Renavam Detran SP – Consulta de Débitos por Placa (Tutorial)

Monitorar milhões de veículos que circulam pelo país, não é fácil. E num estado como São Paulo, também é bem complicado. É nesse contexto que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) tem utilizado o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) para ajudar nesse controle. E o Detran SP tem aproveitado a praticidade desse registro em sua prestação de serviço oferecida ao público paulistano.

O RENAVAM é um código que agrupa todas as informações dos veículos devidamente matriculados no país desde 1990. São mais de 90 milhões de veículos computados no sistema que é gerenciado pelo Denatran, mas que todos os Detrans do país fazem uso. É uma maneira de integração entre os órgãos, que tem intuito de atender de forma ágil os cidadãos.

Nesse registro está guardada toda história do veículo: emplacamentos, alterações de características, proprietários, etc. O que se completa quando a vida útil do veículo chega ao fim.

Essa associação de dados contribuiu bastante com o trabalho do Detran SP, que utiliza o código de RENAVAM em todas as solicitações de serviços e consultas dentro de seu site oficial.

Identificando o RENAVAM

Facilmente conseguirá identificar o RENAVAM no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular) ou CRV (Certificado de Registro de Veículo). O código do RENAVAM está logo no início desses documentos, entre as identificações da “Via” e do “RNTRC”.

Porém, qualquer consulta sobre seu veículo que realizar no site do Detran SP, terá essa informação. Mas, para isso precisará saber como acessa-lo. Vejamos a seguir um passo a passo.
Detran SP IPVA

Consulta do RENAVAM

O Detran SP disponibiliza ao públicopaulistano 20 serviços online em seu site. Para ter acesso siga os seguintes passos:

  1. Vá ao portal do Detran SP (www.detran.sp.gov.br)
  2. No cabeçalho inicial clique em “Entre ou Cadastre-se”, pois o sistema solicitará que faça login para acessar os serviço e consultas
  3. Utilize sua conta do Facebook ou Google para realizar o cadastro, ou se preferir, cadastre seu CPF para criar uma senha; o preenchimento é rápido e simples
  4. Completo o cadastro poderá realizar solicitações no site do Detran SP, e ter acesso a todos os serviços disponíveis
    renavam detran SP tutorial
    consulta renavam detran SPrenavam detran Sp débitos

No site do Detran SP além de saber seu código de RENAVAM aproveitará para:

  • Consultar de débitos e restrições do veículo
  • Solicitar renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
  • Solicitar primeira habilitação
  • Consultar pontuação na CNH
  • Realizar simulados para prova teórica
  • Solicitar Permissão Internacional para Dirigir
  • Conhecer empresas de autopeças credenciadas pelo órgão
  • Solicitar transferência de propriedade do veículo
  • Atualizar dados cadastrais
  • Solicitar placas, lacres e tarjetas
  • Consultar processos de envio de CRLV
  • Solicitar 2 via de CRLV e CRV
  • Consultar e solicitar 2 via de IPVA
  • Consultar e solicitar 2 via de Licenciamento Anual
  • Emitir certidões negativas

O RENAVAM e a consulta de IPVA no Detran SP

Será imprescindível para saber se existem débitos relacionado ao IPVA de seu veículo, ter o código do RENAVAM. O sistema do Detran SP só irá disponibilizar a consulta se informar esses números.

O mesmo servirá para emitir 2 via do boleto de IPVA. Nesse caso o cidadão deve seguir essa sequência:

  1. Ir ao portal da Secretária da Fazenda de São Paulo www.fazenda.sp.gov.br
  2. Para saber os débitos de seu veículo escolha o quadro “Consulta Débitos do Veículo”, e clique em “Consultar”
  3. Para gerar as guias de pagamento, escolha o quadro “Emissão de Guias de Pagamento”, e clique em “Consultar”;
  4. Em seguida serão listados os boletos dos tributos que estão em abertos, selecione os que deseja pagar e imprima.

Confirme todos os dados expressos no boleto antes de efetuar o pagamento, que deverá ser realizado na rede credenciada de bancos, ou em Casas Lotéricas.

O RENAVAM e a consulta do Licenciamento

Em relação ao Licenciamento anual é importante que seu cadastro no Detran SP esteja atualizado, somente assim conseguirá terá acesso, ou receber as taxas para pagamento em sua residência.

Com as informações atualizadas será possível baixar o boleto para pagamento do Licenciamento no Detran SP pelo site. Seguirá basicamente os mesmos passos do IPVA:

  1. Siga ao portal da Fazenda www.fazenda.sp.gov.br
  2. Poderá consultar os débitos, ou ir direto ao quadro “Emissão de Guias de Pagamento”
  3. Clique em “Consultar”, e ao abrir nova página escolha os débitos referentes ao licenciamento. Nesse ano a taxa do licenciamento anual é de R$ 87,38 + taxa de postagem via Correios, que é de R$ 11,00.
  4. Gere os boletos e vá aos bancos credenciados para pagamento, ou Casas Lotéricas.

A emissão de 2 via de IPVA e Licenciamento é voltada para cidadãos que desejam antecipar o pagamento, ou que não recebeu as taxas via Correios. Também, ajudará aqueles que não tiverem condições de quitar esses compromissos em tempo hábil, e precisarão pagar depois da validade. Quando baixar as novas vias de IPVA e Licenciamento terá data de vencimento do dia.

Usar o número de RENAVAM para isso é interessante, pois ele é único de cada veículo e evitará emitir taxas com identificação de outro automóvel, por exemplo.

CNH Detran SP

O Departamento de Trânsito do Paraná alcançou durante o ano de 2013 o recorde histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Foram 1.282.636 documentos emitidos, para motoristas que renovaram a licença, mudaram de categoria ou conquistaram a primeira CNH.
Foto: Paulo Rosa/DETRAN-PR

Vantagens de manter o veículo em dia 

Estar em dia com as principais cobranças para proprietários de veículos, é fundamental para poder rodar sem transtornos. A falta de pagamento do IPVA, Licenciamento e Seguro Obrigatório é automaticamente vinculada ao RENAVAM, e todas as autoridades de fiscalização terá essa informação.

Um veículo que roda com essas taxas em aberto, e passado o prazo de quitação, será apreendido, e receberá multas. Um prejuízo bem maior.

Também, o proprietário não poderá realizar nenhuma transação com esses impostos atrasados. Qualquer negociação de compra e venda de veículos usados, é necessário IPVA, Licenciamento e DPVAT quitados.

O site do Detran SP foi desenvolvido para minimizar a burocracia, e facilitar o acesso aos cidadãos que almejam sanar suas pendências junto ao órgão. Conheça essa plataforma, e veja todas as vantagens da consulta do RENAVAM no Detran SP.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply