IPVA 2021 Paraíba – Valor das alíquotas, 2ª via e Como pagar

Os boletos do início do ano de 2020 mal acabaram e talvez você já esteja pensando nos de 2021 não é mesmo? Um deles, sem sombra de dúvidas, é o do IPVA PB 2021, que a cada ano é reajustado conforme as taxas e valores são atualizadas. Na Paraíba, veículos com mais de 15 anos desde a sua fabricação não precisa se preocupar com o pagamento do IPVA.

O IPVA ou Imposto sobre propriedade de veículos automotores, é uma taxa que visa a arrecadação de recursos que são responsáveis por custear parte dos serviços públicos. Entre eles estão saúde, educação, segurança e principalmente mobilidade urbana. Sendo assim, esse é um valor muito importante para que a máquina pública possa efetuar seus trabalhos. 

O não pagamento desse imposto é passivo de multa e até mesmo apreensão do veículo o qual o imposto se encontra em atraso. Por isso é tão importante manter a quitação dessa dívida em dia para não ter dor de cabeça mais tarde.

A seguir, confira todas as especificações sobre o IPVA PB 2021.

IPVA PB

Valores e Alíquotas

O IPVA é calculado por meio do valor venal do veículo multiplicado pela alíquota correspondente ao mesmo. Dessa forma, os valores podem variar bastante de um veículo para o outro e de um ano para o outro. Tudo vai depender do modelo, ano e marca do automotor. 

As alíquotas do IPVA PB 2021 ainda não foram disponibilizadas pelo DETRAN PB, elas costumam estar disponíveis quando o calendário é lançado. Porém, é possível ter uma noção das porcentagens, analisando as alíquotas de 2020. 

  •  2,5% – Automóveis, caminhonetes e similares, motocicletas, micro-ônibus;
  • 1% – Caminhões e ônibus.

Comparado a outros estados, as alíquotas divulgadas na Paraíba são bem mais simplificadas, não tendo especificações de potência dos veículos ou valores dos mesmos.

Tem descontos?

Em 2020, para os proprietários que fizerem o pagamento em cota única ou da primeira parcela até uma data limite, é concedido um desconto de 10%. O valor de desconto e condições de pagamentos para o IPVA PB 2021 ainda não foi divulgado, porém, é possível que o valor de desconto siga o mesmo padrão do último ano.

Calendário de Pagamento 2021

As datas de pagamento do IPVA são escolhidas de acordo com o final das placas dos veículos. Cada número costuma ter uma data para início e data limite de até quando o documento pode ser quitado.

O calendário de pagamento do IPVA 2021 ainda não está disponível, porém, é possível ter uma base dos prazos de pagamento a partir do calendário de 2020 divulgado pelo DETRAN PB:

calendario ipva PB 2021

Como é possível ver, além do pagamento em cota única, ainda é possível parcelar o pagamento do imposto em até três vezes. Isso facilita para muitas pessoas que não tem condições de efetuar o pagamento de uma única vez. E ainda, para aqueles que ficarem de olho nos prazos, ainda é possível garantir um desconto de 10% sobre o valor total.

Onde e como efetuar o pagamento do IPVA

O pagamento de IPVA PB tem dois tipos de guia de pagamento, e elas têm quitação diferente. O primeiro deles é o DAR, é a guia comum que só permite o pagamento em agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil. 

O segundo é a Ficha de Compensação, com ela o pagamento do IPVA pode ser efetuado nos caixas eletrônicos de outras agências bancárias, lotéricas ou ainda pelo Internet Banking. Para isso basta ter em mãos a guia de pagamento ou número de Renavam e placa do veículo.  

Emitir 2ª via do IPVA PB 2021

Para quem precisa emitir uma nova guia de pagamento do IPVA é muito simples, pois o procedimento pode ser feito pela internet. Para isso, basta acessar o site do DETRAN PB e acessar o menu “IPVA”. Depois disso é só acessar o link “emitir boleto IPVA”. Na nova guia que vai abrir é só digitar as informações solicitadas e escolher o tipo de guia para emissão. Pronto.

Apesar das informações sobre o IPVA PB 2021 ainda não estarem disponíveis nos órgãos oficiais, é possível ter uma base de valores e prazos pelas informações de 2020. 

Se ficou alguma dúvida sobre o IPVA PB é possível tirá-las diretamente pelo site do DETRAN PB que é bem amplo em informações. Também é possível acessar as redes sociais do DETRAN para ficar por dentro das mudanças e notícias a respeito do IPVA.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply