IPVA Detran PI – Consulta, Pagamento e 2ª via do boleto

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é pago por todo brasileiro que possua algum tipo de veículo, independente do tipo do automóvel. Apesar de ser pago por todos, cada estado recebe e controla o seu valor arrecadado. Por exemplo, o IPVA Detran PI, é cobrado e utilizado pelo Piauí. Para esclarecer melhor e saber como efetuar o pagamento, continue a leitura.

Como pagar o IPVA Detran PI

O pagamento do IPVA PI 2019 pode ser feito através de qualquer agência bancária, como o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

O motorista poderá efetuar o pagamento nas agências, pelo Internet Banking ou ainda pelo aplicativo do seu banco. Basta ter o boleto em mãos.

É importante lembrar que sem o pagamento desse imposto é impossível renovar o licenciamento anual do veículo. Logo, o carro ficará impossibilitado de andar e, se for pego nessa situação será apreendido.

Nos casos de isenção, como motoristas de veículos que sejam portadores de deficiência física, taxistas e outros casos. Para verificar se você  é isento do pagamento do IPVA, procure a SEFAZ-PI ou acesse o seguinte site: https://www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/portal/ipva/.

Emissão da 2ª via do IPVA PI

O IPVA pode ser pago integralmente com desconto no mês de janeiro de cada ano ou parcelado em 3 vezes, sendo as parcelas em janeiro, fevereiro e março. A situação pode ser regularizada pela SEFAZ-PI (Secretaria de Estado da Fazendo do Piauí). Seja qual for a forma de pagamento, para baixar o boleto é necessário acessar o seguinte site: https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/.

Na tela que se abrirá, clique na opção “IPVA”. Em seguida, será preciso selecionar a forma de pagamento ou o código que se deseja. Na caixa de seleção onde está escrito “IPVA”, clique e selecione a opção desejada. Como por exemplo, pagamento integral ou parcelado. Caso haja observações, escreva-as. Clique em “Avançar”.

Nesse passo você deverá ter em mãos o número do RENAVAM do veículo. Esse é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Cada veículo possui um número exclusivo que o acompanhará durante toda sua vida útil. Basicamente, funciona como o RG de uma pessoa. Após preencher esse campo, clique em “Avançar”.

No quarto passo é feito o Cálculo do Imposto. É feito com base no valor de tabela do carro, sendo um percentual desse total. Por último, será emitido um boleto para o caso de pagamento único, ou 3 boletos para pagamento parcelado.

É importante atentar-se as datas de pagamento. Essa é estipulada de acordo com o número final da placa dos veículos. Nota-se também que a data para pagamento a vista é uma e parcelado são outras.

Como consultar a situação do IPVA

Acessar a 2ª via do IPVA é bem simples e pode ser feito em sua casa, precisando apenas de internet. O primeiro passo é acessar o site http://taxas.detran.pi.gov.br/ e clicar em “Licenciamento”. Na próxima página será necessário preencher as seguintes informações:

  • Número da placa;
  • Renavam;
  • Ano de exercício que deseja consultar.

Feito isso, preencha o Captcha de segurança e clique em “consultar”. Em poucos segundos aparecerá na tela os valores a serem pagos do IPVA PI do ano que você preencheu.

Não paguei o IPVA PI, e agora?

Para poder circular com o veículo pelas vias, é necessário estar com todas as documentações em dia. Uma delas é o IPVA. Se o pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores não for pago, é impossível fazer o licenciamento anual. Sem o licenciamento anual, o veículo não pode rodar nas cidades ou rodovias.

Caso o veículo seja pego com o licenciamento atrasado, é apreendido. Para retirar será necessário quitar todas as dívidas ativas, incluindo o IPVA e o licenciamento. No entanto, para pegar o carro de volta também é preciso pagar os dias que o veículo ficou preso no pátio. Além da multa que é aplicada, sendo o valor do total devido mais um percentual que varia de 4% a 20%.

Desta forma, o pagamento do IPVA todo início do ano deve ser feito dentro do prazo de vencimento para evitar transtornos futuros e dívidas. Se o seu veículo está com o IPVA atrasado, procure a SEFAZ para regularizar a situação e evitar que problemas aconteçam.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply