IPVA 2020 PR – Pagamento, Consulta, Emissão, Isenção e Valores  

O Departamento de Trânsito do Paraná, ou apenas DETRAN PR, oferece muitos serviços online, facilitando a vida de muita gente. Solicitações e agendamentos podem ser feitos diretamente no site. Através do Detran é possível verificar informações do veículo como a situação do IPVA 2020 PR, baixar os boletos para pagamento, verificar o licenciamento e até conferir as infrações.

Para o motorista, também é possível fazer a renovação da CNH, consultar sua pontuação e agendar os exames e atendimentos. Veja aqui como pagar o IPVA 2020 PR do seu veículo, o licenciamento e fazer a renovação da sua CNH.

Site oficial Detran PR

No site oficial do Detran PR você encontra tudo o que citamos acima e um pouco mais. Para isso, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.detran.pr.gov.br/. Logo na home você tem a pergunta “Precisa de ajuda?” e algumas opções:

  • Motorista;
  • Veículo;
  • Infrações;
  • Detran Fácil.

Navegar entre elas é bem simples. É só clicar no menu que representa o que você quer fazer. Em seguida, abrirá as opções de cada um deles.

Documento Veículo

Aplicativo Detran PR

Para maior praticidade e usabilidade, existe a versão do aplicativo do Detran PR. Todas as informações e funções do site, dentro de um aplicativo disponível gratuitamente para Android e iOS.

Ao fazer o download e instalação, pode acompanhar suas solicitações e agendamentos com poucos cliques.

IPVA 2020 PR – Guia de Pagamento

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago por todos os brasileiros. No entanto, cada um para seu respectivo estado. O Detran PR disponibiliza todas as informações que os contribuintes necessitam para o pagamento desse imposto online, no site ou no aplicativo oficial.

Para verificar, basta acessar o site do Detran PR e logo na home clicar em “Veículo”, em seguida “Pagamento do IPVA”. Em seguida você será encaminhado para uma página que explicará um pouco sobre o imposto. Para consultar e imprimir a guia de pagamento, clique no link disponível. É importante ter em mãos o número do Renavam para poder emitir a guia de pagamento do IPVA 2020 PR.

É importante cumprir os prazos de pagamento para evitar transtornos futuros. É possível pagar a vista no mês de janeiro com desconto ou parcelado em 3 vezes (janeiro, fevereiro e março).

Quem não efetuar o pagamento durante esse período poderá sofrer as consequências, além da multa de até 10% do valor e dos juros. Veículos que possuem débitos com IPVA não podem fazer o licenciamento anual e consequentemente, ficam impedidos de transitar. Se o carro for pego nessas situações, será retido e levado para o pátio. Para retirar é preciso quitar todos os débitos, incluindo as multas e os dias que o veículo ficou parado no pátio.

Para facilitar, o Detran PR permite emitir a guia de pagamento tanto no site quanto no app.

Licenciamento 2020 PR

Se você já efetuou o pagamento do IPVA do seu veículo, já pode quitar o licenciamento 2019 e ficar com todos os documentos em ordem. O vencimento do licenciamento depende do final da placa de de cada veículo. Todos são cobrados durante o 2º semestre do ano.IPVA 2020 PR

Para verificar o seu licenciamento, é só acessar o site oficial do Detran PR, clicar em “Veículo” e depois em “Licenciamento anual” Na tela que abrirá, você poderá ler um pouco mais sobre esse tema. Para verificar o vencimento, há duas possibilidades:

  • Verificar vencimento do licenciamento em 2018;
  • Verificar vencimento do licenciamento em 2019.

Clique na opção desejada. Abrirá um arquivo com todas as datas de pagamento do licenciamento. Aí é só comparar a data final da placa do seu carro e verificar a data.

Para fazer o pagamento, você pode fazer a solicitação no site, no app, nos Totens e até nos Bancos Arrecadadores.

Lembre-se que sem o licenciamento, o seu veículo poderá ser preso até a regulamentação de todos os documentos.

Renovação de CNH

Para informações sobre e renovação da CNH, clique em “Motorista” e em seguida em “Renovação da CNH”. Você será encaminhado para uma página com todas as informações que precisa saber. Lá também terá o passo a passo de como solicitar a renovação da sua CNH.

Atualmente, a CNH precisa ser renovada a cada 5 anos e, em caso de idosos a cada 3 anos. Existe uma tolerância de 30 dias após o vencimento. No entanto, passado esse tempo é considerado uma infração de trânsito. Portanto, não perca nenhuma data e renove sua carteira de habilitação antes de ganhar alguns pontinhos e levar uma multa.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply