IPVA 2021 Rio de Janeiro – Valor, Calendário, Onde e Como Pagar

Assim como em todos os estados do Brasil, o IPVA 2021 RJ é obrigatório e precisa ser pago pelos proprietários de veículos automotores. Para não perder prazos, é necessário saber como vai funcionar o IPVA 2021 RJ.

Ser pego dirigindo com o IPVA atrasado é uma infração gravíssima, onde você recebe multa, perda de 7 pontos na carteira, exigência de quitação dos débitos e apreensão do veículo até que isso ocorra.

Entenda o IPVA 2021 Rio de Janeiro para não passar por essa dor de cabeça!

Sobre IPVA 2021 RJ

IPVA RJ

Todo mundo conhece o IPVA – o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é aplicado sobre todos os automóveis dentro do território brasileiro.

Muitos já estão preocupados em garantir o pagamento do IPVA 2021 RJ nos dias corretos para evitar as complicações que mencionamos acima, mas também porque a falta desse pagamento impede a realização do licenciamento veicular.

A ausência do licenciamento anual também pode causar problemas para os motoristas, que correm o risco de sofrer mais uma infração de natureza gravíssima.

Se você não quer passar por isso, é melhor entender que o IPVA 2021 RJ tem prazos de vencimento, valores específicos conforme a categoria do automóvel e também isenção para determinadas situações.

Isenção: quem tem direito?

Automóveis com mais de 15 anos de fabricação não precisam fazer o pagamento do imposto.  Além disso, essas condições também passam pela isenção:

🔹 Veículos de propriedade de pessoas jurídicas de direito público externo, quando são destinados para uso de missão diplomática ou consulado,

🔹 Veículos de transporte escolar,

🔹 Tratores e máquinas agrícolas,

🔹 Veículos adaptados para pessoas portadoras de deficiência visual, física, intelectual ou autismo,

🔹 Veículos de entidades ou associações filantrópicas que estão registradas junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito),

🔹 Automóveis de entidades sindicais dos trabalhadores,

🔹 Automóveis dos Governos Federal, Estadual ou Municipal,

🔹 Veículos pertencentes a partidos políticos e suas fundações,

🔹 Veículos de instituições religiosas de qualquer crença.

Caso ocorram mudanças nas isenções, faremos as atualizações.

Valor IPVA 2021 RJ

O valor IPVA 2021 RJ que precisa ser pago pelos motoristas é o resultado da multiplicação entre o valor venal do veículo, de acordo com a Tabela FIPE, e a alíquota da categoria do automóvel, depois dividindo por 100.

É sabido que os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são os que possuem as taxas mais altas de IPVA, por isso procure separar antecipadamente o dinheiro para quitar esse imposto.

É possível que as alíquotas sofram alteração para 2021, mas enquanto não há informações oficiais, veja abaixo quais são as alíquotas atuais para ter uma ideia do cálculo do valor do seu IPVA!

🔸 0,5%: veículos de locação,

🔸 1%: caminhões, táxis, automóveis movidos a gás natural ou energia elétrica,

🔸 2%: ônibus, micro-ônibus e carros à álcool,

🔸 3%: veículos de passeio e camionetas bicombustíveis,

🔸 4%: veículos de passeio e camionetas movidas à gasolina e carros importados.

O valor IPVA 2021 RJ pode ser pago em cota única ou em três parcelas. 

Calendário IPVA 2021 RJ

trânsito carioca

A tabela de pagamento IPVA 2021 RJ é liberada todos os anos e sofre alterações para se adaptar ao calendário vigente.

O critério usado para os prazos de vencimento permanece o mesmo: o número final da placa dos veículos.

Embora ainda não exista uma tabela atualizada para 2021, você pode ter uma ideia de como funcionará pensando nos três primeiros meses do ano: em janeiro, há o pagamento integral ou da primeira parcela do IPVA, em diferentes dias para cada final de placa.

Em fevereiro e março, deve-se fazer o pagamento da segunda e da terceira parcelas do IPVA, respectivamente, também em datas que serão fornecidas pelo Estado.

Pagamento IPVA 2021 RJ

É possível fazer o pagamento IPVA 2021 RJ em caixas eletrônicos, em unidades do Detran Rio de Janeiro ou por internet banking no site do Bradesco.

Não esqueça que o pagamento em cota única oferece desconto, por isso se você quer um valor ainda mais atrativo, tente pagar ainda no mês de janeiro ou até antecipadamente.

Siga as regras de calendário e esteja dentro da lei com o IPVA 2021 RJ!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply