então fazer o pagamento corretamente não é apenas uma obrigatoriedade, mas também um ato de cidadania dos proprietários de veículos.

Metade de todo o valor vai para o cofre do governo para melhorias destinadas à todos os brasileiros, enquanto a outra metade fica para o município onde o veículo foi emplacado. O valor sempre varia entre 1% a 3% do total do veículo, variando de acordo com cada estado. Em santa Catarina você poderá consultar a taxa no site do Ministério da Fazenda ou pela Secretaria da Fazenda, como também é chamada. O IPVA é calculado de acordo com tabela FIPE.

É importante que você sempre faça a consulta com o número da placa e Renavam, dessa maneira você fica sabendo sempre sobre a renovação da CNH, mais informações sobre o IPVA 2018, além de consultar o IPVA além de outras consulta de veículos disponíveis que vão além do seu IPVA, você pode fazer tudo isso sem precisar gastar nenhum tostão e ainda assim sabe como consultar o documento de maneira gratuita.

O que acontece se não pagar ou atrasar o IPVA?

Ao não pagar o IPVA o motorista fica impossibilitado de fazer o Licenciamento do Veículo, documento que o permite trafegar livremente em todo o território nacional. Ao parar em uma blitz você poderá ter o veículo retido e só poderá retirar após regularizar a situação. Além do Licenciamento será cobrada uma multa e diárias pelo tempo em que o carro ficou parado no pátio do Detran SC.

O atraso irá gerar multas que aumentarão o valor cada vez mais. Você poderá receber em sua casa uma notificação com um prazo para quitar a dívida. Se ainda assim optar por não pagar, você poderá ter seu nome em órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC ou SCPC. O pagamento é sempre no primeiro trimestre do ano e pode ser parcelado em até três vezes pela Caixa Econômica Federal ou pago em parcela única com desconto.

Por isso é sempre muito importante fazer no site do Detran SC a consulta pela situação do documento do veículo, dessa maneira você se mantém atualizado sobre o IPVA imposto obrigatório, é interessante também saber se há pendências na sua carteira de motorista além da consulta de veículos que se faz pelo Renavam se você quiser.

Tenha atenção quando o assunto é a sua Carteira Nacional de Habilitação e os pontos na que são aplicados, isso [e possível de ser feito no veículos consulta, quais as multas na CNH presentes, se há a possibilidade de se causar a apreensão do veículo além do pagamento de impostos como o IPVA e DPVAT.

Isenção do IPVA SC

ipva sc

Veja também, para economizar, muita gente prefere rodar com veículos em que ficam isentos do IPVA. Veja as exceções para não pagar as taxas:

  • Veículos adaptados para motoristas com deficiências físicas que o impedem de dirigir carros normais em SC.
  • Proprietário do veículo com deficiências físicas, visuais, mental profunda ou severa e autismo e também para o responsável legal, quando o uso é destinado ao deficiente ou autista, mesmo que dirigido por terceiros em Santa Catarina Detran.
  • Veículos de instituições religiosas, educação ou assistência social.
  • Veículos para o transporte público ou serviços de táxi dotados ou não de taxímetro.
  • Veículos terrestres ou de embarcações de propriedade de corpos de bombeiros voluntariados;
  • Veículos de consulados credenciados junto ao governo estadual brasileiro;
  • Veículos de partidos políticos;
  • Veículos de associações de pais e amigos e excepcionais legalmente constituídas.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply