Renavam Detran SP – Consultas, IPVA, Licenciamento, DPVAT e Pagamentos

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) SP é o órgão responsável por fiscalizar e administrar veículos, como preparar os condutores para conduzi-los no estado de São Paulo. Também é de sua responsabilidade proporcionar a ordem nas vias públicas protegendo pedestres e condutores de veículos garantindo a sua segurança.

A fiscalização do trânsito é feita de forma constante para garantir que as leis sejam cumpridas, os condutores que infringirem as leis de trânsito são punidos com multas, apreensão da CNH e do veículo, entre outras penas.

O Detran também realiza licenciamento de veículos de todos os tipos, como de passeio, de carga de transporte de passageiros, por via terrestre e lacustre. A selagem de placas também é responsabilidade do Detran de forma a facilitar a identificação do automóvel, bem como registrar a sua situação para que o mesmo possa trafegar em vias públicas.

O Renavam (Registro de Veículos Automotores) é o RG do veículo, pois é um código que possui todas as informações sobre o mesmo, como por exemplo: multas, impostos pendentes, características do veículo. É muito importante fazer uma consulta periódica no Renavam do veículo, pois na consulta você fica sabendo de alguma irregularidade que possa ter no seu veículo para resolver pendências de maneira ágil.

Renavam Detran SP

É no Detran SP que os paulistas fazem a sua primeira Habilitação bem como a renovação para poder dirigir. Todo condutor de veículos é obrigado a ter uma Carteira Nacional de Habilitação para trafegar em vias públicas federais e estaduais e dessa forma garantir a sua segurança e a de terceiros. O condutor que deseja obter a sua CNH necessita passar por um longo período de formação e avaliação que inicia junto ao Detran.

Consultas pertinentes Detran SP

Para fazer a consulta no Detran SP é necessário acessar o site do órgão aqui, vai abrir uma página onde deverá informar o número do Renavam e a placa do veículo, depois digitar os caracteres da imagem que aparece e clicar em “consultar”, que vai aparecer todas as informações, como multas pendentes, impostos, entre outros.

A consulta pode ser feita a hora que o proprietário de veículos desejar para poder resolver problemas pendentes com rapidez e poder trafegar com tranquilidade.

Licenciamento do veículo Detran SP

O licenciamento do veículo pode ser feito diretamente em uma das unidades do Detran SP, ou pode fazer de outras formas como:

Licenciamento via Correios

Pode ser feito diretamente em uma das agências do correio mediante pagamento de uma taxa para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Depois o documento vai direto para o endereço do proprietário do mesmo.

Licenciamento anual para veículo movido a gás natural (GNV)

Veja por quem pode ser solicitado, juntamente ao órgão do Detran.

  • Veículo de pessoa física – o proprietário do veículo.
  • Veículo de pessoa física – parente próximo (cônjuge, pais, filhos e irmãos).
  • Veículo de pessoa física – o proprietário do veículo.
  • Veículo de pessoa jurídica – o proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.
  • Veículo de pessoa física – o procurador do proprietário do veículo.

Licenciamento de veículo de entidade ou órgão oficial

O documento pode ser solicitado por pessoa responsável ou representante legal do órgão.

Pagamento IPVA Detran SP

Renavam Detran SP

[VEJA TAMBÉM: PAGAMENTO, CONSULTA E EMISSÃO IPVA SP]

O pagamento do IPVA Detran SP deve ser feito dentro da data limite para que o veículo possa trafegar sem problemas. Os proprietários que optarem por cota única terão desconto de 3%, os que optarem por pagar cota única na data de 22 de fevereiro não terão desconto, também tem a opção de fazer parcelamento do IPVA.

O condutor que não efetuar o pagamento estará sujeito a multa de 0,33% a cada dia de atraso e também juros de mora baseados na taxa SELIC, depois de 60 dias o valor da multa passa a ser de 20% do valor do imposto. O pagamento do IPVA Detran SP pode ser feito nas lotéricas, bancos e conveniadas. Não deixe de pagar o IPVA do seu veículo, pague em dia ou adiantado para obter descontos. Aqueles que deixarem atrasar o imposto poderão pagar no banco à vista ou nas conveniadas com o cartão de crédito.

Quando seu IPVA está em dia você está seguro com direito de ir e vir com seu veículo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply