IPVA 2021 Minas Gerais – Valor, Data de Pagamento, Onde e Como Pagar

Para os mineiros, o IPVA 2021 MG já vem sendo esperado por muitos, pois o pagamento do IPVA 2021 MG é importante por ser obrigatório e por ser aquilo que permite a circulação dos veículos nas estradas brasileiras.

A cobrança do IPVA é feita todos os anos e vale para todos os estados do Brasil, ok? No entanto, cada estado conta com suas regulamentações, valores e prazos.

Entenda as informações acerca do IPVA para Minas Gerais em 2021!

Sobre IPVA 2021 MG

A sigla IPVA define o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que, como o nome diz, é cobrado de proprietários de carros, motos, ônibus, micro-ônibus, caminhões, além de outros veículos terrestres.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Minas Gerais é o responsável pela administração do IPVA, além de outras atribuições.

Para o IPVA 2021 MG, é necessário consultar o site do Detran mineiro para verificar as informações atualizadas para o ano, pois sempre pode ocorrer mudanças em valores, mas é importante estar atento para o calendário – já que as datas procuram se adaptar ao ano, embora os meses sejam os mesmos.

O valor arrecadado com o imposto é dividido entre o município onde o veículo foi registrado e o Estado em si – 50% do dinheiro para cada um. Teoricamente, a quantia é usada para melhorias em áreas essenciais para a população, como a saúde, segurança pública, educação e infraestrutura.

Calendário IPVA 2021 MG

A tabela IPVA 2021 MG pode ser vista no site do Detran Minas Gerais, mas as datas de vencimento do imposto seguem a mesma regra: o número final da placa do seu automóvel.

O pagamento do IPVA pode ser feito em cota única ou em três parcelas.

Os três primeiros meses do ano são os prazos de vencimento para o IPVA 2021 mineiro. O que altera são os dias, respeitando cada placa.

Veja abaixo como está estabelecido para o IPVA 2021 MG com as datas para a primeira (e cota única), segunda e terceira parcelas:

🔸 Placas com finais 1 e 2: vencimentos em 13/01, 13/02 e 13/03,

🔸 Placas com finais 3 e 4: vencimentos em  14/01, 14/02 e 16/03,

🔸 Placas com finais 5 e 6: vencimentos em 15/01, 17/02 e 17/03,

🔸 Placas com finais 7 e 8: vencimentos em 16/01, 18/02 e 18/03,

🔸 Placas com finais 9 e 0: vencimentos em 17/01, 19/02 e 19/03.

Vale mencionar que existem certos casos de isenção de IPVA, como quem teve o carro roubado ou com fabricação antiga.

Condutores com doenças crônicas e limitantes também estão livres desse pagamento.

Como pagar?

O pagamento pode ser feito em bancos credenciados, em agências lotéricas ou pelo internet banking.

Tenha em mãos o número do RENAVAM do seu veículo para fazer o pagamento.

Caso tenha atrasos, é possível emitir o boleto com o valor atualizado (multas e juros incluídos) no site do Detran Minas Gerais.

Valor IPVA 2021 MG

trânsito

O valor do IPVA 2021 MG ainda não foi divulgado, mas é possível que você possa se antecipar e calcular por meio dos fatores usados.

Procure saber qual é o valor venal do automóvel com base na Tabela FIPE e a alíquota do IPVA para a categoria do seu veículo.

A partir disso, multiplique os dois fatores e faça a divisão por 100. O resultado será o valor do seu IPVA 2021 MG! 

A alíquota para automóveis, veículos de uso misto, utilitários, caminhonetes de cabine dupla, assim como motor homes e caminhonetes de cabine estendida é de 4%, enquanto que para caminhonetes de carga (picapes) cabine simples e furgões, a alíquota é de 3%. 

Para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público, a alíquota é de 2%.

Com essas informações, agora você pode pagar o IPVA 2021 MG com tranquilidade.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply