IPVA Detran CE – Consulta, Pagamento e 2ª via do Boleto

O Detran CE é o órgão responsável pelo Estado do Ceará no que se relaciona aos veículos registrados nesse território – assim como cada Estado brasileiro possui o seu próprio Detran. Nesse caso, essa instituição possui a responsabilidade de organizar e recolher o IPVA, o DPVAT e o licenciamento.

O IPVA CE é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cobrado anualmente e de forma obrigatória. Conheça mais sobre esse tributo, como pagar o IPVA, como consultar a situação e emitir a 2ª via de boleto!

Pagamento IPVA Detran CE: como fazer?

Em geral, o IPVA Ceará (CE) é cobrado no mês de janeiro, sendo que o proprietário – você – de um veículo pode optar por um pagamento integral (cota única) ou parcelado (em três vezes sem juros quando respeitar a data de vencimento).

Embora a cobrança se inicie no mês de janeiro, o parcelamento permite um pagamento em outras datas: isso vai depender do número final da placa do seu veículo. Por isso, é fundamental que você fique de olho na tabela de vencimento do IPVA, disponível no site oficial do Detran CE.

Você pode pagar o IPVA CE em agências bancárias e lotéricas, estando munido do documento do veículo (CRLV) e seu documento de identificação.

Caso prefira, você pode esperar o envio do carnê de pagamento para o seu endereço e fazer o pagamento com os devidos boletos.

Consulta situação IPVA Detran CE

O ato de consultar a situação do IPVA de seu veículo tem justamente o objetivo de verificar se o pagamento realmente foi feito, tanto em casos em que você ficou em dúvida em relação a alguma coisa no momento do pagamento quanto em situações em que você se esqueceu dessa responsabilidade.

Por isso, para consultar a situação do IPVA Detran CE, siga esses passos bastante simples:

  1. Acesse o site oficial do Detran CE: http://www.detran.ce.gov.br/,
  2. No menu principal, clique em “Serviços”,
  3. Em “Veículos”, você encontra uma lista de serviços e taxas. Nela, clique em “Consulta completa”,
  4. A seguir, digite a placa e o Renavam de seu veículo nos campos indicados e após clique em “Consultar.

Ali, você visualiza não somente seus débitos, mas características do veículo, multas, infrações e muito mais.

É importante dizer que se você possui débitos pendentes não poderá renovar o seu licenciamento – então, da mesma forma que o pagamento do IPVA CE é obrigatório, a quitação de quaisquer multas ou outros débitos deve ser feita para que o seu veículo fique em dia com o Detran do Ceará.

Além disso, IPVA atrasado é sinônimo de multas e juros. Se você quitar, tudo bem. Mas se resolver continuar pendente, a história é outra: você pode ser enquadrado com dívida ativa no Estado, ficar com o licenciamento bloqueado e estar teoricamente proibido de dirigir aquele determinado veículo.

Como emitir 2ª via boleto IPVA Detran CE?

O site oficial do Detran CE oferece uma gama de serviços online para o motorista cearense. Por lá, você também pode emitir a 2ª via do boleto IPVA do ano vigente!

Como muitos já sabem, o IPVA tem como finalidade arrecadar dinheiro aos cofres públicos do Estado e dos Municípios –metade do montante vai para cada um deles: o dinheiro será aplicado conforme a necessidade, não somente associada ao transporte, mas também a outras áreas essenciais, como saúde e educação.

Por isso, é recomendável que você pague em dia o IPVA CE para contribuir para um melhor desenvolvimento de sua cidade e Estado como um todo.

Para emitir essa 2ª via do boleto desse imposto, siga os passos abaixo:

  1. Na página inicial do Detran CE (http://www.detran.ce.gov.br/), clique novamente em “Serviços”,
  2. Na lista de serviços e taxas de Veículos, clique em “Emissão de IPVA”,

Você será encaminhado (a) para o site da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e, por lá, terá a facilidade de emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual).

  1. Nos campos, você precisará digitar o chassi, placa e Renavam do veículo.

Note nas observações que o chassi não é necessariamente obrigatório, mas os outros dois campos precisam ser preenchidos, ok?

  1. Depois da digitação, clique em “Pesquisar” para visualizar o boleto e ter a oportunidade de fazer a impressão.

Caso não consiga visualizar o DAE, desabilite o bloqueador de pop-ups do navegador que está usando!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply