IPVA Detran PA – Consulta, Pagamento e 2ª Via do boleto

Entre tantos impostos que você precisa pagar no Brasil, o IPVA é um dos mais comentados. Obrigatório e anual, o IPVA PA – para quem mora no Estado do Pará – abrange todos os veículos automotores dessa região.

Você sabe como pagar o IPVA? O Detran PA é o órgão que tem a responsabilidade de cobrar e arrecadar esse montante para depois repassar ao Estado e ao município.

Descubra como quitar essa dívida de todos os anos, além de consultar sua situação veicular para ter certeza que fez o pagamento certo. Além disso, se precisar, saiba como emitir a 2ª via de boleto do IPVA Detran PA!

IPVA Detran PA: como fazer o pagamento?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores se faz necessário para que você consiga licenciar o seu veículo – que também é uma tarefa anual.

Caso deixe de pagar o IPVA PA, você sabe o que pode acontecer? Aplicação de multas, acúmulo de pontos na CNH e até mesmo apreensão do veículo. E pior ainda: você pode ser inscrito (a) na dívida ativa do Estado!

O pagamento do IPVA PA é simples quando você já escolheu a sua forma de pagamento, pois o Estado do Pará oferece a oportunidade de quitar o IPVA de duas formas distintas: em cota única – com 15% de desconto – ou em três vezes (parcelas).

Você pode esperar pela entrega da guia de recolhimento em seu endereço ou acessar o site do Detran PA para emitir a via. De outra forma, mais facilitada, você pode se dirigir até uma agência bancária ou lotérica com seu documento de identificação e o do veículo (CRLV).

E lembre-se: para saber quais são os dias de pagamento do IPVA PA, é fundamental que você acesse o calendário divulgado pelo Detran. Em geral, o calendário tem sua divulgação logo no início do ano e a determinação dos prazos vai conforme o número final da placa do seu veículo.

Consulta situação do IPVA Detran PA

A consulta do valor a ser pago do IPVA PA, além de verificar se houve a correta quitação desse imposto, são duas tarefas que podem ser facilmente realizadas pelo site do Detran do Pará.

Siga esses passos:

  1. Acesse a página oficial do Detran PA: http://www.detran.pa.gov.br/index.php,
  2. Role a página e visualize os “Serviços on-line”, e clique em “Veículos”,
  3. A tela vai rolar sozinha até os serviços destinados ao seu veículo. Clique em “Consulta Veículo Detalhada” e aguarde a abertura de uma nova aba,
  4. Nessa nova página, você precisa digitar certos dados – note que a placa deve ser digitada em dois campos diferentes, onde o primeiro pede só as letras, enquanto que o segundo campo pede os números.

Preencha o Renavam e digite os caracteres da imagem. A seguir, clique em “Confirmar”.

Se for de sua preferência, as informações do IPVA também podem ser acessadas pelo site da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará, ok? Acesse o link abaixo para ir diretamente a essa opção, onde você deve digitar o código Renavam para visualizar as informações: https://app.sefa.pa.gov.br/consulta-ipva/form.action.

2º via boleto IPVA Detran PA

 

Existem situações em que você pode acabar perdendo o carnê de pagamento que foi enviado para seu endereço. Nesses casos, a solução é emitir uma 2ª via de boleto IPVA PA atualizado para que você faça o pagamento o mais breve possível, evitando assim aquelas consequências desagradáveis.

Para conseguir a 2ª via, você precisa acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda do Pará (http://www.sefa.pa.gov.br/index.php). Na página inicial, faça o seguinte:

  1. Em “Serviços mais acessados”, clique em “Todos os serviços”,
  2. Na nova aba – “Portal de serviços” – você deve procurar pelas opções “Pagamentos” e clicar em “DAE de IPVA”,
  3. A partir daí você pode pesquisar os débitos e já emitir a nova via de pagamento. Digite os dados necessários: CPF/CNPJ, Placa e Renavam. Depois, clique em “Pesquisar”.

Veja que se você optou pelo parcelamento do IPVA PA, você deverá clicar em “Acompanhar Parcelamento”, conforme orientação da Secretaria da Fazenda. Ou seja, as fases acima servem para a emissão de 2ª via de boleto IPVA PA para você que decidiu quitar o imposto em cota única!

Na opção de parcelamento, você deverá fazer login (CPF ou passaporte e sua senha) para ter acesso aos dados – faça o cadastro sem complicações no menu principal.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply