IPVA Detran RO 2022 – Pagamento, Consulta, 2ª via e Atraso

Ano novo, boleto de novo. Todo ano novo chega junto com o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo que para 2022 não será diferente.

Esse uÉ um imposto que deve ser pago por todos que possuem um veículo, seja carro ou moto. Apesar de existir em todo território nacional, é considerado um imposto estadual, já que cada estado é responsável pelo seu, como por exemplo o IPVA RO 2022 é de responsabilidade do Detran de Rondônia.

Ainda que seja um imposto anual, muita gente ainda tem dúvidas sobre como emitir boleto, fazer o pagamento, consultar se há débitos ou simplesmente desconhece a importância do IPVA. Para sanar essas e outras dúvidas, prossiga com a leitura.

Para que serve o IPVA?

DetranRO

Diferente do que se imagina, o valor arrecadado com o IPVA não é destinado obrigatoriamente as vias da cidade ou estado. É usado para uso fiscal, podendo ser aplicado onde houver necessidade, como na educação saúde ou outro local onde o dinheiro terá um bom uso.

Do total arrecadado, 50% fica para o município onde o veículo está registrado e os outros 50% ficam para o Estado a que pertence. O valor que deve ser pago depende do valor e ano de fabricação do veículo.

Como realizar o pagamento do IPVA RO 2022?

O IPVA RO 2022 pode ser pago integralmente com 10% de desconto se for feito antecipadamente. O valor total também pode ser dividido em 3 parcelas (janeiro, fevereiro e março) com a data de vencimento dependente do final da placa do veículo.

Não há necessidade alguma de ir ao Detran. Tampouco aguardar a chegada dos boletos em casa. Os boletos do IPVA RO 2022 podem ser emitidos pela internet e pagos em qualquer lotérica, banco ou por aplicativo do banco. Há ainda a possibilidade de realizar o pagamento através do débito automático.

Veja abaixo o passo a passo e repita o mesmo em sua casa:

  1. Acesso o site oficial do Detran RO, clique aqui para ser redirecionado;
  2. Agora, você deve preencher as lacunas em branco com a placa e com o número de Renavam ou CPF/CNPJ, selecionando a opção “Não sou um robô” e depois clicando no botão “Consultar”, conforme é possível ver na imagem abaixo.
    Como realizar o pagamento do IPVA RO 2022?

Pronto, agora você já possui a possibilidade de verificar não somente o seu IPVA, mas também demais débitos referentes ao veículo, como é o caso do licenciamento, DPVAT e até mesmo as multas que foram aplicadas.

Emissão da 2ª via do boleto do IPVA

Há duas formas de consultar e emitir o boleto do IPVA RO.

A primeira delas é através do site do próprio Detran RO, realizando o procedimento previamente ensinado acima. Ao acessar a página é necessário digitar a placa do veículo e o número do Renavam ou CPF do proprietário. Em seguida, aparecerá todas as informações de consulta do veículo, incluindo o IPVA.

A outra maneira é através do site da Sefin RO (Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia). Lá, você deve preencher a lacuna em branco com o número do Renavam referente, clicando assim na opção “Sou humano” e então em “Consultar Renavam”, conforme é possível ver na imagem abaixo:

Emissão da 2ª via do boleto do IPVA

Como consultar a situação do veículo

É possível consultar a situação do veículo no site do Detran RO (informado no tópico acima), seguindo os mesmos passos já ensinados aqui. Ao acessar a página de consulta o usuário terá todas as informações sobre o seu veículo, como o IPVA, multas, pontos, licenciamento em outras informações relevantes ao veículo.

Outra maneira de fazer essa verificação é ir até o Detran do seu estado ou em alguma unidade do Poupatempo, se houver. Leve consigo os documentos pessoais do proprietário do veículo bem como do próprio veículo.

IPVA 2022 atrasado – o que fazer?

Atrasar o pagamento do IPVA RO 2022, ou de qualquer outro estado pode render um grande problema e um enorme prejuízo ao bolso do proprietário do veículo. Para fazer o licenciamento anual do carro, o proprietário precisa estar com o IPVA quitado. Caso contrário, o licenciamento não é feito.

E, um carro sem licenciamento não está apto a andar pelas estradas e nem pelas ruas da cidade. Dessa forma, se o veículo for apreendido ele será levado para o pátio. Para recuperá-lo é necessário:

  • Quitar o IPVA;
  • Quitar todas as eventuais multas antigas;
  • Quitar o licenciamento;
  • Irá receber uma multa sobre o atraso do licenciamento, que deverá ser paga;
  • Pagar os dias que o carro ficar apreendido no pátio.

Em resumo, se o veículo for pego sem o licenciamento o proprietário terá que pagar um valor alto para reaver o carro e ainda levará uma multa, o que significa que será acompanhada de pontos em sua habilitação.

Tudo isso pode ser evitado pagando o IPVA no início do ano e acompanhando a data de vencimento do licenciamento do seu veículo. Essa data também depende do final da placa, no entanto pode ser realizado junto com o IPVA no começo do ano.

Como se calcula o IPVA 2022 RO?

Para conseguir calcular o valor do IPVA 2022 RO, é preciso saber quanto é o valor do veículo em questão dentro da Tabela FIPE, depois disso, saber qual é a alíquota em que ele se encaixa. No caso dos carros comuns, é aplicada a porcentagem de 3%.

Sendo assim, digamos que o veículo custe R$10 mil e essa quantia seja aplicada, o valor do IPVA será de R$300, assim, como já dito anteriormente, esse valor pode ser parcelado em até três vezes, ou, pago de uma vez só diretamente na chamada cota única.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply