IPVA Detran MS – Consulta, Pagamento e 2ª via do Boleto

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), é um imposto estadual obrigatório que deve ser pago por todo aquele que possuir um veículo. Sua finalidade é, exclusivamente, arrecadar fundos para os cofres do estado, e só é aplicado para veículos terrestres. O imposto é dividido entre estado e município onde a taxa foi recolhida.

O cálculo feito pelo Detran MS para saber o valor do IPVA tem como base o valor médio de mercado dos veículos, divulgados através da Tabela Fipe.

Qual o valor da alíquota?

Os valores das alíquotas para pagamento do IPVA foram mantidos, sendo:

2% por cento para

  • Caminhões com qualquer capacidade de carga;
  • Ônibus e micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros;
  • Ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo;

3% por cento para

  • Automóvel (carro de passeio), camioneta, camioneta de uso misto e utilitário.

É importante consulte a Tabela Fipe (https://www.tabelafipebrasil.com) para verificar o valor a ser pago.

Pagamento

O pagamento do IPVA pode ser feito em parcela única, com 15% de desconto, até 31 de janeiro; ou parcelado em 5 parcelas, sem desconto, com vencimento no último dia útil dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

É possível pagar o imposto através da rede bancária (Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco Conta Fácil, Cooperativa Sicredi, Banco Bradesco,Banco Safra, Banco Santander, Banco de Brasília), postos de arrecadação do Detran MS, agências fazendárias (AGENFA) em todo o Estado, agências dos correios, pela internet, nas casas lotéricas para valores de até 1.000 reais.

Estão isentos do pagamento:

  • a máquina agrícola e a de terraplenagem e o trator, bem como a aeronave de uso exclusivamente agrícola;
  • a locomotiva e o vagão ou o vagonete automovidos, de uso ferroviário;
  • a embarcação de pescador profissional, pessoa física, por ele utilizada individualmente na atividade pesqueira;
  • o ônibus de transporte coletivo urbano, que tenha rampa ou outro equipamento especial de ascenso e de descenso para deficiente físico;
  • o triciclo e o quadriciclo, para deficiente físico, de uso individual;
  • os destinados exclusivamente ao socorro de feridos e doentes;
  • os destinados ao combate de incêndios, quando não pertencente à pessoa imune;
  • os rodoviários utilizados efetivamente como táxi, com capacidade para até cinco pessoas, limitada a isenção a um veículo por beneficiário;
  • os veículos com mais de 20 anos de fabricação;
  • os pertencentes ao turista estrangeiro, durante seu período de permanência no País, nunca superior a um ano, em relação a veículo de sua propriedade ou posse, não matriculado, não inscrito ou não registrado, ou não averbado, não assentado, não licenciado, não inspecionado ou não vistoriado, em Município de Mato Grosso do Sul;
  • pertencentes à Embaixada, à Representação Consular, ao embaixador e ao representante consular, bem como à pessoa que faça jus a tratamento diplomático, quanto ao veículo de sua propriedade ou posse, condicionado o benefício ao país de origem que adote reciprocidade de tratamento.

Detran SP IPVA

A notificação para pagamento do IPVA costuma ser enviada em dezembro do ano anterior. Quem não receber a notificação no início do ano pode consultar a situação no site do Detran MS e emitir a segunda via do boleto através do site da SEFAZ (www.sefaz.ms;gov.br).

Para consultar a situação de seu veículo, entre no site do Detran MS (http://www.detran.ms.gov.br/consulta-de-debitos/), e digite a placa do carro e o número do Renavam, depois clique em consultar.

Pagamento após o vencimento

O pagamento do IPVA é condição obrigatória para o Licenciamento anual de veículos. Dessa forma quem não fizer o licenciamento pode ter o veículo apreendido. Evite multas e transtornos e fique atento aos prazos de pagamento, que só poderá ser pago nos bancos até a data do vencimento.

Após o vencimento, é preciso emitir um novo boleto atualizado, já incluindo multa e os juros. A segunda via do boleto pode ser impressa através do site da SEFAZ (www.sefaz.ms.gov.br), nas AGENFA (agências fazendárias) ou ainda na Unidade de Acompanhamento e Arrecadação de Outros Tributos

Emissão de segunda via do boleto pela internet

Acesse o site da SEFAZ (www.sefaz.ms.gov.br), clique em DAEMS, ícone no centro da tela, clique em IPVA  no final da lista e depois siga as orientações.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply