IPVA 2020 PA – Consulta, Pagamento e 2ª Via do boleto

Entre tantos impostos que você precisa pagar no Brasil, o IPVA é um dos mais comentados. Obrigatório e anual, o IPVA 2020 PA abrange todos os veículos automotores dessa região.

Você sabe como pagar o IPVA? O Detran PA é o órgão que tem a responsabilidade de cobrar e arrecadar esse montante para depois repassar ao Estado e ao município.

Descubra como quitar essa dívida de todos os anos, além de consultar sua situação veicular para ter certeza que fez o pagamento certo. Além disso, se precisar, saiba como emitir a 2ª via de boleto do IPVA!

IPVA 2020 PA: como fazer o pagamento?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores se faz necessário para que você consiga licenciar o seu veículo – que também é uma tarefa anual.

Caso deixe de pagar o IPVA 2020, você sabe o que pode acontecer? Aplicação de multas, acúmulo de pontos na CNH e até mesmo apreensão do veículo. E pior ainda: você pode ser inscrito (a) na dívida ativa do Estado!

O pagamento é simples quando você já escolheu a sua forma de pagamento, pois o Estado do Pará oferece a oportunidade de quitar o IPVA de duas formas distintas: em cota única – com 15% de desconto – ou em três vezes (parcelas).

IPVA 2020 PA

Você pode esperar pela entrega da guia de recolhimento em seu endereço ou acessar o site oficial para emitir a via. De outra forma, mais facilitada, você pode se dirigir até uma agência bancária ou lotérica com seu documento de identificação e o do veículo (CRLV).

E lembre-se: para saber quais são os dias de pagamento do IPVA 2020, é fundamental que você acesse o calendário divulgado pelo Detran. Em geral, o calendário tem sua divulgação logo no início do ano e a determinação dos prazos vai conforme o número final da placa do seu veículo.

Consulta situação do IPVA 2020 PA

A consulta do valor a ser pago do IPVA, além de verificar se houve a correta quitação desse imposto, são duas tarefas que podem ser facilmente realizadas pelo site do Detran.

Siga esses passos:

  1. Acesse a página oficial do Detran PA: http://www.detran.pa.gov.br/index.php,
  2. Role a página e visualize os “Serviços online”, e clique em “Veículos”,
  3. A tela vai rolar sozinha até os serviços destinados ao seu veículo. Clique em “Consulta Veículo Detalhada” e aguarde a abertura de uma nova aba,
  4. Nessa nova página, você precisa digitar certos dados – note que a placa deve ser digitada em dois campos diferentes, onde o primeiro pede só as letras, enquanto que o segundo campo pede os números.

Preencha o Renavam e digite os caracteres da imagem. A seguir, clique em “Confirmar”.

Se for de sua preferência, as informações do IPVA também podem ser acessadas pelo site da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará, ok? Acesse o link abaixo para ir diretamente a essa opção, onde você deve digitar o código Renavam para visualizar as informações: https://app.sefa.pa.gov.br/consulta-ipva/form.action.

2ª Via do Boleto

2ª Via IPVA 2020 PA

 

Existem situações em que você pode acabar perdendo o carnê de pagamento que foi enviado para seu endereço. Nesses casos, a solução é emitir uma 2ª via de boleto IPVA 2020 PA atualizado para que você faça o pagamento o mais breve possível, evitando assim aquelas consequências desagradáveis.

Para conseguir a 2ª via, você precisa acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda do Pará (http://www.sefa.pa.gov.br/index.php). Na página inicial, faça o seguinte:

  1. Em “Serviços mais acessados”, clique em “Todos os serviços”,
  2. Na nova aba – “Portal de serviços” – você deve procurar pelas opções “Pagamentos” e clicar em “DAE de IPVA”,
  3. A partir daí você pode pesquisar os débitos e já emitir a nova via de pagamento. Digite os dados necessários: CPF/CNPJ, Placa e Renavam. Depois, clique em “Pesquisar”.

Veja que se você optou pelo parcelamento, você deverá clicar em “Acompanhar Parcelamento”, conforme orientação da Secretaria da Fazenda. Ou seja, as fases acima servem para a emissão de 2ª via de boletopara você que decidiu quitar o imposto em cota única!

Na opção de parcelamento, você deverá fazer login (CPF ou passaporte e sua senha) para ter acesso aos dados – faça o cadastro sem complicações no menu principal.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply