IPVA Detran RR – Pagamento, Consulta e 2ª via do boleto

Se você mora em Roraima e possui veículo automotor deve ficar atento ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que deve ser pago para que possa transitar com o mesmo em vias públicas. Como pagar o imposto e o valor do mesmo, são informações importantes, que você contribuinte deve saber. Atualmente a Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima aplica o IPVA nos seguintes veículos, caminhões, aeronaves, embarcações e motocicletas.

Nem todos os veículos são obrigados a contribuir com o imposto, a isenção do IPVA ocorre nos seguintes casos:

  • Ambulâncias;
  • Veículos que servem embaixadas e consulados;
  • Táxis;
  • Veículos que são destinados a pessoas com deficiência;
  • Micro-ônibus, ônibus e vans que são utilizadas no transporte de turismo;
  • Veículos que são usados para fazer serviços de terraplanagem e serviços agrícolas;
  • Embarcações que são utilizadas para pesca, ou para transporte de passageiros.

Esses são os casos descritos que ficam sem precisar pagar o IPVA Roraima 2019.

IPVA

Tabela IPVA Roraima 2019

Para efetuar o pagamento do IPVA Roraima 2019 é necessário consultar o valor que deve ser pago de acordo com o modelo do veículo e a alíquota do estado. Vale lembrar que a alíquota pode sofrer alterações todos os anos, por enquanto segue a seguinte:

  • 1% para veículos destinados a locação;
  • 2% para motos, caminhões, ônibus e utilitários;
  • 3% para automóveis.

Telefone do Detran RR

Se você deseja obter mais informações ou precisa de algum documento do seu veículo poderá ligar para o número de telefone: (95) 3621-3700.

Como consultar a situação do IPVA Detran RR

Para fazer a consulta do IPVA RR 2019 e obter todas as informações necessárias para efetuar o pagamento veja o passo a passo que selecionamos abaixo:

1º passo – Cesse o site do Detran RR aqui no link;

2º passo – Selecione “Emissão de débitos de veículo”

3º passo – Digite o número da placa do veículo;

4º passo – Digite o RENAVAM do veículo que tem nos documentos do mesmo;

5º passo – Selecione a opção “Não Sou Um Robô”

6º passo – Selecione o botão consultar.

Vai abrir a página com todas as informações do seu veículo, se tem alguma pendência vai aparecer e o valor do imposto a ser pago em 2019. Você também vai poder emitir a guia para efetuar o pagamento.

IPVA RR

Como pagar o IPVA RR 2019

O pagamento do IPVA RR 2019 deverá ser feito com a guia de recolhimento que você pode emitir direto no site do Detran, como informado acima no artigo, basta seguir o passo a passo. Depois de ter a guia em mãos, você pode fazer o pagamento nos seguintes lugares:

  • Banco Bradesco;
  • Banco Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Casas Lotéricas;
  • Caixa Econômica Federal.

Se o IPVA for pago na data de vencimento com parcela única o portador tem direito a um desconto no valor total do mesmo. Mas se pagar com atraso estará sujeito a juros.

Emissão de 2ª via de boleto

Caso você ainda não tenha o boleto para fazer o pagamento do IPVA RR 2019 poderá acessar o site do Detran, conforme foi explicado acima. Nele você encontra todas as opções e valores já corrigidos, caso esteja em atraso. É importante salientar que o imposto não pago, gera multa, o condutor perde pontos na carteira de habilitação e está sujeito a guincho, ou seja o veículo será recolhido para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito. Lembre-se sempre de observar a data de pagamento para não passar por tantos transtornos desnecessários, poupando tempo e dinheiro.

IPVA RR Dívida Ativa

A dívida ativa é composta por inúmeros débitos que o proprietário do veículo tem com a Secretaria da Fazenda de RR. Nesse caso o proprietário receberá um aviso de atraso para que possa quitar a dívida, se mesmo assim nada for acertado o nome do proprietário vai para o IPVA Dívida Ativa impossibilitando fazer qualquer transação com o veículo, não poderá fazer transferência, nem pagar o IPVA do mesmo.

Para saber se o nome está na dívida ativa poderá acessar o site https://portalapp.sefaz.rr.gov.br/cnd/servlet/hwcndind informar o que o site pede, depois poderá efetuar os boletos e fazer o pagamento. Também é possível entrar em contato com o Sefaz RR pelo telefone, falar com o atendente e seguir as orientações para pagar a dívida.

Espero que as informações acima possam ajudar você.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply