IPVA Detran SE 2022 – Consulta, Pagamento, Isenção e 2ª via do boleto

Nesse artigo vamos trazer todas informações que você precisa saber sobre o pagamento do IPVA Detran SE de 2022, como consultar a situação do IPVA, emissão de 2ª via de boleto e outras curiosidades.

Nos acompanhe e saiba tudo sobre o IPVA Detran SE 2022.

O que é IPVA?

IPVA

O IPVA SE significa Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores do Sergipe, ou seja, o IPVA é o imposto que deve ser pago obrigatoriamente por todos aqueles que tem algum tipo de veículo registrado em seu nome, dentro do Estado de Sergipe.

Portanto, se você reside no Estado de Sergipe e gostaria de saber sobre todas as informações para o pagamento do IPVA Detran SE 2022, continue lendo nosso artigo e não pague o IPVA atrasado para não ter seu veículo apreendido em um blitz policial.

Como Consultar IPVA Detran SE 2022?

Quem mora no Estado do Sergipe pode efetuar a consulta e o pagamento do IPVA de maneira bastante simples. Basta acessar o site do Detran do estado, pelo link: https://www.detran.se.gov.br/portal/?pg=pag_licenc_boleto_parcel.

Consulta IPVA Detran SE 2022

E com os números do RENAVAM e do código de segurança contidos no documento do veículo, basta digita-los no espaço indicado no site, você terá acesso a todos os dados do seu veículo.

Dentre as informações estão o valor do IPVA para o ano de 2022, o desconto dado a quem pagar em uma única parcela e o mais importante, em quais meses de 2022 você terá que efetuar o pagamento. Além disso, o site disponibiliza a guia do imposto, para assim você efetuar o pagamento.

Pagamento do IPVA Detran SE 2022

IPVA

Com a guia do pagamento impressa, você tem duas opções de pagamento do IPVA. A primeira opção é o pagamento total do valor do IPVA, em uma única cota, nesse caso, o Governo concede 10% de desconto sobre o valor total do IPVA.

E, a segunda opção é fazer o parcelamento do valor total do IPVA, nesse caso, o Governo concede o parcelamento em até três vezes no boleto, com vencimento em meses diferentes.

Dessa forma, o pagamento do IPVA não traz tanto transtorno às finanças pessoais, porém, com o parcelamento, o cidadão perde o desconto de 10 % sobre o valor total.

Assim, o pagamento IPVA Detran SE pode ser feito nas agências dos bancos: Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco IPVA. Desse modo para garantir o pagamento do IPVA 2022 você deve:

Com a guia impressa no site do Detran solicitar o pagamento do IPVA no caixa do banco e assim, em poucos minutos o seu pagamento será efetuado. Guarde o recibo do pagamento que o funcionário irá te entregar.

Ainda, você pode pagar o IPVA 2022 por meio do Internet Banking do banco ao qual você tem conta vinculada. É muito rápido, fácil e você não precisa se deslocar até o banco para enfrentar filas enormes.

Qual o valor do IPVA SE 2022?

É importante saber quanto será o pagamento referente ao IPVA no ano de 2022 no estado do Sergipe, sendo uma ótima maneira de conseguir se programar com o pagamento do mesmo, além da possibilidade de parcelamento do mesmo.

O valor cobrado para veículos automotores é de 2,5%, sendo assim, se um carro custa R$30 mil dentro da tabela FIPE, o valor cobrado pelo imposto será de R$750,00.

Conforme já informado, é possível fazer o parcelamento desse valor em até três vezes, ou, efetuar o pagamento em cota única, o que é interessante para quem quer aplicar o desconto condizente do estado.

Isenção do IPVA Detran SE 2022

Algumas pessoas não precisam pagar o IPVA 2022, são elas: pessoas com deficiência comprovada, portadores de doenças crônicas e pessoas que tem carro com mais de 15 anos de fabricação.

Para solicita a isenção é necessário procurar uma unidade do Detran de Sergipe mais próximo de você e entrar com processo de solicitação da isenção do IPVA.

Valor do IPVA

O Estado do Sergipe já tem o calendário do IPVA Detran SE 2022, então fique atendo para pagar o IPVA nada data certa, pois, a multa por atrasado é salgada.

Acesse o site do Detran do Estado do Sergipe e se informe.

Ainda, o valor do IPVA não tem um valor fixo, ou seja, cada ano o valor do IPVA é um. E, esse imposto é cobrado levando-se em consideração as características do veículos, como tipo e o ano de fabricação. Portanto, quem tem carro mais novo e mais caro acaba pagando um valor mais alto de IPVA.

Segunda Via do boleto

Para imprimir a 2ª via do boleto do IPVA 2022, você deve entrar no site do Detran do Sergipe e procurar pelas abas de pagamentos, serviços e emissão de boletos. Também é possível ir até uma agencia do Detran e solicitar a impressão da segunda via do boleto.

Esperamos que com esse artigo você tenha entendido sobre como funcionará o pagamento do IPVA Detran SE 2022.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply