IPVA 2021 Pará – Valor das alíquotas, 2ª via e Como pagar

Todo início dos anos os proprietários de veículos já devem começar a se programar para realizar o pagamento do IPVA – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores -, cobrado em todos os estados e religiosamente no início do ano.

No estado do Pará não é diferente, é preciso saber lidar com as parcelas que irão chegar ou já deixar o dinheiro reservado para pagar à vista. Quer saber informações completas sobre esse imposto no estado paraense? Veja abaixo informações completas e fique por dentro do assunto.

IPVA PA

IPVA Detran Pará 2021: como funciona?

Se você mora no Pará e tem um carro, já sabe que querendo ou não, o seu IPVA chegará. Veja abaixo como emitir a segunda via, saber quais são os valores e como realizar o pagamento em parcela única, caso queira.

  1. Acesse o site oficial do Detran Pará, que é http://www.detran.pa.gov.br/index_.php ;
    IPVA Detran Pará 2021: como funciona?
  2. Ao acessar o site, clique na opção “Veículos”, você será redirecionado para o final da página, onde verá uma série de acessos possíveis, escolha “Consulta De Veículo Detalhada”;
    IPVA Detran Pará 2021: como funciona?
  3. Na próxima página que abrirá, você deve preencher as lacunas em branco com: os dados da placa do veículo, o número de Renavam e a sequência solicitada de segurança, então, clique em “Confirmar”.
    IPVA Detran Pará 2021: como funciona?

Pronto! Agora você não terá o acesso somente ao seu IPVA, mas sim várias outras informações, como o licenciamento, multas (caso existam), DPVAT e demais informações relacionadas ao veículo em que a consulta foi realizada.

É importante lembrar que antigamente os boletos referentes ao IPVA eram enviados via Correios, porém nos últimos anos essa prática foi abolida, agora a consulta é feita direto no site oficial do órgão, assim como é possível entrar em contato com o telefone ou via chat para sanar demais dúvidas.

Pagar IPVA à vista ou parcelado?

Uma dúvida bem comum para quem irá pagar o imposto e quer economizar, é sobre pagar o imposto parcelado no padrão de 3 vezes ou à vista.

Os motoristas que não tiveram multas de trânsito nos últimos dois anos e fizerem o pagamento à vista, possuem o desconto atribuído de 15%. Já para aqueles que não tiveram multas no último ano, o desconto à vista é de 10%, nos demais casos que não se enquadram nos anteriores, o desconto à vista é 5%.

O valor do IPVA no Pará é o percentual de 2,5% em cima do valor total do mesmo, baseando se no preço da tabela FIPE.

Site oficial Detran Pará

Ao acessar o site oficial do Detran Pará, você tem uma grande gama de informações tanto para seu veículo, como motorista, cidadão e demais informações. Você pode ler notícias locais relacionadas ao trânsito local, quais são as ações que o Detran anda organizando, concursos e muito mais.

Descendo um pouco a página, o cidadão paraense tem a categoria “Serviços Habilitação”, do qual poderá acessar o boleto da 1ª habilitação, da CNH definitiva, da junta médica, da renovação da CNH, reteste, além das consultas específicas de taxas, processos, pontuações e exames.

Ao rolar o mouse, é possível chegar na categoria “Serviços Veículo”, aqui você tem acesso as informações de boletos relacionados ao veículo como IPVA, DPVAT, licenciamento, multas, além de conseguir acompanhar processos específicos, placa do modelo Mercosul e demais informações.

Ao descer mais um pouco no site, é possível acessar a categoria “Serviços Infração”, lá existem apenas duas opções que são “Boleto Infração” e “Consulta Edital Notificação Infração”.

Por fim, há a categoria “Outros Acessos”, da qual é possível acessar informações relacionadas a leilões, como falar com a diretoria, declaração de endereço, credenciamento de clínicas e muitas outras opções.

Calendário IPVA 2021

Ainda não é possível ter acesso à tabela de datas do IPVA 2021, porém, é possível se basear com as datas disponibilizadas do ano de 2020, veja abaixo quais são os dias de pagamento de acordo com o final de cada placa.

Final da Placa1ª parcela ou cota única2ª parcela3ª parcela
01-11-21-31 06/mar 06/fev 06/mar
41-51-61 13/mar 13/fev 13/mar
71-81-91 20/mar 20/fev 20/mar

Assim, é possível que o motorista paraense já posso ir se organizando e guardando o dinheiro necessário um ano antes. Atrasar o IPVA pode acarretar multas com cobranças abusivas, além das irregularidades causadas ao seu veículo e possíveis multas.

Cumpra seu dever como cidadão e motorista, mantenha suas contas em dia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply