IPVA 2021 Rondônia – Valor das alíquotas, 2ª via e Como pagar

Se você é dono (a) de um veículo ou conhece alguém que seja e more no estado de Rondônia, saiba que a leitura do texto abaixo é crucial para organizar os seus orçamentos para o próximo ano de 2021.

Afinal, quando pesquisas sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA, são realizadas com antecedência, fica muito mais fácil efetuar o pagamento e transitar tranquilamente, não é mesmo? Por isso, acompanhe a leitura agora e descubra todas as informações crucias para quitar esse tributo no estado De Rondônia:

DetranRO

Valores e alíquotas do IPVA 2021

Como muitos já sabem, esse imposto é de responsabilidade dos estados brasileiros e também do Distrito Federal, sendo assim, esses entes federativos recebem 50% dos valores arrecadados nas diversas agencias bancárias e lotéricas autorizadas para o recebimento desse imposto. Já os outros 50% do valor total recebido fica para os municípios, você sabia?

Bom, justa ou não, esse divisão segue as recomendações presentes na Constituição Federal, assim como os valores e alíquotas cobradas, que para o estado de Rondônia, no próximo ano será calculado com base nos percentuais entre 1 e 3%:

  • 1% para veículos destinado a locação, ônibus, caminhão e micro ônibus;
  • 2% para veículos de até mil cilindradas, como automóveis para passeios e motocicletas;
  • 3% para veículos terrestre de passeio ou utilitário, como os modelos de jipes, caminhonetas, picapes e outros.

Tem descontos?

A boa notícia para quem tem um veículo e está preocupado (a) com o valor a ser pago no IPVA de 2021 é que o estado de Rondônia costuma ser o que apresenta comportamentos numéricos mais baixos quando comparados aos demais estados brasileiros.

E além dessa vantagem de ter cobranças menores, ainda permitem descontos significativos quando o contribuinte realiza o pagamento do seu IPVA em dia, ou seja, quando não ultrapassa a data agendada para quitar o imposto de acordo com o último número exibido na placa do automóvel.

Como emitir a segunda via do boleto para pagamento

Buscando facilitar ainda mais o procedimento até a efetuação do pagamento do IPVA, o Detran de cada estado oferece também a opção de emitir a segunda via do boleto por meio da página virtual oficial do Departamento.

Essa opção é a salvação para os motoristas mais esquecidos, não é mesmo? Em poucos cliques e toques após acessar o site oficial do Detran, como já foi informado, você facilmente conseguirá ter em mãos uma nova via do IPVA para realizar o seu pagamento.

Calendário de pagamento

Cada proprietário de veículo deve organizar o seu orçamento com base no último número que aparece na placa do seu automóvel e isso não é novidade para ninguém, concorda? No entanto, como as datas podem mudar a cada ano, o importante é acompanhar o calendário abaixo para não confundir:

Calendário IPVA 2021 Rondônia

  • Veículos que apresentam os números 1, 2 ou 3 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de janeiro, fevereiro e março;
  • Veículos que apresentam o número 4 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de fevereiro, março e abril;
  • Veículos que apresentam o número 5 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de março, abril e maio;
  • Veículos que apresentam o número 6 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de abril, maio e junho;
  • Veículos que apresentam o número 7 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de maio, junho e julho;
  • Veículos que apresentam o número 8 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de julho, julho e agosto;
  • Veículos que apresentam o número 9 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de julho, agosto e setembro;
  • Veículos que apresentam o número 0 no final de suas placas: pagamento deve ser realizado entre os meses de agosto, setembro e outubro.

Onde e como pagar

E assim como no restante do país, o contribuinte que mora em Rondônia e precisa efetuar o pagamento do seu IPVA de 2021 deve se dirigir até uma agência lotérica ou bancária autorizada, como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Bradesco, o Banco Santander e o Banco Itaú.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply