Renavam Detran PR – Consulta de Débitos por Placa (Tutorial)

O RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) é um dos mais importantes códigos de identificação dos automóveis no Brasil. Por isso, é atualmente boa parte dos órgãos de trânsito no país, incluindo o Detran PR, o utiliza para consultar e emitir documentos em seus portais.

O RENAVAM é guarda informação sobre o cadastro dos veículos de todos os estados brasileiros. Foi desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para facilita a consulta dos órgãos estaduais, que independente da interface que use, conseguirá informações dos mais de 90 milhões de veículos cadastrados desde 1990.

Desde 2013 o RENAVAM é composto por 11 números, únicos para cada veículo, evitando a duplicidade e simplificando o sistema de registros entre estados e União.

Esse registro trouxe eficiência e integração dos processos entre os departamentos estaduais de trânsito. O atendente, por exemplo, vê em tela todas os dados do veículo numa pesquisa. Dá mesma forma instituições como a Polícia Rodoviária (estadual e federal) e autarquias de trânsito terão informações pertinentes no momento da fiscalização em blitz. Rapidamente conseguirão identificar se existe alguma restrição de roubo ou furto no registro do veículo.

Aqui vamos te mostrar como usar o número do RENAVAM para realizar serviços e consultas no site do Detran PR. Uma forma segura e ágil para acertar sua situação junto a instituição paranaense.

O governador Beto Richa deverá sancionar nos próximos dias o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa na segunda-feira (22/04) que autoriza a remissão de dívidas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até 31 de dezembro de 2007.
Curitiba, 23/04/2013.
Foto: Rep.José Gomercindo/ANPr

Conhecendo o site do Detran PR

O ambiente da página oficial do Detran PR é bem simples de navegar. É bem explicativo. No cabeçalho principal, terá opções para motoristas e veículos. Mas, se preferir, estarão divididos em colunas laterais os “Serviços” e “Consultas”.

O cidadão ainda poderá solicitar serviços que antes eram apenas realizados nas unidades físicas do Detran PR. Basta realizar o cadastro no Detran Fácil, que optará por criar um novo login, ou utilizar contas de suas redes sociais.

O endereço oficial do Detran PR é www.detran.pr.gov.br, aqui terá acesso a todos os serviços do órgão estadual.

É possível ter acesso aos serviços do Detran PR no celular. Vá em sua loja de apps (IOS ou Android), digite Detran PR e baixe o aplicativo. Nesse caso, o cidadão não precisará realizar nenhum tipo de cadastro. Após baixar o programa em seu smartphone, terá acesso a 14 serviços e 7 links de consulta. A ideia é que o usuário tem ao seu alcance os principais serviços oferecido pelo Detran PR.

 

O que pode ser consultado com o RENAVAM no Detran PR?

O número do RENAVAM é condicionante em consultas no site do Detran PR. O cidadão que precise saber os débitos de seu veículo junto ao órgão, ou verificar o envio do CRLV para sua residência, precisará informar o RENAVAM. Vejamos como funciona:

Para Extrato de débitos

  1. Siga ao site do Detran PR (acima mencionado)
  2. Na coluna CONSULTAS, clique em EXTRATO DE DÉBITOS
    Consulta Renavam Paraná
  3. Abrirá a Consulta Consolidada do Veículo
  4. Digite o número do RENAVAM e a imagem controle
    Renavam PR Consulta
  5. Serão listados os débitos que constam na placa do veículo

Para acompanhar envio de CRLV

  1. Siga ao site do Detran PR
  2. Na coluna CONSULTAS, clique em ENVIO DE LICENCIAMENTO (CRLV)
  3. Abrirá uma caixa para informar o REVANAM e imagem controle
  4. Mostrará o status do envio do documento

Para que serve o Renavam

Existem 3 serviços ofertados no site do Detran PR que precisará ter em mãos o número do RENAVAM, são eles: pagamento IPVA, pagamento do DPVAT e Pagamento do Licenciamento.

Pagamento do IPVA

  1. Digite o site do Detran PR
  2. Na coluna SERVIÇOS, clique em Pagamento IPVA
  3. Será redirecionado ao site da Secretária da Fazendo do estado do Paraná
  4. Informe o número do RENAVAM e a imagem controle
  5. Surgirão os débitos relacionados ao IPVA

Pagamento do DPVAT

  1. Digite o site do Detran PR
  2. Na coluna SERVIÇOS, clique em Pagamento DPVAT
  3. Será redirecionado a página da Segurado Líder, responsável pela apólice do seguro obrigatório
  4.  Informe RENAVAM, CPF ou CNPJ, Unidade da Federação do emplacamento, placa do veículo, ano exercício que precisa emitir a taxa e digite a imagem controle
  5. Surgirá o débito DPVAT do ano exercício informado

Pagamento Licenciamento

  1. Digite o endereço do site do Detran PE
  2. Na coluna SERVIÇOS, clique em Pagamento Licenciamento
  3. Aparecerá a Consulta Consolida do Veículo
  4. Informe o RENAVAM e a imagem controle
  5. Serão listados os débitos do veículo, escolha os referentes ao licenciamento

Quando usar o RENAVAM

Em relação as consultas no site do Detran PR, elas foram pensadas para evitar o desgaste do público com o órgão. Ao invés de fazer ligações, ou ir diretamente na unidade onde fez a solicitação, basta usar o site para obter a informação.

Já os serviços disponíveis na página, atendem aqueles cidadãos que desejam antecipar o pagamento dos tributos, ou que não receberam as taxas pelos Correios. É também, oportunidade para quem não conseguiu pagam os impostos em tempo hábil, e quer um boleto com data atualizada para quitar os débitos.

Informar o RENAVAM nesses casos dá maior precisão nas informações que serão baixadas. O solicitante não terá problema em baixar boleto de outro veículo, por exemplo.

A importância de quitar os débitos no Detran PR

ipva detranCumprir a obrigatoriedade do pagamento de IPVA, DPVAT e Licenciamento garantirá ao usuário que não tenha problema em nenhuma fiscalização. Esse talvez seja o ponto principal para ficar em dia com Detran PR.

Outro ponto é que o cidadão não poderá fazer nenhuma negociação com o veículo se existe alguma pendência com a instituição. Também não conseguirá solicitar serviços, como mudança de características do veículo.

Mantendo a regularidade dos tributos mencionados o cidadão estará acobertado, e sempre terá voz para questionar a qualidade dos serviços. Afora que parte do que é arrecado, direciona-se para projetos de educação, saúde e segurança.

Visite o site do Detran PR, consulte se seu veículo tem débitos em aberto. Baixe os boletos e siga a rede credenciada para realizar o pagamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply