IPVA 2021 Pernambuco – Valor, Data de Pagamento, Onde e Como Pagar

O IPVA 2021 PE é um importante tributo para manter o carro circulando em vias públicas. Cada proprietário de veículos em Pernambuco deve fazer o pagamento do IPVA 2021 PE dentro do período indicado.

Entenda que a cada ano há mudanças no calendário e nos valores do imposto, por isso entenda como funcionará o IPVA para 2021 para os pernambucanos.

Sobre o IPVA 2021 PE

IPVA Detran PE

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o famoso IPVA, aquele valor presente todos os anos nas obrigações dos brasileiros que são donos de algum veículo terrestre.

A cobrança, geralmente, acontece junto com o licenciamento anual, pois o não pagamento do IPVA impede a realização da renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), o que será um problema caso seja parado em fiscalizações, pois pode causar multa, pontos na carteira e até apreensão do veículo.

O valor arrecadado com o IPVA 2021 será dividido entre o estado de Pernambuco e o município em que o veículo foi emplacado.

A partir daí, o montante é utilizado como fonte para melhorias em áreas essenciais para a população, não necessariamente apenas para o trânsito, podendo se estender para a infraestrutura, saúde e educação também.

Ainda não há atualizações sobre o IPVA 2021 PE, mas no ano anterior o imposto teve redução de 3,11% e 4,57% para caminhões.

A confirmação de manutenção da redução ou mesmo alterações devem ser esperadas pelo Governo pernambucano.

Valor do IPVA 2021 PE

contando moedas

Da mesma maneira que nos outros estados, o IPVA 2021 PE tem seu valor estabelecido por meio de um cálculo simples: a multiplicação entre o valor venal do veículo pela Tabela FIPE e a alíquota do IPVA, e dividindo por 100. 

A Tabela FIPE é atualizada anualmente, assim como a alíquota que é informada pelo governo. Atualmente, são os valores de alíquotas os listados abaixo:

 

➡️ Motos de até 50 cc, ônibus e caminhões: 1% de alíquota,

➡️ Motos de até 300 cc: 2,5% de alíquota,

➡️ Motos de até 600 cc, carros de até 180 cc e micro-ônibus: 3% de alíquota,

➡️ Motos acima de 600 cc: 3,5% de alíquota,

➡️ Carros acima de 180 cc: 4% de alíquota.

 

Não existe isenção de IPVA em Pernambuco, mas o estado possui um sistema diferenciado na cobrança do imposto, ocorrendo uma redução progressiva do valor. Portanto, veículos com fabricação há mais de 15 anos pagam R$ 35 (para motos) e R$ 55 (para demais veículos).

Calendário de Pagamento IPVA 2021 PE

fiscais detran pe

A tabela IPVA 2021 PE ainda não foi oficialmente divulgada, mas as datas tendem a coincidir com os meses de fevereiro, março e abril, com dias diferentes conforme o número final da placa dos veículos.

O estado de Pernambuco enviará um e-mail para os condutores como um lembrete para o pagamento do imposto antes que ocorra uma notificação, pois caso isso ocorra há a cobrança de uma multa que representa 100% do valor do IPVA atualizado.

Assim, saiba que você pode quitar o IPVA 2021 PE em cota única, com desconto de 7% ou em três parcelas. 

O mês de fevereiro tem suas datas voltadas para essa cota única e para o pagamento da primeira parcela, enquanto que março e abril são para as segunda e terceira parcelas, respectivamente.

Como pagar o IPVA?

O pagamento do IPVA 2021 PE é bem simples: você pode ir até um banco credenciado (Banco do Brasil, Caixa Eletrônica Federal, Itaú e Santander) ou casas lotéricas com o documento do carro em mãos.

É possível também emitir o boleto de pagamento pelo site do Detran Pernambuco, para quem dá preferência pelo papel em si. Com ele, basta também ir em um banco e fazer a quitação.

Quem é correntista do Banco do Brasil pode também fazer o pagamento pela internet ou aplicativo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply