Renavam Detran ES – Consulta, IPVA, Licenciamento, DPVAT e Pagamento

O Renavam Detran ES é o Registro Nacional de Veículos Automotores do Departamento Estadual do Estado do Espírito Santo, que tem a função de fornecer as informações mais importantes do seu automóvel, desde que esteja registrado nesse determinado estado.

Com o Renavam, você visualiza os dados do seu veículo ou de algum outro automóvel que você tem interesse em conferir informações. Todo o país conta com o Renavam, pois quem faz a adição das informações é o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Confira quais são as consultas pertinentes do Renavam Detran ES, além de saber como o licenciamento e o IPVA têm relação com ele.

[CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O DETRAN ES]

DetranAM

Consulta Renavam Detran ES

O Renavam Detran ES pode ser visualizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) – um documento que é atualizado de maneira anual e obrigatória, sendo que deve estar sempre com o veículo, conforme a determinação da lei.

No documento CRLV, observe a parte esquerda do documento onde está escrito “Cód. Renavam”. O número em questão é a identificação do seu veículo.

O Detran ES é o órgão que possui a responsabilidade de administrar o estado do Espírito Santo. Portanto, qualquer consulta relacionada ao Renavam ou a qualquer outro assunto de seu veículo deve ser feito através do site oficial dessa instituição.

Para consultar seu Renavam Detran ES, por exemplo, acesse o site oficial do Detran ES e siga o tutorial abaixo:

  1. Na página inicial, clique na opção “Veículos”, que está destacada em verde, no menu lateral à esquerda da tela,
  2. Depois, ao aguardar o carregamento da página, note que em “Serviços Online” existe o botão “Consulta de Veículos”.
  3. Uma nova aba irá ser aberta e solicitará a digitação de dois dados: a placa do seu veículo e o código Renavam.

Digite os caracteres da imagem que aparece e clique em “Ok”.

Pronto, a consulta do Renavam Detran ES está feita. Na página, você tem acesso aos dados do seu veículo, especialmente se ele já possuiu outros donos anteriormente.

Mudanças de características, de endereços (quando interestaduais), emplacamento e outros dados estão destacados nesse local.

Aproveite o acesso para visualizar se você possui pendências em multas ou outros débitos perante o Detran ES.

Outro detalhe importante é a 2ª via de boleto do Renavam Detran ES. Você pode emitir essa segunda via nos “Serviços Online” do tutorial anterior, clicando em “Emissão de boleto licenciamento”.

IPVA

Licenciamento

Já percebeu a relação entre o licenciamento e o Renavam Detran ES? O pagamento do documento de licenciamento – o CRLV – é essencial para você manter o seu Renavam atualizado, afinal é nesse documento que o Renavam está presente.

O licenciamento pago corretamente mostra que você está com o veículo em condições adequadas para trafegar com ele nas vias brasileiras.

Para estar em dia com o licenciamento, faça um controle rigoroso do calendário de pagamento que é publicado todos os anos pelo Detran ES.

Geralmente, o carnê de pagamento é enviado para o endereço que está cadastrado no sistema do Detran ES, por isso esteja atento (a) a deixar sempre seus dados atualizados para isso.

Qualquer débito pendente impede esse processo, como é o caso do IPVA. Por isso, você deve quitar qualquer multa ou imposto para dar continuidade à renovação do licenciamento.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido de forma popular como IPVA, é outro tributo anual e obrigatório que precisa ser levado a sério caso queira o Renavam Detran ES atualizado em suas mãos.

Na maioria dos estados brasileiros, o pagamento do IPVA está atrelado ao licenciamento. Por isso, as datas coincidem e traz maior facilidade aos motoristas que teimam em esquecer suas responsabilidades.

No mesmo tutorial de antes, em “Serviços Online”, você pode emitir o boleto do IPVA e até mesmo consultar o Calendário de Pagamento de Licenciamento e IPVA do ano vigente para garantir a quitação correta de ambos.

Se você não realizar o pagamento do IPVA, você fica impedido (a) de emitir o novo documento de licenciamento que, consequentemente, proíbe você de trafegar com seu veículo.

[CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O IPVA DETRAN ES]

O Renavam Detran ES depende dos seus cuidados com suas obrigações para com esse órgão estadual para estar sempre em suas mãos e para ser utilizado de forma justa na visualização de informações fundamentais de um automóvel.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply