Renavam Detran DF – Consulta, Licenciamento, IPVA, multas

O Renavam Detran DF faz parte de um banco de dados criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com a finalidade de cadastrar todas as informações sobre todos os veículos emplacados no Distrito Federal.

Com o Renavam Detran DF, você tem a possibilidade de visualizar os registros dos dados de seu automóvel. Além disso, ele é um requisito para muitos serviços dos Departamentos Municipais de Trânsito (Detran).

Entenda mais sobre isso agora!

Consulta Renavam Detran DF

O código Renavam facilita a consulta de vários serviços dentro do site oficial do Detran DF, por isso é importante que você esteja acostumado (a) a utilizá-lo nessas pesquisas.

Um exemplo é a possibilidade de visualizar as informações do seu veículo, digitando o código Renavam, e checar se não há quaisquer problemas pendentes.

Veja o passo a passo abaixo para saber como isso funciona:

  1. Acesse o site oficial do Detran DF: http://www.detran.df.gov.br/,
  2. Na própria página inicial, role a página e encontre o quadro escrito “Veículos”,
  3. Clique em “Consulta Veículo”,
  4. Na nova tela que surgirá, você terá dois campos de digitação: a placa do veículo e o código Renavam.

Depois de digitar, clique em “Pesquisar”.

Renavam detran DF

[PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DETRAN DF CLIQUE AQUI!]

Perceba que você pode ter ajuda na busca por essas duas informações caso não consiga encontra-las em seu documento (muito embora a grande maioria das pessoas decore a placa).

Caso tenha dúvidas sobre o Renavam Detran DF, clique no ponto de interrogação localizado ao lado do campo da placa para visualizar um modelo do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Com o Renavam, você tem acesso às características do veículo, débitos sobre taxas obrigatórias e multas processadas, por exemplo.

Licenciamento

O licenciamento está atrelado com a questão do Renavam Detran DF. Os motoristas da capital brasileira devem se atentar ao pagamento do licenciamento para que ocorra a obtenção do CRLV atualizado – tarefa essa anual e obrigatória.

Os débitos de licenciamento são dúvidas frequentes dos motoristas brasilienses, especialmente pela dúvida da quitação ou mesmo pelo valor correto.

O Renavam é, mais uma vez, um item necessário para realizar essa busca no site oficial do Detran DF.

Novamente, para a visualização desses dados basta realizar o tutorial citado acima! Simples, não é?

Algumas observações sobre o licenciamento e o Renavam Detran DF devem ser pontuadas:

  • O licenciamento autoriza a circulação do veículo pelas vias do país,
  • O pagamento do licenciamento é realizado, geralmente, em conjunto com o IPVA,
  • O valor da taxa de licenciamento varia de estado para estado,
  • A emissão do CRLV – a nova via que terá a validade de um ano e que contém o código Renavam – só é feita quando você quita todos os débitos do veículo,

Ou seja, o CRLV se torna um documento de porte obrigatório na visão da lei (sem contar que é nele onde está informado o código Renavam).

Renavam detran DF

Pagamento IPVA

O IPVA também está relacionado ao Renavam Detran DF. Todos os motoristas do Distrito Federal, assim como o país inteiro, possuem a obrigação de quitar esse pagamento, da mesma forma que o licenciamento.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) identifica aquele montante que metade do valor arrecadado vai para o estado (a Secretaria da Fazenda) e a outra permanece no município de emplacamento do automóvel.

Com isso, o valor é utilizado como uma forma de investimento em obras públicas e serviços essenciais ao cidadão, como é o caso do próprio trânsito, da educação e saúde, por exemplo.

A consulta do pagamento do IPVA Detran DF também pode ser feita no site do Detran pelo mesmo passo a passo mencionado no texto, pois solicita o uso do Renavam.

Percebeu a importância desse código?

[PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE IPVA DF CLIQUE AQUI!]

Como consultar o Renavam Detran DF?

Essa pergunta é muito simples de ser respondida! Tenha em mãos o seu documento de licenciamento de veículo (o CRLV).

Nele, repare em um campo onde está escrito “Renavam”. Aquela sequência numérica é o código que dá acesso ao banco de dados do seu veículo e que armazena todas as informações pertinentes do seu automóvel – desde o começo (na sua fabricação) até o momento de baixa do mesmo.

Por curiosidade, o Renavam Detran DF é um número intransferível e único, ou seja, não há possibilidade transferência entre veículos e muito menos números iguais.

Cada veículo possui um código Renavam exclusivo e que irá desaparecer quando este não for mais capaz de circular pelas ruas.

Se você, ao consultar sua situação no site oficial do Detran DF, perceber alguma alteração cadastral ou alguma pendência obrigatória, procure resolvê-las imediatamente, está bem?

O Renavam Detran DF é uma referência nas consultas desta instituição, por isso acesse os serviços online que deseja e verifique se eles exigem a digitação do código!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply