IPVA Detran SC 2022 – Consulta, Pagamento e 2ª Via do boleto

O IPVA 2022 é um dos tributos que incidem sobre os veículos automotores de via terrestre no país inteiro. No Estado de Santa Catarina então, isso não é diferente.

Obrigatório em todos os anos, o IPVA 2022 SC deve ser pago por todos aqueles que possuem seus carros registrados nesse território, assim como em cada outro Estado do Brasil.

O custo do IPVA tem como base o valor venal do veículo, assim como seu tipo e ano de fabricação. Sabia como pagar o IPVA, como consultar a situação deste imposto sobre o seu veículo, além de emitir a 2ª via de boleto!

Como pagar o IPVA 2022 Detran SC?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – nome completo do IPVA, é cobrado pelo Estado, sendo administrado pela Secretaria de Fazenda. Entretanto, é o Detran SC que tem a tarefa de disponibilizar informações e cobrar tal valor.

Por sorte, o pagamento do IPVA SC pode ser em qualquer agência bancária ou agência lotérica – basta estar munido com o documento do veículo e alguma documentação sua para quitar o débito.

IPVA3

Caso queira aguardar, o carnê de pagamento é enviado para a residência cadastrada na Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina. Você tem a opção de pagar o valor em cota única – onde se obtém um desconto de até 5% – ou então pode parcelar em três vezes.

O próprio Detran SC afirma que a quitação do IPVA é um requisito para que o licenciamento do veículo seja alcançado todos os anos.

Caso você decida não pagar o IPVA SC, já entenda das consequências: Notificação Fiscal com uma multa de 50% do valor do IPVA (mais juros SELIC ao mês ou fração) – e se não pagar essa Notificação Fiscal, prepare-se para ser inscrito na dívida ativa do Estado.

Consulta IPVA 2022 Detran SC

A internet proporciona incríveis vantagens em inúmeros serviços para a população e uma dessas é justamente o que você pode conferir sobre o seu automóvel sem precisar se deslocar ou entrar em contato com o Detran SC.

Embora muitos motoristas não saibam, o site oficial do Detran SC permite o acesso a certos serviços relevantes para o veículo – basta saber como realizar o processo.

Em relação ao IPVA SC, os passos são bastante simples e não exigem muitos minutos! Por isso, verifique a situação atual do seu veículo, checando se o pagamento do IPVA foi realmente realizado com sucesso seguindo essas etapas:

  1. Acesse o site oficial do Detran SC: http://www.detran.sc.gov.br/index.php,
  2. Deslize a página e encontre um menu facilitado com ícones em azul – clique em “Veículos”,
    Consulta IPVA Detran SC
  3. Na página seguinte, clique mais abaixo onde está escrito “Consulta – SEF”. Na nova aba, você só precisa digitar o seu CPF ou CNPJ, confirme o quadro de segurança e clique no botão “Consultar”.
    Consulta IPVA Detran SC

Lembrando que a tabela IPVA SC pode ser visualizada através do site oficial do Detran SC. Leve em conta o final da placa do veículo (ou dos veículos) de sua propriedade e a forma escolhida de pagamento para quitar tudo dentro dos prazos!

Em geral, os prazos de pagamento do IPVA SC vão até o último dia de cada mês dependendo da placa. Por exemplo, se o final da placa for 4, o mês máximo para pagamento é abril, tanto para o pagamento em cota única quanto da primeira das três parcelas, enquanto que as outras duas parcelas podem ser quitadas nos meses seguintes.

Como saber o valor do IPVA 2022 SC?

Primeiramente, você deve saber o valor do veículo segundo a tabela FIPE, depois disso, saber qual é o valor da alíquota aplicada na categoria do mesmo.

Por exemplo, se for um automóvel comum no valor de R$20 mil, a porcentagem da alíquota é de 2%, sendo assim, o valor do IPVA R$400.

Viu como é fácil?

Quando pagar o IPVA 2022 SC?

Você deve ficar de olho no calendário do IPVA de Santa Catarina, do qual ainda não foi divulgado, porém, é possível saber mais ou menos quais são as datas estipuladas levando como base o ano de 2021. Veja o exemplo abaixo:

Quando pagar o IPVA 2022 SC?

Fique atento as demais atualizações do nosso site, onde você obtém não somente essa informação, mas demais questões interessantes para se programar no pagamento.

2ª via de boleto IPVA 2022 Detran SC

A 2º via do boleto do IPVA Detran SC é uma alternativa quando há perda, extravio ou danos à guia de recolhimento enviada pelos Correios. Nesses casos, o Detran SC sugere a emissão dessa 2ª via para que os dados sejam novamente atualizados, com quaisquer multas e juros pertinentes, em especial se o pagamento estiver atrasado.

Veja como ter em mãos a 2ª via IPVA SC:

  1. Acesse o site oficial do Detran SC e clique em “Veículos”,
    Consulta IPVA Detran SC
  2. Digite a placa e o Renavam de seu veículo nos campos indicados no quadro e clique em “Ok”.
    Consulta IPVA Detran SC

Simples, não é?

Além dessa opção, você ainda pode fazer a emissão da 2ª via por meio do mesmo site em que fez a consulta da situação de seu IPVA. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Detran SC!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply