IPVA 2021 Mato Grosso – Valor das alíquotas, 2ª via e Como pagar

Engana-se quem pensa que ao se ter um carro os custos se restringem apenas na gasolina e seguro particular, é preciso lembrar que existe o DPVAT, licenciamento, possíveis multas e por fim, o caro IPVA.

Lembrado também como o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, ele é um dos impostos anuais mais caros que os motoristas precisam se preocupar, visto que o seu valor é calculado em cima do valor de venda do veículo.

Quer saber mais sobre esse imposto no estado do Mato Grosso? Leia abaixo mais sobre como tirar sua segunda via, quando deve ser pago, quais são os valores médios e muito mais. Fique por dentro.

IPVA MT

IPVA Detran MT 2021 – Como Consultar?

O boleto do IPVA não é mais enviado via Correios faz algum tempo, agora é necessário fazer a consulta via site oficial do Detran MT, somente assim você poderá ter a certeza de que está pagando para a instituição correta, com o valor condizente e sem correr os riscos de golpes.

Veja abaixo um passo a passo completo de como consultar o seu IPVA dentro do estado do MT e fique por dentro das datas de pagamento:

  1. Acesse o site oficial do Detran MT, que é: https://www.detran.mt.gov.br/;
  2. No início do site você verá a opção “Consulte seu veículo”, preencha as lacunas em branco com a placa e Renavam do veículo que deseja consultar, clique então em “Consultar”;
    IPVA Detran MT 2021: Como Consultar, Tabela e Valores
  3. Pronto, agora você terá acesso não somente as parcelas do IPVA, mas também ao licenciamento, DPVAT e multas (casos elas existam).

É importantíssimo ficar atento ao pagamento do IPVA, visto que o não pagamento desse imposto pode ocasionar em danos não somente financeiros, mas também da retenção do veículo e de pontos na sua carteira, leia mais abaixo sobre as consequências.

O que acontece se não pagar o IPVA?

O motorista que não está com este imposto regularizado perante a Secretaria da Fazenda do Mato Grosso, pode perder o veículo, além de que a multa pode atingir 20% a mais do imposto que está devido – em alguns casos atingindo até 100%, se já estiver na dívida ativa do estado.

Se o motorista for pego andando com o respectivo carro com a documentação em atraso, receberá uma multa gravíssima com o valor de R$297, além de 7 pontos para a Carteira Nacional de Habilitação.

É importante prestar atenção às datas de pagamento e se programar para pagar todos os anos esses valores, visto que caso isso não aconteça, as consequências são bem piores do que o valor inicial previsto.

Valor do IPVA MT 2021

Os valores de cobrança do IPVA no estado do Mato Grosso são diferentes para os tipos de veículos existentes, veja abaixo:

  • 1% é cobrado para ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos e aquáticos, motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas com até 180 cilindradas;
  • 2% para automóveis de passeio, de carga ou misto, com a potência máxima de 1 mil cilindradas cúbicas;
  • 2,5% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas com a potência entre 180 até 300 cilindradas;
  • 3% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas entre 300 até 600 cilindradas cúbicas, além de veículos terrestres de passeio, carga, misto, jipe, picape e caminhonetes com cabine fechada/dupla;
  • 3,5% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas com mais de 600 cilindradas cúbicas;
  • 4% é cobrado para veículos de competição.

Agora, para calcular o valor do seu IPVA, é preciso que veja em qual categoria ele se encaixa, então, procure saber qual o valor de venda do mesmo segundo a tabela FIPE e pronto, já saberá o quanto precisará guardar para quitar esse imposto.

Calendário IPVA MT 2021

Ainda não foi divulgado o calendário do IPVA 2021 do Mato Grosso, porém, as datas costumam ser no mesmo período das do ano anterior, veja abaixo as datas previstas baseando-se no ano de 2020:

IPVA Detran MT 2021: Como Consultar, Tabela e Valores

Agora que você já sabe as informações completas do IPVA MT 2021, basta se programar com os pagamentos e com as datas referentes a sua placa, não deixe atrasar o pagamento ou passar em branco, as consequências são complicadas e podem ir muito além do simples valor do IPVA.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply