IPVA 2022 RS – Pagamento, Alíquotas, Descontos e Consulta

O IPVA 2022 RS é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do Rio Grande do Sul. Esta é uma taxa anual que tem como função arrecadar dinheiro para os cofres públicos.

O valor correspondente ao IPVA 2022 é utilizado pela Secretaria da Fazenda do Estado para garantir a prestação de serviços públicos aos cidadãos do Rio Grande do Sul, sem necessariamente ter relação com o trânsito.

O pagamento do imposto é obrigatório e deixar de quitá-lo gera uma série de complicações junto ao Detran do estado. Conheça, a seguir, quais são elas e veja informações sobre consulta e pagamento do imposto.

IPVA 2022 RS – o que acontece quando não é pago?

A principal dificuldade enfrentada é a impossibilidade de realizar o licenciamento anual. Caso o motorista seja pego circulando sem esse documento atualizado, há risco de receber multa e ter o veículo apreendido.
Pagamento IPVA 2020 RS
Além dessa complicação, é relevante lembrar que sobre o IPVA incidem multa e juros após o vencimento. Portanto, há o aumento da dívida, o que pode se tornar uma bola de neve e dificultar bastante o pagamento.

Efetue o pagamento dentro do esperado, assim, vai garantir o seu desconto e não terá dívidas pendentes dentro do seu estado.

Pagamento

Existe a possibilidade de pagar o IPVA Detran RS de duas formas: em cota única (o que corresponde ao valor integral do imposto e eventuais descontos) ou em até três parcelas.

O prazo de pagamento do imposto varia de acordo com o número final da placa do veículo. Para o IPVA RS 2022, as datas máximas para quitar essa taxa obrigatória são:

  • 1 de abril: final 1;IPVA RS
  • 3 de abril: final 2;
  • 5 de abril: final 3;
  • 8 de abril: final 4;
  • 10 de abril: final 5;
  • 12 de abril: final 6;
  • 15 de abril: final 7;
  • 17 de abril: final 8;
  • 22 de abril: final 9;
  • 24 de abril: final 0.

O pagamento pode ser feito em instituições financeiras credenciadas, como o Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (somente correntistas).

Junto ao IPVA, o proprietário do veículo pode aproveitar para quitar o DPVAT (seguro obrigatório), multas de trânsito e a taxa de licenciamento, aproveitando para se livrar de todas essas pendências.

É interessante destacar que essas datas podem mudar conforme o ano que vem, por isso, fique sempre ligado em nosso site para receber demais atualizações, ou, acompanhe o portal oficial do Detran do Rio Grande do Sul.

Alíquotas do IPVA 2022 RS

  • Automóveis e camionetas – 3%;
  • Motocicletas – 2%;
  • Caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de locação – 1%.

Verifique no documento do seu veículo, mais precisamente o licenciamento qual é a categoria em que ele está classificado, o que te ajudará a calcular o valor do mesmo.

Como calcular valor do IPVA RS 2022?

Conforme dito anteriormente, verifique qual é a classificação do seu carro, depois disso, confira quanto é o valor cobrado na tabela FIPE do veículo que deseja consultar.

Sendo assim, se o carro custa R$20 mil, e o valor cobrado é de 3%, o custo do IPVA para o próximo ano será de R$600, podendo ser parcelado em três vezes, ou, pago em apenas uma cota.

Descontos

Uma dúvida que ronda o IPVA é a possibilidade de desconto. Os abatimentos costumam variar de acordo com o ano vigente, mas, de modo geral, é possível obter descontos em:

  • Pagamentos em cota única: os descontos variam de 3% a 1%, se o proprietário do veículo quitar o imposto antes do prazo de vencimento.
  • Bons motoristas: neste caso, enquadram-se condutores que não tiveram multa de 2015 a 2018 (redução de 15%), de 2016 a 2018 (abatimento de 10%) e de 2019 a 2021 (benefício de 5%).
  • Bom Cidadão: corresponde ao Programa de Nota Fiscal Gaúcha. São oferecidos descontos de 1% a 5%.

Lembre-se de verificar quais são os descontos inseridos dentro do seu IPVA no próximo ano, assim, garantindo o seu valor reduzido.

Como consultar o IPVA 2022 RS?

Na dúvida se o IPVA 2022 já foi pago? É possível esclarecer essa questão consultando a situação do veículo de forma segura, rápida e prática diretamente no site do Detran do estado. Para isso, basta seguir este passo a passo:

A página será atualizada, trazendo informações sobre o IPVA, inclusive do licenciamento anual. Eventuais pendências serão exibidas, bem como indicações para quitá-las.

Essa é a única forma de conseguir consultar seu IPVA, sendo que agora não há mais essa ferramenta disponível dentro do site do Detran RS.

Emissão de 2ª via de boleto IPVA 2022

Precisa imprimir a segunda via do boleto? Então, saiba que o Detran e Secretaria da Fazenda do Estado não emitem guia de pagamento do imposto (nem do DPVAT e licenciamento).

Para efetuar pagamento, basta se dirigir a uma instituição financeira credenciada (Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander, Sicredi), informar o número da placa e RENAVAM do veículo, e quitar essa pendência prontamente.

Caso tenha conta corrente no Banco do Brasil, esse processo pode ser feito via internet banking ou caixa eletrônico, informando os mesmos dados e senha para débito em conta.

Se precisar pagar o IPVA de anos anteriores, será preciso emitir uma guia de arrecadação, só que diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado, no link https://www.sefaz.rs.gov.br/DAT/DAT-GAU-EMI-DIV_1.aspx?cpf_fis=&cnpj_empresa=&cgcte_empresa=&ipva=s.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply