Renavam Detran PA – Consulta de Débitos por Placa (Tutorial)

Conhecido muito pelos motoristas que possuem algum tipo de carro ou veículo no território nacional, o Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Mas o que significa isso? Ele é como se fosse o RG dos veículos, é com ele que você sabe tudo o que aconteceu durante a “vida útil” do automóvel.

Esse número é único e não pode ser duplicado, cada veículo tem um durante toda a existência do mesmo. É o Detran Pará que é o responsável pela emissão do número de cada Renavam de cada veículo dentro desse estado. Veja aqui como conseguir realizar a consulta do seu e para que ela serve.

A consulta da placa do carro, serve para consultar Renavam, assim como o IPVA 2017 foi com o final da placa, isso também funcionou com o Certificado de Registro do Licenciamento anual e qualquer numeração do Renavam necessária com sequência numérica que precisa da placa e número de registro.

Se você está consultando dados do Detran PA, com certeza já percebeu que a consulte se restringe nos serviços Detran somente se informações do carro forem suficientes, dessa maneira você consegue consultar a base, principalmente no site do Departamento Estadual de Trânsito do Pará, além disso tem acesso ao pagamento IPVA DPVAT, dados da CNH, taxas Detran e muitos outros serviços que você consegue com apenas alguns dados como a placa do veículo ou o número da sua CNH.

Como consultar meu número de Renavam?

Primeiro você precisa saber onde encontrar o seu número de Renavam: ele fica localizado no seu CRLV no canto superior direito. É um composto de 11 números únicos. Basta olhar na imagem da internet ou no site do Departamento de Trânsito do Pará.

É uma sequência de caracteres condita na documentação do licenciamento, ele está cadastrado na base nacional da base de dados, onde com ele é possível saber mais sobre o boleto licenciamento do ano, mais sobre como funciona a renovação da CNH PA consultar, como está a situação do DPVAT no Detran PA e muito mais, veja informações aqui.

Vale lembrar que lá você tem outros acessos como o simulado Detran, dados do licenciamento 2018 do seu veículo que é importante que esteja contida nas suas contas para que o histórico do veículo fique em ordem, até mesmo quando for fazer a transferência de propriedade em uma negociação.

Todas as informações da base de veículos se consulta rapidamente com esse número, além de ajudar a emitir boleto de multas infração e pagamento de taxas, como consultar serviços como o licenciamento e DPVAT e muito mais que você tem acesso além de taxas e juros.

A imagem ao descer o seu cursor é o que você deve fazer para que preencha os números do Renavam, digite os campos solicitados pela placa do Detran PA e consulte no seu navegador que você pode fazer facilmente pelo portal do Detran.

Para consultar a situação do seu veículo usando o número de Renavam, siga o passo a passo explicativo logo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Detran PA, que é o: http://www.detran.pa.gov.br/;
  2. Passe o mouse na opção “Veículos” localizada na barra lateral, porém não clique nela;
  3. Na nova aba que irá aparecer, você deve selecionar a opção de “Serviços online”;
  4. Na nova página que vai se abrir, escolha a opção “Consulta Veículo/Infração (Detalhada)” localizada no canto direito em “Serviços Veículo”;
  5. Nessa nova página que irá se abrir você vai precisar preencher os dados requisitados com os dados do veículo em questão: placa do automóvel, número do Renavam, acertar a sequência dos caracteres ao lado e então clicar em “confirmar”.

Pronto, nessa nova página que irá se abrir, você terá o acesso a todas as informações sobre o seu carro, se foi realizado o pagamento de todos os impostos existentes, quando é a data de pagamento dos mesmos, se há alguma multa em aberto e muito mais. Logo na página inicial do Detran PA você pode saber mais sobre IPVA 2018 e outras informações do Detran do estado.

Você também tem ali algumas informações sobre as vias públicas, se há uma colisão ou algum problema aparente, mais sobre placas de sinalização e muito mais que você pode ver caso esteja aguarde consultando algum número de boleto ou também caso específico que restringe-se.

Nele você pode consultar o seu licenciamento de veículo, mais sobre o registro de veículo, tudo pela consulta pela sequência numérica do renavam, não deixe de se lembrar de seus dados atualizar, afinal, é documento de consulta do Detran como primeiro registro.

É sempre bom realizar uma análise completa do automóvel além da marca e modelo antes de comprá-lo, isso é importante na hora quando o objetivo é consultar os veículos usados que ainda não foram vendidos e tem o primeiro registro.

Você também consegue realizar a emissão da segunda via com esse acesso, basta selecionar a opção desejada e gerar o boleto.

O que consigo descobrir com o número de Renavam?

Com o número de Renavam de qualquer veículo você consegue descobrir as seguintes informações sobre o seu carro:

  • Verificar as multas do carro.
  • Ver se há pendências de algum imposto;
  • Quando foi o emplacamento do veículo;
  • O histórico de todo o licenciamento do carro;
  • Se houve alguma alteração física do carro (cor, reforma, etc);
  • Quais foram os proprietários do automóvel em questão;
  • As mudanças de proprietário.

E muito mais. Por isso é muito indicado que quando se está comprando um carro já usado, o interessado realize a consulta do Renavam antes de fechar a compra, desse modo ele(a) está ciente de toda a situação do carro em questão.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply