IPVA Detran TO 2022 – Pagamento, Consulta e 2ª via do boleto

O IPVA TO 2022 é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do Tocantins, uma taxa cobrada anualmente de todos os proprietários de veículos, com a finalidade de arrecadar dinheiro à administração pública.

Como todo imposto, o pagamento é obrigatório. Caso o dono do veículo automotor não quite essa dívida, ele enfrentará algumas complicações com o Detran. Saiba, aqui, quais são elas e como consultar e pagar o IPVA TO.

Como pagar o IPVA Detran TO 2022

O pagamento do IPVA TO 2022 é disponibilizado de três formas: em cota única com desconto de 10% (válido para quitação feita janeiro), em até 10 parcelas ou em cota única a ser paga em outubro. Nestes dois últimos casos, não há aplicação de descontos.

Todo o procedimento é simples: o proprietário do veículo deve acessar o site da Sefaz TO (Secretaria da Fazenda do Estado de Tocantins) e emitir o boleto do IPVA.

Esse documento pode ser pago em qualquer agência de banco conveniado ou correspondentes bancários, por exemplo, o Banco do Brasil, Bancoob, Itaú, Bradesco, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.

Como consultar veículo IPVA Detran TO 2022

Pagou o IPVA TO e quer ter certeza de que a situação do imposto foi regularizada? A melhor maneira de saber isso é consultar IPVA Detran TO, o que é feito diretamente no site oficial do Detran ou Sefaz, veja abaixo o processo:

  1. Clique aqui para ser redirecionado ao site oficial para consultas no Tocantins;
  2. Você deve preencher seu número da placa e do Renavam correspondente, clicando depois em “Enviar”;
    Como consultar veículo IPVA Detran TO 2022
  3. Por fim, você terá acesso a não somente a sua consulta do IPVA, mas também demais débitos e pendências referentes ao seu veículo.

Essa consulta é totalmente gratuita e pode ser executada quantas vezes achar necessário, por isso, não poupe esforços.

Como imprimir boleto para pagar documento de veículo?

Ultimamente não tem sido mais necessário fazer a impressão para realizar o pagamento do boleto, visto que pode ser feito facilmente pelo seu aplicativo de celular ou de forma online.

Porém, caso precise do mesmo, você tem três meios de acesso:

  • No portal da Secretaria da Fazenda do Tocantins;
  • No site do Detran RO;
  • Ou diretamente em sua conta bancária.

Nos três casos, será necessário estar com o documento do veículo, o CRLV, para assim, consultar o número do Renavam. Você pode reproduzir o passo explicado no tópico anterior para ter acesso ao mesmo de maneira simples e rápida.

Consulta IPVA Detran TO

  • Acesse o site oficial do Detran TO em https://detran.to.gov.br/;
  • Ao rolar a tela, você encontrará a opção de “Processos e consultas de veículo – digital”, clique nele;
    IPVA Detran TO - Pagamento, Consulta e 2ª via do boleto
  • Na próxima página, você deve escolher a opção “Acessar serviço”;
    IPVA Detran TO - Pagamento, Consulta e 2ª via do boleto
  • Você vai precisar preencher as lacunas em branco com os dados da placa do veículo, assim como o Renavam correspondente;
    IPVA Detran TO - Pagamento, Consulta e 2ª via do boleto
  • Clique em Enviar.

Uma nova página será carregada, trazendo informações sobre eventuais débitos e como obter o boleto para quitar essas pendências. Basta seguir as recomendações dadas na tela.

Consulta IPVA no site Sefaz TO

A página será automaticamente atualizada e exibirá um extrato detalhado sobre a situação do IPVA do veículo consultado. Se houver débitos, serão exibidas informações para emitir a guia de recolhimento do imposto e quitá-los.

Emissão de 2ª via de boleto IPVA TO

A segunda via do boleto IPVA TO é facilmente acessada no site oficial da Sefaz. Confira, a seguir, um passo a passo para obter a guia de recolhimento para pagamento:

Eventuais boletos pendentes serão exibidos. Para obtê-los, basta clicar na opção que deseja e fazer a impressão ou utilizar o código de barras do documento para pagamento no internet banking ou caixa eletrônico.

Alíquotas IPVA TO

  • Veículos de passageiros, camionetas e furgões com motor de até 100 HP de potência bruta: 2,5%;
  • Motocicletas e ciclomotores com motor de até 180 cm3 de cilindrada: 2,5%;
  • Veículos de passageiros, camionetas e furgões com motor acima de 100 HP de potência bruta: 3,5%;
  • Motocicletas e ciclomotores com motor acima de 180 cm3 de cilindrada: 3,5%;
  • Ônibus, micro-ônibus e caminhão: 2%.

Quando posso pagar IPVA 2022?

Assim que receber o documento em casa ou for atualizado diretamente no sistema online, você pode efetuar o pagamento rapidamente do mesmo, conforme já dito acima, pelos meios acessíveis do mesmo.

Como parcelar IPVA 2022?

Se você quer parcelar o IPVA de 2022, é simples. Basta que quando receber a notificação do seu IPVA, você faça o pagamento dentro da primeira cota existente, ou seja, sem efetuar o pagamento de maneira integral, assim, automaticamente será compreendido que será feito dentro da data das eventuais parcelas.

Como calcular o IPVA TO 2022

O cálculo para saber o valor exato do IPVA TO é feito multiplicando o valor venal do veículo automotor pela alíquota inerente ao tipo de automóvel. Para saber o valor venal, consulte a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), disponível em https://veiculos.fipe.org.br/. Depois, efetue o cálculo considerando a alíquota.

Complicação de não pagamento do IPVA Detran TO

IPVA Detran TO

Quando deixa de pagar o IPVA TO, o proprietário do veículo não consegue realizar o licenciamento anual no Detran do estado. Se for pego dirigindo o automóvel sem licenciamento, o motorista pode ser autuado com uma multa e, em caso mais grave, o veículo ser apreendido.

Além de tudo isso, será necessário arcar com os custos para a retirada do mesmo do pátio do Detran, onde são aplicados valores pelas diárias do mesmo, assim como algumas taxas. Ou seja, vale mais a pena fazer o pagamento do mesmo do que atrasá-lo.

Existe, ainda, mais um agravante que muitos se esquecem: assim como qualquer dívida, sobre o IPVA TO há incidência de multa e juros, o que acaba aumentando ainda mais o débito e pode ser difícil quitá-lo imediatamente.

Por isso, o recomendado é sempre pagar o IPVA TO quando disponível, para se livrar logo da dívida e evitar complicações com o Detran ou financeiras. Se débito for alto, verifique a possibilidade de parcelamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply