IPVA Detran RO – Pagamento, Consulta, 2ª via e Atraso

Ano novo, boleto de novo. Todo ano novo chega junto com o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É um imposto que deve ser pago por todos que possuem um veículo, seja carro ou moto. Apesar de existir em todo território nacional, é considerado um imposto estadual, já que cada estado é responsável pelo seu, como por exemplo o IPVA RO é de responsabilidade do Detran de Rondônia.

Ainda que seja um imposto anual, muita gente ainda tem dúvidas sobre como emitir boleto, fazer o pagamento, consultar se há débitos ou simplesmente desconhece a importância do IPVA. Para sanar essas e outras dúvidas, prossiga com a leitura.

DetranRO

Para que serve o IPVA?

Diferente do que se imagina, o valor arrecadado com o IPVA não é destinado obrigatoriamente as vias da cidade ou estado. É usado para uso fiscal, podendo ser aplicado onde houver necessidade, como na educação saúde ou outro local onde o dinheiro terá um bom uso.

Do total arrecadado, 50% fica para o município onde o veículo está registrado e os outros 50% ficam para o Estado a que pertence.

O valor que deve ser pago depende do valor e ano de fabricação do veículo.

Como realizar o pagamento do IPVA

O IPVA RO pode ser pago integralmente com 10% de desconto se for feito antecipadamente. O valor total também pode ser dividido em 3 parcelas (janeiro, fevereiro e março) com a data de vencimento dependente do final da placa do veículo.

Não há necessidade alguma de ir ao Detran. Tampouco aguardar a chegada dos boletos em casa. Os boletos do IPVA RO podem ser emitidos pela internet e pagos em qualquer lotérica, banco ou por aplicativo do banco. Há ainda a possibilidade de realizar o pagamento através do débito automático.

DetranRO

Emissão da 2ª via do boleto do IPVA

Há duas formas de consultar e emitir o boleto do IPVA RO.

A primeira delas é através do site do próprio Detran RO. Ao acessar a página é necessário digitar a placa do veículo e o número do Renavam ou CPF do proprietário. Em seguida, aparecerá todas as informações de consulta do veículo, incluindo o IPVA.

A outra maneira é através do site da Sefin RO (Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia). Ao acessar o site oficial, procure pela opção “impressão IPVA” e clique nela. Na próxima tela informe o seu Renavam e clique em “Consulta Renavam” para emitir a 2ª via do boleto do IPVA.

Como consultar a situação do veículo

É possível consultar a situação do veículo no site do Detran RO (informado no tópico acima), seguindo os mesmos passos já ensinados aqui. Ao acessar a página de consulta o usuário terá todas as informações sobre o seu veículo, como o IPVA, multas, pontos, licenciamento em outras informações relevantes ao veículo.

Outra maneira de fazer essa verificação é ir até o Detran do seu estado ou em alguma unidade do Poupatempo, se houver. Leve consigo os documentos pessoais do proprietário do veículo bem como do próprio veículo.

IPVA atrasado – o que fazer?

Atrasar o pagamento do IPVA RO ou de qualquer outro estado pode render um grande problema e um enorme prejuízo ao bolso do proprietário do veículo. Para fazer o licenciamento anual do carro, o proprietário precisa estar com o IPVA quitado. Caso contrário, o licenciamento não é feito.

E, um carro sem licenciamento não está apto a andar pelas estradas e nem pelas ruas da cidade. Dessa forma, se o veículo for apreendido ele será levado para o pátio. Para recuperá-lo é necessário:

  • Quitar o IPVA;
  • Quitar todas as eventuais multas antigas;
  • Quitar o licenciamento;
  • Irá receber uma multa sobre o atraso do licenciamento, que deverá ser paga;
  • Pagar os dias que o carro ficar apreendido no pátio.

Em resumo, se o veículo for pego sem o licenciamento o proprietário terá que pagar um valor alto para reaver o carro e ainda levará uma multa, o que significa que será acompanhada de pontos em sua habilitação.

Tudo isso pode ser evitado pagando o IPVA no início do ano e acompanhando a data de vencimento do licenciamento do seu veículo. Essa data também depende do final da placa, no entanto pode ser realizado junto com o IPVA no começo do ano.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply