IPVA Detran AM – Pagamento, Consulta, 2ª via e Atraso

Saiba mais sobre como funciona o IPVA Detran do estado do Amazonas, com as explicações que você precisa para se adequar aos padrões propostos.

Todo mundo que possui um veículo ou, até mesmo, que tenha um pouco de curiosidade sobre os tributos que incidem sobre a vida dos brasileiros, já ouviu falar sobre IPVA. Ele é um dos muitos impostos que são cobrados, mas, em específico, o IPVA atua como uma tributação sobre a posse e utilização de veículos automotivos, sendo carros ou motos.

O IPVA é um imposto que tem destinação dupla. Parte do valor arrecado com o pagamento desse tributo é destinado ao governo do estado onde o proprietário está residindo na data do recolhimento. Isso equivale a 50% de todo o recebimento. A outra metade vai diretamente para o estado onde foi feito o registro do veículo.

Não necessariamente o recolhimento vai todo para o mesmo estado, mas, na maioria dos casos, ele acaba recebendo o valor integral. O dinheiro arrecadado com o pagamento do IPVA é destinado para uso fiscal.

DetranAM

Cabe aos proprietários de veículos estar sempre em dia com o pagamento deste tributo, para que tenha a autorização de circulação. Quem não faz esse recolhimento tem, automaticamente, o bloqueio dessa autorização, podendo, inclusive, ter o veículo apreendido caso esteja circulando de modo ilegal.

No estado do Amazonas, a aplicação do imposto do IPVA é a mesma. Naturalmente, é válido reforçar que esse tributo só incide sobre veículos que, efetivamente, circulem pela terra. Logo, barcos não sofrem a incidência dessa tributação.

O órgão que fiscaliza o pagamento desse imposto é o Detran. No Amazonas, sua atuação é a de assegurar e promover as políticas que envolvem o recolhimento das taxas referente ao uso de veículos. Mas, indo além, o Detran – AM ainda procura se engajar com questões sociais, incentivando a cidadania e, principalmente, a civilidade entre os donos de veículos.

Saiba mais sobre os serviços executados pelo órgão.

Pagamento do IPVA Detran AM

A cada ano de exercício que se inicia, um calendário com as datas de pagamento do IPVA é disponibilizado. Isso ajuda os contribuintes a se organizarem para o recolhimento dentro do prazo estipulando, evitando, dessa forma, a suspensão da licença para a utilização do veículo.

O recolhimento dessa taxa pode ser feito em até três parcelas, também podendo ser quitado de uma única vez. Cabe ao proprietário do veículo definir qual é a sua melhor opção para o pagamento. Vale ressaltar que o recolhimento em taxa única apresenta um significativo desconto e que, caso o proprietário decida, pode ser feito até o último dia considerado, caso ele tivesse parcelo o pagamento.

No estado do Amazonas, as datas de pagamento do IPVA são determinadas de acordo com o número final da placa do veículo. Dessa forma:

  • Os que terminam em 1 possuem de janeiro a março para fazer o recolhimento;
  • Número 2, de fevereiro a abril;
  • Número 3, de março a maio;
  • Número 4, de abril a junho;
  • Número 5, de maio a julho;
  • Número 6, de junho a agosto;
  • Número 7, de julho a setembro;
  • Número 8, de agosto a outubro;
  • Número 9, de setembro a novembro;
  • Número 0, de outubro a dezembro.

Consulta da situação do veículo no Detran AM

IPVA

No estado do Amazonas, você pode fazer a consulta da situação do seu veículo através do site do Detran – AM. Na página inicial, você encontrará uma aba no menu superior chamada “Veículos”. Clicando nela, é possível visualizar a opção “Situação do veículo”.

Ao clicar nesta opção, você é terá um botão à sua disposição, onde pode fazer o processo de consulta sobre o veículo pesquisado, compreendendo, inclusive, se ele apresenta alguma pendência com o Detran do estado, como débitos relativos ao IPVA.

Emissão de 2ª via de boleto do IPVA Detran AM

Para requerer a segunda via do boleto de pagamento do IPVA no Amazonas, você pode acessar o site da Sefaz, indicando o número do RENAVAM do veículo em questão e selecionar que ele está registrado do estado do Amazonas. Esse é um serviço gratuito e rápido, que você realiza sem maiores dificuldades.

Não perca o prazo de pagamento do IPVA e mantenha-se regularizado no recolhimento deste tributo, para não ter nenhuma dor de cabeça! Fique atento e, caso tenha alguma dúvida, você pode recorrer ao serviço do Detran – AM.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply