IPVA 2020 RS – Pagamento, Alíquotas, Descontos e Consulta

O IPVA 2020 RS é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do Rio Grande do Sul. Esta é uma taxa anual que tem como função arrecadar dinheiro para os cofres públicos.

O valor correspondente ao IPVA é utilizado pela Secretaria da Fazenda do Estado para garantir a prestação de serviços públicos aos cidadãos do Rio Grande do Sul, sem necessariamente ter relação com o trânsito.

O pagamento do imposto é obrigatório e deixar de quitá-lo gera uma série de complicações junto ao Detran do estado. Conheça, a seguir, quais são elas e veja informações sobre consulta e pagamento do imposto.

IPVA 2020 RS – o que acontece quando não é pago?

A principal dificuldade enfrentada é a impossibilidade de realizar o licenciamento anual. Caso o motorista seja pego circulando sem esse documento atualizado, há risco de receber multa e ter o veículo apreendido.
Pagamento IPVA 2020 RS
Além dessa complicação, é relevante lembrar que sobre o IPVA incidem multa e juros após o vencimento. Portanto, há o aumento da dívida, o que pode se tornar uma bola de neve e dificultar bastante o pagamento.

Pagamento

Existe a possibilidade de pagar o IPVA Detran RS de duas formas: em cota única (o que corresponde ao valor integral do imposto e eventuais descontos) ou em até três parcelas.

O prazo de pagamento do imposto varia de acordo com o número final da placa do veículo. Para o IPVA RS 2020, as datas máximas para quitar essa taxa obrigatória são:

  • 1 de abril: final 1;IPVA RS
  • 3 de abril: final 2;
  • 5 de abril: final 3;
  • 8 de abril: final 4;
  • 10 de abril: final 5;
  • 12 de abril: final 6;
  • 15 de abril: final 7;
  • 17 de abril: final 8;
  • 22 de abril: final 9;
  • 24 de abril: final 0.

O pagamento pode ser feito em instituições financeiras credenciadas, como o Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (somente correntistas).

Junto ao IPVA, o proprietário do veículo pode aproveitar para quitar o DPVAT (seguro obrigatório), multas de trânsito e a taxa de licenciamento, aproveitando para se livrar de todas essas pendências.

Alíquotas do IPVA 2020 RS

  • Automóveis e camionetas – 3%;
  • Motocicletas – 2%;
  • Caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de locação – 1%.

Descontos

Uma dúvida que ronda o IPVA é a possibilidade de desconto. Os abatimentos costumam variar de acordo com o ano vigente, mas, de modo geral, é possível obter descontos em:

  • Pagamentos em cota única: os descontos variam de 3% a 1%, se o proprietário do veículo quitar o imposto antes do prazo de vencimento.
  • Bons motoristas: neste caso, enquadram-se condutores que não tiveram multa de 2015 a 2018 (redução de 15%), de 2016 a 2018 (abatimento de 10%) e de 2017 a 2018 (benefício de 5%).
  • Bom Cidadão: corresponde ao Programa de Nota Fiscal Gaúcha. São oferecidos descontos de 1% a 5%.

Consulta IPVA

Na dúvida se o IPVA 2020 já foi pago? É possível esclarecer essa questão consultando a situação do veículo de forma segura, rápida e prática diretamente no site do Detran do estado. Para isso, basta seguir este passo a passo:

A página será atualizada, trazendo informações sobre o IPVA, inclusive do licenciamento anual. Eventuais pendências serão exibidas, bem como indicações para quitá-las.

Emissão de 2ª via de boleto IPVA 2020

Precisa imprimir a segunda via do boleto? Então, saiba que o Detran e Secretaria da Fazenda do Estado não emitem guia de pagamento do imposto (nem do DPVAT e licenciamento).

Para efetuar pagamento, basta se dirigir a uma instituição financeira credenciada (Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander, Sicredi), informar o número da placa e RENAVAM do veículo, e quitar essa pendência prontamente.

Caso tenha conta corrente no Banco do Brasil, esse processo pode ser feito via internet banking ou caixa eletrônico, informando os mesmos dados e senha para débito em conta.

Se precisar pagar o IPVA de anos anteriores, será preciso emitir uma guia de arrecadação, só que diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado, no link https://www.sefaz.rs.gov.br/DAT/DAT-GAU-EMI-DIV_1.aspx?cpf_fis=&cnpj_empresa=&cgcte_empresa=&ipva=s.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply