Renavam Detran BA – Consulta de débitos, Valores, Tabela de pagamento e Como pagar

Quem já é acostumado a dirigir no estado da Bahia sabe muito bem o quanto o trânsito pode ser estressante, especialmente em Salvador, na capital. Nos horários de pico, até vias mais rápidas costumam ter engarrafamentos.

Todo esse fluxo gigantesco tira qualquer motorista do sério e, junto com a desatenção, pode acabar gerando problemas para quem realmente segue as normas.

Nesses casos, quando surge alguma dúvida, o motorista pode consultar facilmente os débitos do seu veículo (multas, IPVA, etc) pelo site ou aplicativo do Detran, sendo necessário apenas o número do Renavam.

O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) da Bahia é um imposto obrigatório que deve ser pago anualmente por qualquer pessoa que possua veículos registrados no estado. Ele também pode ser consultado com o Renavam pelo site.

Portanto, para não ser pego de surpresa em uma blitz, é importante estar ciente se o seu veículo está regularizado e, caso não esteja, buscar uma solução imediatamente.

[CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O DETRAN BA]

Renavam Detran PR

Renavam Detran BA

O Renavam é como uma carteira de identidade do seu veículo. Possui 11 dígitos (sempre) e pode ser encontrado no documento do carro. É uma numeração vitalícia, ou seja, será exclusiva do seu veículo por toda a sua vida. É obrigatório para qualquer veículo, desde carros e motos até vans e tratores.

O Renavam não pode ser alterado. Em caso de venda do veículo, ele continua sendo o mesmo para o novo dono, pois com ele possível identificar o histórico do veículo.

Pesquisando sobre o Renavam no site do Detran da Bahia, é possível identificar se há multas pendentes, impostos atrasados e diversos outros tipos de irregularidades.

Por isso, é fundamental que você tenha o número do Renavam em mãos e verifique regularmente. Em casos de compra de um carro usado, deve ser exigido o número do Renavam, pois com ele o comprador pode ter certeza que o carro não tem pendências.

Consulta dos débitos Renavam Detran BA

Para começar, entre no site do Detran BA (clique aqui). Com o site aberto, passe o mouse na aba “Serviços” e clique em “Para Veículos”.

Em seguida, a página de Serviços do Detran BA será aberta. Ali se encontram muitas opções, mas clique em “Situação de Veículos”. O site ainda explica que é possível visualizar informações do seu veículo, débitos de IPVA, licenciamento, infrações, etc.Renavam-BA

No menu a esquerda, clique em “Consultar Situação” e siga as etapas. Você vai precisar logar com seu CPF e senha (ou cadastrar-se no site). Também é possível pesquisar pela situação do seu veículo com o número do chassi.

p.s: na página de serviços você pode acessar outros tipos de serviços, podendo até consultar multas de um veículo de outro estado. Verifique as opções e veja se alguma é interessante para você no momento.

Resumindo:

  1. Entre no site do Detran BA;
  2. Passe o mouse na aba “Serviços” e clique em “Para Veículos”;
  3. Clique em “Situação de Veículos”
  4. Clique em “Consultar Situação”
  5. Insira seu Renavam ou Chassi
  6. E clique em “Pesquisar”.

Pronto! Você terá as informações que você precisa sobre o seu veículo, vai poder visualizar multas, IPVA, taxas de licenciamento, infrações e seguro obrigatório.

No caso de multas, você poderá verificar o local, data e até o tipo de infração cometida. Também será informado o valor da multa, bem como a opção de emitir o boleto e resolver a pendência na mesma hora. Tecnologia simplificando sua rotina!

Valor do IPVA Bahia

IPVA3

Assim como nos outros estados brasileiros, o valor do IPVA no estado da Bahia é definido pela precificação dos automóveis de acordo com suas varáveis (cor, marca, modelo, ano, etc). Em outras palavras, é definido com base na tabela FIPE.

Para este ano de 2019, o valor do IPVA na Bahia para cada categoria será de:

  • Caminhões – 4,86%
  • Carros – 3,2%
  • Motos – 3,23%
  • Ônibus e micro-ônibus – 3.66%
  • Veículos utilitários – 3,28%

[CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O IPVA DETRAN BA]

Tabela de pagamento do IPVA na Bahia

Para saber que mês você deverá começar a pagar as parcelas do seu IPVA, basta verificar o final da placa do seu veículo. O último número corresponde ao mês de pagamento. Exemplo: se o último for 1, será janeiro; se for 8, será agosto.

Para mais detalhes, confira os prazos e descontos na tabela abaixo:

Como pagar?

Quem pagar em dias consegue desconto de 5% sobre o valor total do imposto. Se o boleto não chegar no seu endereço, você pode gerá-lo no site do Detran BA.

Você pode pagar o boleto digitalmente pelo aplicativo do seu banco. Além disso, ele também pode ser pago diretamente em Lotéricas ou em qualquer banco.

Se antes era difícil saber mais sobre o IPVA do seu automóvel na Bahia, agora é possível ter acesso a ele em menos de 2 minutos com o Renavam!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply